Neste espaço são publicadas as manifestações dos nossos leitores.
O RAIA LEVE acolhe opiniões sobre todos os temas ligados ao turfe.
Reserva–se, no entanto, o direito de rejeitar ofensas, acusações insultuosas e/ou desacompanhadas de documentação. Eventualmente, os e–mails poderão ser checados. O site não tem o compromisso de publicar todas as mensagens recebidas. A publicação, quando ocorrer, se dará na íntegra ou parcialmente, privilegiando–se os trechos mais relevantes.
O Raia Leve, depois de pedidos de leitores e deliberação da diretoria da ACPCPSI decide que além da checagem de CPFs e identidade virtual costumeiramente feitas, só publicará mensagens de internautas que respondam e–mail confirmando a identidade. Desta forma, a editoria do site pede aos internautas que respondam e–mail da associação com a máxima rapidez possível quando solicitados a fim de ter a liberação de seu comentário, bem como assegurem–se que o e–mail raialeve@raialeve.com.br esteja definido como um endereço que não seja encaminhado para a caixa de Spam.
Novembro | 2024
Miguel Barros Camara Leão de Souza (13/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Prezado Paulo Gama
Gosto muito das suas cronicas desde os tempos do Jornal do Brasil e você sabe disto. Desta vez vou discordar de dois destaques feitos hoje. A primeira discordância é quanto a joqueada da semana, atribuída ao excelente ginete José Aparecido. Com o chicote aberto atingiu o animal Online que vinha por dentro com amplas condições de obter a vitória na terceira prova. A Comissão de Corridas não entendeu desta forma e confirmou a carreira. Penso ainda que a condução dada por Henderson Fernandes em SULTÃO DA LAGOA deslocando 61 kg no sexto páreo foi a melhor da semana. Mas é apenas uma questão de gosto pelo que entendo como noção de percurso, energia e lisura numa corrida de cavalos.
A segunda discordância é na verdade os motivos que acredito na superação do Movimento Geral de Apostas de ontem em relação ao da véspera. Devemos levar em consideração que tal diferença aconteceu devido ao fato do Pick Sete de ontem estar acumulado, além do acréscimo na quadrifeta que aconteceu do quarto para o quinto páreo.
Em números absolutos, sua observação está correta, entretanto penso que estes dois fatores extras tenham tido influência decisiva nestes números alcançados. Nos demais parágrafos, assinaria em baixo tudo que foi ali mencionado
Abraço.
Miguel Leão
Jose Tito de Aguiar (13/11/2024) - São Bernardo do Campo/SP
Boa tarde a todos,
Pois é Paulo Gama a programação promete vamos ver o que vão aprontar desta vez, pois no " Ipiranga" simplesmente impediram que os turfistas de acompanhar ao vivo as corridas em função de palcos montados na altura dos 200 metros próximos à pista de grama.
Aguardemos.
E aí Presidente quando vamos ter um telão em Cidade Jardim? Está fazendo muita falta.
Juliana Dias foi categórica: a Opus Day esta linda e vai vencer e eu não acreditei.
Parabéns!
Gilberto Domingues Werner (13/11/2024) - Porto Alegre/RS
PARA OS AMANTES DO TURFE ¨O QUE MATA UM JARDIM NÃO É A FALTA D ¨ÁGUA MAS A INDIFERENÇA DE QUEM POR ELE PASSA.¨ - MARIO QUINTANA.
Julio Cesar Pereira Garcia (12/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Alguém pode informar se ainda tem diversidade de performance porque essa do Sultão da Lagoa foi um absurdo duas vezes favorito.
Julio Cesar Pereira Garcia (12/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Por isso as corridas de cavalos no Brasil está acabando o que aconteceu no 3° páreo e 5° páreo desta terça-feira é um absurdo tem q acabar mesmo dois favoritos dar um banho desse A.Gulart bate com o chicote na bota esse é profissional sabe puxar uma pule de 1 real o H.Fernandes empina com a égua na hora da partida era pra ele pular da égua mais não deu tempo mais mesmo assim ele deu o jeitinho dele abs.
Edemar Machado (12/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Há respeito sobre a resolução onde os animais SALTO DA GLÓRIA e VELHO DJANGO, foram desclassificados por medicação proibida, gostaria de saber porque tanta demora na entrega do resultado? Pois se passaram 5 meses dos referidos páreos. Desculpem, mas sou um pouco leigo neste assunto, mas nem páreos clássicos ou GPs demoram tanto tempo para o resultado, há não ser que tenham feito uma contra prova correto? Ou tem caroço nesse angu rsrs! Alguém que entenda poderia me explicar? Fico agradecido...
Jose Tito de Aguiar (12/11/2024) - São Bernardo do Campo/SP
Boa tarde a todos,
Ontem na Gávea em determinado páreo o narrador Thiago Guedes narrou " vai se modificando o panorama da carreira " isto me levou às décadas de 60/70 quando o grande locutor Fuad Arida com seus bordões emocionava a plateia das Três arquibancadas de Cidade Jardim eu ficava na geral bons tempos!
Parabéns Thiago.
Jorge Humberto (12/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Boa tarde
E natural que uma corrida brasileira, que só tem uma vez por semana, venda muito mais que as americanas que tem todo dia. Além do mais, tem turfista antigo que não sabe nem jogar naquilo. E o movimento pouco importa pra o apostador, pois a pedra é integrada. Lógico, eles lá devem rir quando olham um movimento de 60 mil dólares numa reunião inteira partindo daqui. Porém, tem uma coisa tenho que concordar, a imagem tem que ficar mais na corrida daqui, porque o jogo de agência na corrida internacional é menos que o realizado na internet. E existe site de SARATOGA, HIPICA TV, e as lotéricas podem botar duas televisões. Quanto ao lamentável evento ocorrido no Cristal, foi a família Stait inteira contra o C. Farias. Se eu sou presidente daquele hipódromo expulso todo mundo.
