Normal 0 21 false false false PT–BR X–NONE X–NONE
Bom dia. Semana passada trouxe para vocês um pouco da filiação do ganhador do Turfe Gaúcho 2026 e dei uma pincelada nos garanhões dos animais que participaram da final da prova.
Nesta semana vou fazer um perfil ligeiro, tipo bate–bola com as duas feras de Hong Kong KA YING RISING e ROMANTIC WARRIOR, que correram em Hong Kong, no Hipódromo de Sha Tin
O Hipódromo de Sha Tin é um dos dois hipódromos de corridas de cavalos em Hong Kong. Está localizado em Sha Tin, nos Novos Territórios, e é administrado pelo Hong Kong Jockey Club. O Outro Hipódromo é o Happy Valley, situado a pouco mais de 15 km ao sul do Hipódromo de Sha Tin. Hong Kong é uma Região Administrativa Especial (RAE) da China e fica situada na costa sul.
A criação de cavalos de corrida na China é muito pequena, tendo em 2023 registrados apenas 170 nascimentos, nada que consiga justificar seus hipódromos e a paixão pelo turfe. A população de Hong Kong em meados de 2025 é estimada em cerca de 7,5 milhões de habitantes.
Mas vamos a KA YING RISING e ROMANTIC WARRIOR

KA YING RISING é o melhor velocista de grama no mundo. Seu treinador até o coloca no mesmo patamar da inesquecível Black Caviar. Ele é um castrado, nascido em 2020, na Nova Zelândia. Sendo um filho de Shamexpress (O’Reilly) na ganhadora comum Missy Moo (Per Incanto). Tudo sangue local, neozelandês. Seu pai é um "nada extraordinário", tendo 6,75% de aproveitamento clássico, ficou em 31º lugar na estatística geral neozelandesa e produziu esse animal fora de série. A mamãe tem dois filhos registrados e sua obra prima também é KA YING RISING. O cruzamento tem apresentado números muito bons. Um sucesso em pista e no campo.
Confira a vitória de Ka Ying Rising no Centenary Sprint Cup (G1) no Hipódromo de Sha Tin
https://youtu.be/HGItcuHjI70

ROMANTIC WARRIOR de altíssimo padrão de desempenho entre a milha e a meia distância, ele é um castrado, nascido em 2018 na Irlanda. Com vitórias nas mais diversas jurisdições, ele foi o animal que colocou medo em Forever Young na Saudi Cup 2025, uma das provas mais difíceis disputadas ano passado. Ele é um filho de Acclamation (Royal Applause) na ganhadora comum Folk Melody (Street Cry). Seu pai foi um sucesso na reprodução europeia, com mais de 1700 filhos registrados e 4,6% de aproveitamento clássico. Hoje já descansa das suas funções de garanhão e está no céu. Mehmas e Dark Angel são hoje seus dois principais continuadores como reprodutores ativos. A mamãe irlandesa já tem 6 filhos registrados, sendo 4 ganhadores e obviamente que o animal que estamos focando hoje é sua obra magna. Uma curiosidade é que o irlandês Street Cry aparece na linha alta das duas mamães citadas aqui, além dele mesmo ser um excelente avô materno.
Veja Romantic Warrior vencendo a Stewards’ Cup (G1) no Hipódromo de Sha Tin:
https://youtu.be/B7WQk65w6UQ
Bem amigos, era isso que podíamos acrescentar brevemente sobre os ganhadores da Centenary Sprint Cup (G1) e da Stewards’ Cup (G1) ocorridas no último domingo no hipódromo de Sha Tin. Até uma próxima oportunidade.
Baronius