Saudações.
Emanoel dos Santos (12/11/2024) - Niterói/RJ
Foi impressão não meu amigo!
O jóquei aparecido cassou on-line, e espanou o chicote na cara do cavalo e chegou encostar na cara do on-line, tudo feito na maldade, isso foi nítido, eu vi durante o páreo ao vivo! Claro que foi isso que ocasionou a reclamação! Com ctz o cavalo de dentro se sentiu com medo e se acovardou, ele vinha com ação pra passar! Essa comissão é uma vergonha! Isso a gente já está careca de saber...
Só não viu quem não quis!
Francisco Silva (11/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
3*pareo . On-line foi espetado pelo chicote do aparecido. Mas a comissão tem outras câmeras. Provavelmente foi impressão.
Leandro Guedes (11/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Sábado do festival Breeders Cup- Movimento de 378 mil na pedra do rio, com 12 páreos.
Domingo do festival Bento Gonçalves- Movimento de 627 mil na pedra do rio, com 10 páreos.
Contra números, não há argumentos. Isto prova mais uma vez que o nicho das corridas americanas é mínimo aqui no Rio de Janeiro, e que elas jamais poderiam competir com as corridas nacionais, pois acabam tirando é dinheiro da nossa pedra do dia.
Não da mais para correr um páreo importante do calendário nacional e a gente mal cruzar o disco e a transmissão mudar para passar o canter do páreo de claiming em del mar.
A tv local só deveria passar as corridas internacionais em dias que não há corrida nos nossos hipódromos, ou então após o encerramento das mesmas, deixando a transmissão integral para a internet.
Lógico que há exceções, como festivais ou páreos que corram cavalos brasileiros.
Parabéns ao Cristal. Festa belíssima ontem. Fiquei curioso de saber a tal confusão extra-raia.
Paulo Roberto do Nascimento (11/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Bom dia vai aqui uma sugestão mudem o nome da coluna para "RAIVA LEVE’, pois um com comentários raivosos contra o outro po a coluna está chata de ler parem aqui só tem adulto falem de cavalos comentem sobre as carreira s façam reivindicações deem sugestões deem palpites, mas que tá chato ta.
Wilson Roberto Alcântara (11/11/2024) - Campina Grande/PB
FLAMENGO CAMPEÃO NO HIPÓDROMO E NO ESTÁDIO PARABÉNS A TODOS TORCEDORES DAS BELA VITÓRIAS....
Pedro Cosmo (10/11/2024) - Itajaí/SC
Belíssima a festa do Bento Gonçalves. Páreos lindos, finais disputados. A lamentar a briga entre os jóqueis e familiares. As imagens correram os grupos de WhatsApp. A punição precisa ser rigorosa. Não dá para ser conivente com a violência, certo, diretoria do Jockey Club do Rio Grande do Sul?
Jorge Humberto (10/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Boa noite O seu Leandro Guedes, eu não sou maluco. É óbvio que tocar um clube gigantesco com o movimento de 1998, em 2024 é impossível se não houver criatividade. Eu não elogiei ninguém, apenas fui justo. E as minhas críticas ao JCB sempre foi mais focada na Comissão de corridas, que ele trocou toda! Tu quer que eu fale o quê? E mais, o presidente não quer pitaco aqui não, ele quer conhecer a gente pessoalmente. É assim. Quanto ao seu acerto no SIERRA LEONE, coloca aqui o número da pule que eu tenho como pesquisar onde foi feita.
Jose Tito de Aguiar (10/11/2024) - São Bernardo do Campo/SP
Parabéns ao indicador da Revista Matheus Peres pelas indicações de hoje no Cristal de 10 páreos acertou 8 a meu ver uma façanha.
Parabéns ao Presidente do JCB (quiçá ocorre no JCSP) pela oportunidade que vai dar aos Turfista/Apostadores querendo ouvir críticas e sugestões a respeito da sua Administração. Deixo aqui trés sugestões:
- Que os nossos dirigentes se interajam mais no que diz respeito ao calendário clássico este Ano muitas Caneladas.
- Que os Turfistas/Apostadores sejam tratados como clientes pois são eles que sustentam a maior parte das despesas dos Clubes.
- Que em páreos com até cinco números seja implantado a modalidade de trifeta sendo que postei neste espaço várias mensagens pedido a quadra com até sete números na Gávea, Cidade Jardim e Tarumã.
Leandro Guedes (10/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Só complementando o email anterior
O cidadão escreve para o Presidente do Jockey "no meu caso já abandonei todos os hipódromos brasileiros"
Só que a cada 10 mensagens que envia aqui 11 são atacando a honra, a dignidade, o caráter ou a competência dos profissionais do turfe nacional, dos criadores, dos hipódromos, e até dos leitores daqui, tudo com a complacência da moderação.
Aproveito a oportunidade e reitero o convite para o cidadão abandonar de vez o turfe nacional, e frequentar os fóruns internacionais. Mas se identifica como brasileiro, só para gente testar um negócio.
Leandro Guedes (10/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Sr. Carlos
Eu sei que é difícil o senhor entender, mas é simples, vou lhe explicar
Eu disse claramente que eu jogo contra tudo o que o senhor falar CONTRA aqui.
O senhor marcar 1 cavalo me deixa na obrigação de estudar o páreo para saber dentre os outros todos que correm o páreo.
Aliás, o senhor é tão incoerente que marcou 2 favoritaços (thorpedo anna e rebel´s romance), mesmo dizendo que só joga pule de 2 digitos e eu só jogo pule de 1 real
Não, eu não joguei no páreo dos 2 favoritos que o senhor acertou e nem no outro que o senhor errou. No festival inteiro joguei apenas no Sierra Leone, pois o senhor tirou ele. E sempre será assim, tudo que o senhor tirar do páreo vai ganhar, pq o senhor não conhece nada, e ainda da uma azar danado.
Com relação aos cavalos citados, eu ainda fui bem claro em colocar: não importa se são melhores, iguais ou piores. Há espaço para todos. Logo, não estou comparando ninguém. Alias, quem faz isso é o senhor, que falou que o Apolo Dez não ganharia do Flightline, sendo que esse confronto nunca iria ocorrer.
Com relação as suas ofensas aos hipódromos nordestinos, chamando-os de Curral. Assuma suas posições. O senhor tomou pito de todo mundo aqui, inclusive da redação do Raia Leve, que faço questão de reproduzir
Redação (11/07/2024) - Rio de Janeiro/RJ
NR. Realmente a revisão de texto falhou em permitir tal expressão pejorativa ao Jockey Club de Pernambuco e do Jockey Club de Sobral. Reafirmamos que o JCPE é uma das primeiras, se não a primeira entidade promotora de corrida de cavalos no país. Mantemos nosso apreço pelo resultado que o turfe pernambucano e cearense proporciona ao turfe nacional.
Por fim, em relação a Criação Nacional, continuarei vibrando a cada conquista, a cada boa corrida. Não sou puxa saco de estrangeiro, como senhor. Não tenho complexo de vira lata.
Alias, o senhor se diz tão conhecedor das corridas americanas, mas não sabe de nada. Esse cavalo Full Serrano, que venceu a BC Mile, não fez sua estreia na BC sem aclimatação como o senhor diz. O cavalo correu na argentina em 03/02/24. Fez sua estreia nos Eua em 03/08/24 em um Allowance Optional Claiming (que segundo o senhor, é páreo de matungo), depois correu no dia 31 do mesmo mês o Pacific Class e agora a BC. Ou seja, o senhor está errado MAIS UMA VEZ.
Abraços Papai Sabe Tudo
Leandro Guedes (10/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Com relação a mensagem do Sr. Presidente do Jockey Club Brasileiro, fico feliz com a abertura que foi dada para que os turfistas possam colaborar com a gestão. Estranha-me a menção de meu nome e dos senhores Carlos Eduardo e Jorge Humberto, que tanto conflitam aqui, e a menção ao Sr. Décio, de quem nunca vi uma postagem.
De qualquer maneira, encontro-me a disposição para participar da reunião (coisa que o Sr. Carlos estranhamente não se dispôs, o que só reforça minhas suspeitas aqui).
Acho muito engraçado que ambos tenham tomado a iniciativa de vir aqui transcrever suas opiniões ao presidente. E que curiosamente sejam todas elogiosas a direção.
Se todos vão se posicionar desta forma, por aqui, deixo então meus pontos
1- Diminuição de Custos: Além do aumento de prêmio, que é uma medida muito boa, especialmente para segurar os potros aqui no Brasil, creio que deveria existir uma política de diminuição de custos dentro do jockey, com oferta maior de fornecedores ou até mesmo subsidio do clube para alimentação, equipamentos e outras coisas que encarecem o trato para os proprietários. Também pensaria em uma eliminação da taxa de inscrição, que é uma mixaria para o jockey, mas na hora de colocar na ponta do lápis é uma ajuda ao proprietário.
2- Manutenção: Há muitas queixas sobre a manutenção do clube. Raias, Vilas, Cocheiras, Tribunas
3- Apresentação das Corridas: Sabemos que os eventos são fundamentais, mas dificultam muito para quem está no Jockey e até mesmo na tv. Se não for possível mudar de lugar aquele toldo da social, reduzir sua altura, assim como dos eventos no Peão do Prado, em algo similar com a politica de gabarito dos prédios da orla.
Outra coisa a ser melhorada é a transmissão das corridas. Profissionalização urgente, com a contratação de profissionais de comunicação. O turfe precisa ser transmitido para fora. Hj a linguagem das corridas é vendida para quem já é turfista. Tentou-se isso com o Band Sports, mas o projeto pelo visto não foi pra frente. Parar também com a bajulação a proprietários, jóqueis e treinadores (sempre os mesmos).
Não há menor necessidade de replays infindáveis das corridas durante a semana. O jockey tem um acervo fantástico. Uma das poucas coisas positivas da tv turfe é o podApostar. Poderia ser feito algo semelhante com o replay, por exemplo, dos clássicos daquela semana, mostrando os vencedores de sua história. Poderíamos disponibilizar a transmissão dos trabalhos (pelo menos aqui da gávea), algo que já é feito no exterior.
4- Valorização dos pequenos proprietários: Quem faz o programa não são os grandes proprietários, são os pequenos. Não são os potros de 3 anos, são os cavalos mais velhos. Incentivar a criação de novos proprietários, a manutenção de cavalos por mais tempo no jockey, aumento de prêmios para cavalos de mais idade, diminuição dos valores de compra dos páreos de claiming, e aumento do prêmio desses páreos. Assim, quem não consegue correr na turma, tem um atrativo para manter seu cavalo. E quando um grande stud for apelar para o claiming, facilita o pequeno proprietário a comprar um cavalo de melhor qualidade.
Outra possibilidade também seria a volta dos páreos de leilão.
5- Organização de um calendário nacional: É muito triste ver provas de grupo com 4, 5 cavalos. Ver páreos do rio e são paulo se atravessando. Sei que já há um pensamento para mudar a data do Brasil e do SP, mas o ideal seria um calendário único, pelo menos para as principais provas de grama (tríplices coroas, brasil, são paulo) e de areia (paraná, bento gonçalves, bento magalhães) não colidirem.
Se o número de cavalos é cada vez menor, quando as datas são conflitantes, obviamente os páreos ficam esvaziados. Então é preciso pensar o turfe como um só, onde cada páreo desse importante tenha um intervalo suficiente para preparatórias e para o páreo em si.
Isto é o que eu tenho de cabeça aqui para dar como contribuição, e gostaria muito de ouvir o presidente do jockey vir a público, não apenas em uma sala fechada, discutir de fato o que pode ajudar o turfe a melhorar.
Atenciosamente Leandro Guedes
Jorge Humberto (10/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Caro Carlos Eduardo
O que o presidente do Jockey quis dizer é que não precisa meter o pau aqui no anonimato. Ele recebe, todos se identificam, olho no olho, e assim ele vai fazer o possível pra atender nossos anseios. A partir de agora, com essa iniciativa dele, que fizer crítica destrutiva vai ficar mal na fita. Vai fazer papel de medroso, etc.. Mas eu entendo tudo que você falou também.
Abraço ao mestre e mega catedrático (USA)
Carlos E S Teixeira (10/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Papai sabe tudo falou, falou e não disse nada. Foi fácil dizer que jogou Sierra Leone (DUVIDO) mas não complementou a resposta, disse que jogaria CONTRA todos que eu marcasse, então PERDEU dinheiro em Thorpedo Anna e tbm em Rebel’s Romance, caso diga que não jogou, então é um mentiroso pois disse que jogaria contra todos.
Por favor não compare animais do quilate de Flightline, Fierceness, Arrogate, com esses que o senhor disse pois isso é uma ofensa a craques de verdade.
E pela milionésima vez, eu não ofendi ao povo do nordeste (minha mãe é de uma cidade chamada TIBAU no RN) eu disse que eram hipodromos mal cuidados com aparência de um lugar sujo e sobre isso eu não mudo uma virgula. Mas como o senhor adora um elogio, posso dizer que já assisti corridas em centenas de hipódromos e com certeza não vi nenhum mais bonito que a Gávea já que o local colabora e muito para isso.
Quanto a sua criação nacional, um país que está passando por uma crise enorme, com uma inflação incontrolável como a Argentina, ainda assim manda um representante para uma das provas da Breeder’s Cup e VENCE, sem precisar de corridinha de aguerrimento, sem precisar de aclimatação e sem precisar de desculpas esfarrapadas para justificar derrotas, do tipo do tal Nautilus, que nem acompanhar o páreo conseguiu.
Carlos E S Teixeira (10/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
A Presidencia do JCB.
Todas as minhas reclamações sobre o JCB já postei aqui, tudo que não gosto, que me incomoda, como vendedores de poules, bajulações sem fim, narradores dando palpites na hora dos páreos, comentaristas que não comentam nada, entrevistas inuteis de treinadores (qual treinador diria que seu animal não tem chance), elogios a jóqueis, treinadores, mas sobre criticas nunca falam nada, como se a gávea fosse o paraíso da perfeição. O maior absurdo que já ouvi foi pseudos comentaristas, criticarem jóqueis que atuam nos Estados Unidos, enquanto aqui só se escuta elogios sobre os mesmos, eu ter que escutar do locutor Tiago Guedes que C.LAVOR é GENTE DA MELHOR QUALIDADE, só mostra para quem essas pessoas torcem, então passei a dedicar minhas apostas exclusivamente as corridas americanas e sei que dessa forma continuo contribuindo com o JCB. Quanto a sugestões são bem poucas mas com certeza difíceis de serem cumpridas.
1- Após o canter quando se dirigirem para o alinhamento, devem alinhar e não ficar rodando como baratas tontas pois com certeza esse é um dos motivos para tantas baldas no alinhamento. 2- Avisar aos pseudos comentaristas para que na hora do páreo pararem de ficar indicando vários animais, com o intuiuto apenas de fazer venda de jogo. 3- Avisar ao locutor para que o mesmo após os páreos não fique dizendo que esse ou aquele cavalo vai VENCER na proxima, pois ele nem sabe em que páreo o animal será inscrito. 4- Pedir ao sr André Cunha para mudar o vocabulário na hora de vender jogo, já estamos saturados de escutar HOJE VC NÃO PODE FICAR DE FORA. 5- Parar de dizer aquela famosa frase mentirosa (A C/C DEU MAIS UMA CANJA DE 3 MINUTOS PARA O APOSTADOR), sabemos bem que não é canja nenhuma é simplesmente esperar a venda da pseudo garantia.
Como o senhor pode perceber, todas as minhas reclamações são somente sobre o jogo, pois sou jogador, quanto ao clube, aos restaurantes, e até ao tal toldo, nada tenho a reclamar, pois assisto na tv e tudo isso é irrelevante para mim. Espero que alguém apareça com uma solução mágica, no meu caso já abandonei todos os hipódromos brasileiros.
Gilberto Domingues Werner (09/11/2024) - Porto Alegre/RS
BRENO CALDAS O DONO DO HARAS DO ARADO
Era um homem conservador, mas, como lhe confidenciara um general, "não inteiramente confiável". Sua falência foi um filme repetido nos tempos do "milagre brasileiro" com tantos outros empresários: depois de ter sido induzido a captar financiamentos em dólar através da famigerada "Resolução 63", Breno Caldas enfrentou duas maxi-desvalorizações da moeda que multiplicaram sua dívida. Em vez de deixar a pessoa jurídica, isto é, o jornal, afundar, salvando sua fortuna pessoal, resistiu em desespero e consumiu 90% do seu imenso patrimônio particular tentando salvar o Correio do Povo. Por certo que não agiu com a prudência que se quer de um empresário, mas foi um jornalista exemplar: num dos lances finais da agonia do jornal, quando não tinha mais crédito para obter papel, trocou a metade dos 800 hectares que possuía na espetacular Fazenda do Arado, no sul de Porto Alegre, pelas bobinas necessárias para imprimir o Correio mais algumas semanas. No que restou do Arado, uma belíssima propriedade no extremo sul do município de Porto Alegre, onde o rio Guaíba faz a sua última volta, Bruno Caldas passou os últimos anos sem qualquer arrependimento pelos prejuízos incalculáveis que teve: "Tudo o que eu possuía, veio do Correio; era justo que voltasse para o jornal." Durante as gravações dos depoimentos que me concedeu sempre se recusou a mencionar as cifras exatas de suas perdas. Mas, depois do livro impresso, num fim de tarde, quando bebíamos Dimple na sacada do seu gabinete, no Arado, diante do pôr-de-sol no Guaíba, confessou: "Uma vez, naqueles dias, numa única tarde perdi 35 milhões de dólares". Mas em seguida mudou de assunto, passando a recordar Estensoro, El Centauro, El Supremo, Estupenda, e outros cavalos magníficos que, nos bons tempos, criou nos campos do Haras do Arado. Também o Haras se foi, na voragem das dívidas. A todos esses golpes resistiu sem amargura, recolhendo-se às tardes silenciosas de sua bela biblioteca com centenas de volumes encadernados em couro, onde se deliciava lendo Dickens, Proust, Goethe e Chateaubriand - sempre no original: ele falava, lia e escrevia com fluência em inglês, francês e alemão. Só não teve forças para enfrentar um último golpe, poucos anos antes de sua própria morte: a morte do filho, Francisco Antônio, de pouco mais de 50 anos, que por mais de três décadas o acompanhou, também trabalhando no Correio, na gerência comercial. A luta silenciosa do filho durante mais de um ano contra o câncer, sem uma queixa sequer, deixou Breno Caldas espantado: "O meu filho tinha fibras que eu desconhecia", me disse. Não se recuperou desse golpe, porém. E poucos meses depois, com problemas renais e respiratórios, mergulhou numa agonia dolorosa e irreversível. Enfrentou-a com a serenidade que suportou o naufrágio do seu jornal, revelando as mesmas fibras insuspeitadas do seu filho diante da morte. O dr. Breno Caldas foi o maior criador que já houve no RGS considerado o ¨berço do cavalo de corridas¨do Brasil.
Gilberto Domingues Werner (09/11/2024) - Porto Alegre/RS
UM POUCO A MAIS DA NOSSA PERCEPÇÃO Eram as festividades do ¨Bento¨ de 2011 e o ¨Salão Amarelo¨ - palco de todos os acontecimentos - estava lotado, era outro o Jockey! Para mim significava ¨despedida¨ todo aquele movimento naquele dia, um domingo dia 18 de novembro. Pouco importava se lá fora aconteciam todos aqueles páreos, todas aquelas homenagens. Meu ¨ator¨ preferido, aquele que representava toda a história e o TURFE estava ao meu lado embora frágil mas ainda com aquele seu sorriso puro. Era para mim o personagem mais importante da festa. E com a certeza: seria a última vez que nos veríamos. Apenas aquela tênue ilusão de que tudo poderia ser meu para sempre. Pouco mais de vinte e vinco dias após haverias de nos deixar. E a morte faz com que o círculo da vida se complete. E que ¨é preciso haver chuva para florir¨ e também ¨para se conhecer o sabor das massas e das maçãs¨. Outros ¨Bentos¨ mais vazios haveriam de acontecer.
E me lembrei também que os anjos não morrem. Ficam brincando de turfe ao redor do planeta e espalham a sua boa sombra por sobre nós. E haveria em algum lugar uma fugaz percepção para aquele momento. Assim foi o último GP BENTO GONÇALVES de Sayão Lobato.
Jorge Humberto (09/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
REPRODUÇÃO AO MEU EMAIL ENVIADO AO PRESIDENTE.
Senhor Presidente Poderia chamar V.Sa. de " Prefeito", pois administrar tamanha área ocupada, com tanta água, luz, IPTU, pagamentos de funcionários, e tantos problemas que há de se resolver, e sem grandes recursos. Sei que os restaurantes, apostas, ajudam, mas não são suficientes. Gostaria de parabenizar de sua iniciativa única e quiçá inédita, de convidar pessoas que se manifestam no anonimato sobre sua administração para que no " olho no olho" possam de alguma forma lançar ideias, sugestões. Eu, desde já, aceito o honroso convite. Outrossim, posso adiantar que tenho pouco a dizer, pois não sou um crítico repetitivo a sua administração. , além do mais, quem sou eu, para mudar o que uma pessoa com tamanha vivência dentro do clube, seja como proprietário, criador, e com certeza sabe tudo que está fazendo. Minhas poucas inserções no R.L. para falar da gestão atual, foram as decisões da antiga C.C, que estavam sendo julgadas de forma errada. De pronto V.Sa. trocou toda C.C. O utra coisa era o toldo no G.P. Brasil, que espantou o turfista carioca da festa, mas entendo que tem que receber delegações, entendo que aquilo é vendido e caro, o que ajuda ao clube, entendo tudo isso. ,mas tem que se colocar em outro lugar nos próximos GPs. Outro assunto são suspensões de jóqueis, eu acho que deveria aplicar multas maiores aos delitos de raia, e menos suspensões, porque quando nos tira dos programas, H. Fernandes, L. Henrique, quem perde é o clube que deixa de vender o mundo de pules que cai nesses joqueis, até em cavalos sem chance. Lógico, delito com mudança de resultado e imperícia, a suspensão se faz necessária. A minha outra sugestão, eu já dei ao vivo no PODCAST da Juliana, era sobre majorar o pic 7,passar para 2 reais a inversão, para que essa modalidade acumule, e venda 300 mil reais como aconteceu recentemente, e o movimento passou de um milhão, mas já ouvi seu pensamento sobre isso, porque foi respondido e V. Sa. não acha uma boa medida. É o que eu tenho a expor, meus dados estão no meu teleturfe de matrícula 107050, telefone, etc. Inclusive V.Sa, vai poder observar, o perfil de apostador que sou, se somar ali tá uma boa contribuição nos últimos 40 anos ao JCB, e vou continuar fazendo, seja na gávea ou nas Americanas, que para alguns ali não sabem o dinheiro vai parte para o JCB também. Muita sorte, muito trabalho, e parabéns por tudo que tem realizado. JORGE HUMBERTO
Carlos E S Teixeira (08/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
O que existe mais fácil no mundo é analisar a cabeça das pessoas. Se eu posto aqui que na feira do largo do Machado só tinha laranjas murchas, eu DUVIDO que alguém perca tempo em vir aqui e dizer: "Esse papo de laranja murcha não interessa a ninguém". Mas se eu posto poules vencedoras, logo aparece alguém pra dizer: "Essas poules não interessam a ninguém" e a resposta é bem simples, pois elas interessam sim, elas incomodam sim, tanto é que quem digita responde por TODOS e não apenas por si mesmo. Como alguém aqui pode incluir o pensamento de TODOS em suas respostas? É simples tbm, pois se a pessoa apenas dissesse, "essas poules não interessam a mim" ficaria evidente a INVEJA dessa pessoa pelos acertos de outra.
O senhor Gilberto sempre posta aqui seus textos com curiosidades sobre turfe de outras épocas, confesso que não leio, mas nem por isso venho aqui dizer que esse tipo de assunto não interessa a ninguém, primeiro que não tenho procuração para responder pelos outros, e segundo que se esses textos não me interessam eu apenas não os leio e terceiro que o senhor Gilberto tem todo o direito de postar aqui o que ele quiser e com certeza devem existir muitos que gostam.
Outro assunto: Para resolver de uma vez o problema que aconteceu com Luan Machado em Keeneland e tbm pelo que já aconteceu em Cidade jardim que foi postado por um turfista sobre erro no disco de chegada, bastaria que na hora do alinhamento o starter avisasse aos joqueis se a chegada se daria no disco 1 ou no disco 2, evitando assim a bizarrice que aconteceu em Keeneland.
Presidência do Jockey Club Brasileiro (08/11/2024) - Rio de Janeiro – RJ
Caros Leitores,
Estamos cientes da importância de manter um diálogo aberto e transparente com o público turfista que acompanha este site.
Por isso, coloco-me à disposição dos leitores do Raia Leve para, em um ambiente que permita a troca direta e efetiva de ideias, elucidar fatos, esclarecer dúvidas e dialogar sobre questões relevantes que envolvem nossa atividade, nos âmbitos nacional e internacional.
Para tanto sugiro um encontro presencial ou virtual com todos os interessados, sendo necessária a devida identificação visual e nominal.
Ficaria pessoalmente lisongeado com a presença dos participantes mais ativos, em especial os Srs. Jorge Humberto, Décio Luís Caetano, Carlos E. S. Teixeira e Leandro Guedes.
Solicitamos que manifestem o interesse em participar do encontro proposto, até o dia 13/11, através do e-mail gabinete@jcb.com.br.
Cordialmente,
Raul Lima Neto
Presidente do Jockey Club Brasileiro
Wilson Roberto Alcântara (08/11/2024) - Campina Grande/PB
Amanhã sábado teremos oito PÁREOS em cidade Jardim todos PÁREOS vazios até quando teremos festival d cavalos com devoluções d capital num dos maiores hipódromos do mundo...7
Carlos Cesar Ribeiro Batista (08/11/2024) -
Concordo com o turfista Renato Rodrigues. O PodApostar em que a Juliana e a Vitória entrevistaram o proprietário e criador Luís Antônio Ribeiro Pinto e o treinador Júlio César Sampaio foi muito bom, pelos entrevistados e pela boa participação das apresentadoras.
Jorge Humberto (07/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Boa Noite
Senhor Leandro Guedes, seu post resposta é muito bem redigido, pontuado, parágrafos perfeitos, mas na essência tem erros cabais.
Eu ou qualquer outro pode criticar instituições, não gostar, isso não é atacar honra de ninguém, pois instituição não é uma pessoa. No mesmo caso dos cavalos, eu tenho o direito de achar o cavalo tal de normal, e não fenômeno. Tem gente que acha o Vinícius Júnior fenômeno e ganhador da bola de ouro, eu acho ele normal. Isso não é ofender o rapaz e nem essa égua que o senhor adora e venera, que pegou uma geração fraquíssima, sem valores, sem sombra. Lógico que ela é boa, mas não é a Emerald Hill. Só isso.
Agora, sobre o Paulo Gama ter gostado da sua retórica a crônica dele, isso é pessoal. Eu se fosse escritor ou cronista, eu não admitiria, pois ali estaria colocando a minha opinião para ser lida. E não remendada.
Quanto ao " ataque" ao esporte que você ama, você não ama mais que ninguém aqui, e por isso estamos a meio século nisso, eu jogo tanto na Gávea, como nos Estados Unidos, eu gosto de ver cavalo correr.
Quanto as pules que o Carlos Eduardo postava, ele estava apenas fazendo um demonstrativo de como são boas aquelas corridas e como se pode ganhar com pouco dinheiro. E o senhor dizer que não interessava a ninguém, isso é a sua opinião.
Finalizo dizendo que A DEMOCRACIA NÃO É RELATIVA! Portanto que continuemos nossos debates e ninguém se achando dono da verdade. Abraço e saudações VASCAÍNAS!!!
Renato Rodrigues Leite (07/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Boa tarde a todos.
Muito legal a entrevista com o Sr. Luis Antônio Ribeiro e o J. C. Sampaio. Muitas lembranças boas, algumas coisas que deram errado e, que o profissional assumiu, coisas boas que foram a maioria, vídeos legais, etc. As apresentadoras foram bem, sem bajular ninguém, como se vê em outros programas. O legal é isso, conversar como se estivesse no padock. Parabéns as pessoas envolvidas. OBS: só achei muito bom, não sou amigo de nenhum deles (antes que falem que eu sou parente ou amigo de algum deles).
Leandro Guedes (07/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Bom dia, Sr. Carlos Eduardo
Finalmente uma postagem muito boa do senhor, fora do seu personagem, sem exageros, sem bobagens, com argumentos bem colocados para defender seus argumentos. Vou lhe responder a altura.
Sim, o turfe nacional vai muito mal. Todos esses problemas que o senhor listou (falta de cavalos em todos os hipódromos, que resultam em menos reuniões no RJ e SP, cavalos repetidos no sul, falta de energia elétrica em SP) são verdadeiros.
Acrescentaria ainda o desprezo da administração do JCB ao turfe, privilegiando cada vez mais o clube social e os eventos no peão do prado. Já fiz aqui inúmeras postagens indicando que as corridas parecem ser um incomodo para esta direção.
Temos ainda a forma como os profissionais são tratados pela administração. Falta de mão de obra nas cocheiras, preços exorbitantes nos produtos do dia a dia, questões envolvendo cuidado com a manutenção da raia, falta de visibilidade das corridas com aqueles toldos horríveis, falta de manutenção das tribunas e tantas outras coisas, que poderia fazer um email aqui de 20 páginas.
O senhor questiona se eu acho mesmo que o turfe nacional vai crescer com meus post elogiosos. Apesar de ser uma pergunta retórica, óbvio, eu devolvo a pergunta para o senhor. O senhor acha que o turfe nacional vai resolver seus problemas com seus posts críticos?
O senhor veio aqui e ofendeu um turfe de uma região inteira, levando pito de vários proprietários nordestinos e de outros leitores. Tomou nota da redação inclusive, que pediu desculpa por ter deixado o seu post passar.
O senhor acha mesmo que essa postura do senhor é proveitosa?
Eu entro em diversos embates aqui com o senhor e com o Jorge Humberto, pois sou extremamente crítico a postura de vocês aqui, atacando de forma ofensiva e ostensiva tudo que existe no turfe nacional: hipódromos, criação, profissionais.
SOBRA ATÉ PARA OS ANIMAIS COMO A COITADA DA ETHEREUM E O COITADO DO APOLO DEZ, QUE NÃO FIZERAM ABSOLUTAMENTE NADA CONTRA VOCÊS
Sim, eu sou um apaixonado pelo turfe. Eu quero que surja cada vez mais ethereums, apolos dez, bal a balis, oryxs, opazos, e tantos outros (para ficarmos só nos mais recentes). O turfe se faz de bons cavalos.
Se eles são melhores, iguais ou piores que os seus Flightlines, fierceness, arrogates e tantos outros, não interessa e não importa Há espaço para todos. São grandes cavalos e admiro ve-los, como vi o festival da BC (um pedaço na sexta e todo sábado).
Foi muito legal ver o festival. Como sempre é bom ver a tríplice Coroa, ou o festival de Dubai, a Saudi Cup, e o Arco do Triunfo. Pode ter certeza que quando esses eventos ocorrerem, estarei na telinha, e de repente jogando até um ou outro cavalo ( não costumo a jogar em algo que não acompanho direito. Já é complicado acertar aqui, que eu conheço. Então só jogo nas estrangeiras em situações especiais, como fiz com o Sierra Leone, contra o senhor).
E que sim, espero viver o suficiente para ver o nosso festival do Grande Premio Brasil chegar, se não a esse tamanho, o que é impossível diante da diferença econômica, atingir ao menos o tamanho que tinha nos gloriosos anos que o turfe já viveu em nosso país, com tribunas cheias, animais nacionais de altíssima qualidade, e importantes convidados estrangeiros.
Por fim, quanto a querer atenção, esse foi o único equivoco do seu post. Não sou eu que faço personagem, que posto pules que não interessam a ninguém, só para parecer entendido. Não tenho clones, não converso comigo mesmo. Não elogio ninguém aqui por retorno.
Inclusive, sou atacado pelos senhores gratuitamente. Outro dia fiz uma crítica a uma coluna do Paulo Gama e fui atacado pelo Sr.Humberto, e pra tristeza do mesmo, fui defendido pelo próprio Paulo Gama, que assumiu que minha crítica estava correta.
Enfim, concluindo o post resposta, penso que o Senhor e seu amigo tem todo direito de amar as corridas americanas e criticar as nacionais. Postem a vontade. O espaço é democrático, mas sempre que vestirem a carapuça do personagem maléfico, que inventa coisas, que ataca honras, que ataca o esporte que eu amo, sem qualquer razão, terá alguém aqui que responderá
Abraço Papai Sabe Tudo
Carlos E S Teixeira (06/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Papai sabe tudo, com uma análise da psicologia brasileira, ela chegaria a conclusão que quem gosta de palco é o senhor, pois faz vários elogios a vários posts apenas para ganhar retorno e achar que tem alguma relevancia aqui. Os seus parabéns a tal criação nacional é motivo de risos, pois qualquer turfista no Brasil sabe que essa criação vai de mal a pior, mas o senhor insiste em lutar contra fatos e nesse caso seus posts passam a ser irrelevantes pois o conteudo deles é uma invenção da sua cabeça e não a realidade do que está acontecendo. O senhor não deve estar lendo atentamente os posts que são publicados aqui, sobre reclamações com a falta de animais em Cidade jardim, com falta de energia elétrica em Cidade jardim, com cavalos repetidos toda semana no Cristal, com a gávea cedendo o domingo para o tarumã, isso é o crescimento do turfe nacional?
O senhor acha mesmo que o turfe no Brasil vai crescer por causa dos seus posts elogiosos? Quando o senhor diz que o movimento grande é dos americanos e não do jogo que vem do Brasil o senhor está certo, mas eu como jogador é isso que me interessa quero mais é que os americanos joguem muito para eu ganhar cada vez mais. Sendo bem sincero lhe afirmo o seguinte, se o JCB tivesse uma pedra independente das americanas eu jamais colocaria 1 centavo nas corridas de lá e um belo exemplo disso são essas corridas chilenas que tenho quase certeza que a pedra não é única, e esse tipo de jogo não me interessa nem um pouco.
O senhor me chama de viciado e se diz um admirador do turfe, o que é contraditório, pois se fosse mesmo um admirador adoraria ver corridas do gabarito das americanas, além de elogiar os animais criados lá, já que diz não ser jogador #sqn#
Sempre fiz questão de dizer que as poules que eu postava do tipo 10 reais na ponta e ganhava 140 reais, o motivo nunca foi de mostrar quanto ganhei e sim mostrar a facilidade de se acertar poules altas lá, mas o senhor sempre tentou dizer que o que eu ganhava e continuo ganhando era merreca, mesmo lendo aqui várias vezes que eu não postava pelos ganhos e sim pelas poules altas.
Por fim o senhor em busca de atenção acaba agindo como criança, quando se mete num assunto que não lhe diz respeito dizendo por exemplo que Botafogo seria eliminado, isso com a intenção apenas de achar que eu ficaria irritado, caso o senhor não saiba e nem tenha reparado eu me dirijo ao senhor apenas quando cita a minha pessoa, quanto aos seus posts por mais absurdos que sejam, como não me diz respeito eu apenas os ignoro. O senhor vir aqui e dizer que eu e Jorge Humberto colocávamos aqui poules fake, que eu inventei que havia um recorde futurista no site do JCB para 2026, o senhor já parou pra pensar porque eu inventaria isso, já que qualquer um poderia (como o senhor fez) ir lá conferir? Meu erro foi não printar a página, mas na verdade estou feliz pois sei que eu estava certo, assim como o JCB sabe também, tanto é que foi alguém lá apagar aquele mico.
O senhor não é terror de coisa nenhuma, é apenas alguém que busca desesperadamente por atenção.
Leandro Guedes (05/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Ohh que coincidência, quer dizer que o Berto perdeu um pic no festival da Breeders Cup com as indicações do seu alter ego??? E furando no mesmo cavalo, o "matungão". Com as mesmas desculpas rsrs
Surpreendendo um total de.... zero pessoas kkkkk
Leandro Guedes (05/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Calma seu Jorge (que não é o cantor, que deve mais entender de turfe que o Humberto) e seu Carlos.
Quase nunca jogo nas americanas. Só quando tem barbada (quando o senhor indica contra, é certo que ganha), eu ponho meu dinheirinho
E outra, nós moramos no Brasil, não nos EUA. O que interessa é a nossa realidade e não a deles.
Um horroroso turfista de parx ganha 10 vezes mais que o senhor, e joga 10 vezes mais que o senhor. E deve conhecer 10 x mais de turfe que o senhor
Logo, o que me interessa aqui é ficar no seu nível, não no matungo internacional.
E o movimento aqui de uma reunião comum em sp vendeu na média a mesma coisa que a bilionária Breeders Cup
Quanto ao bom aprendiz João Victor, que bom que ele superou o olho gordo desse espaço
Abraço
Papai Sabe Tudo, o terror dos nerds
Gilberto Domingues Werner (05/11/2024) - Porto Alegre/RS
O BANANEIRA Na época de 1956 e 57 existiam no antigo Hipódromo dos Moinhos de Vento e duelavam sempre, dois craques magníficos - DANÚBIO AZUL filho de Cézar e Scarbaad ( que diziam ¨ser gato¨) de Natálio Zaltzman e criação de um pequeno haras e OURODUPLO - ex Dark Peter filho de Dark Warrior e Perfídia ( a mesma mãe do fenômeno ESTENSORO )_ e criaçao do Haras do Arado, mas de propriedade de Arthur Schiell. Sempre que duelavam no pequeno ¨pradinho¨vinham delegações de turfistas do interior do estado para ver o espetáculo. Tinham até ¨torcida¨organizada. Era uma festa, ora ganhava um ora ganhava o outro. Ninguém se atrevia a dizer quem era o melhor. Numa prova da tríplice corôa em 3.200 metros - três cavalos eram os inscritos- o ¨Ouro¨, o ¨Danúbio e um desconhecido de nome ¨SEM PESCOÇO¨. Ora! Como era de se prever, levantou a ¨fita branca¨e o Danúbio foi para a frente com seu jóquei habitual - Armando Reyna e não demorou o ¨Ouro¨com o Antônio Ricardo à bordo foi no seu encalço. Abriram - literalmente - mais de cem metros do ¨Sem Pescoço¨um tremendo ¨azar¨. Assim correram os três. Resultado que não poderia ser outro pois venceu o ¨azar¨quando a ¨paralisia¨ bateu nos ponteiros. Mas o ¨Ouro¨ mostrou que era o melhor dos dois pois ainda teve ¨pernas¨para ¨güentar¨ a arremetida do pilotado do Rui Gomes, o ¨meio quilo¨¨! Desde esse momento o Armando Reyna começou a chamar o grande Antônio Ricardo de ¨BANANA¨ que o turfista carioca - irreverente - atualizou para ¨BANANEIRA¨, bem ao seu jeito!
Gilberto Valeio Tinoco Garcia (05/11/2024) - Petrópolis/RJ
BOA TARDE A TODOS!
Sr. SPOSITO, que bom que o sr. esclareceu algumas coisas, sobre o Sr. Miguel Italiano, pois as pessoas costumam falar sem base. Parabens, Estamos juntos.
Jose Tito de Aguiar (05/11/2024) - São Bernardo do Campo/SP
Boa tarde a todos,
Pois é né ganhou como quis e o indicador o tirou da quadra e mais indicou o Apolo Dez para segundo e o mesmo é remunerado assim é melhor a revista não ter indicador como acontece no Tarumã não confunde o apostador.
Jorge Humberto (04/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Boa tarde
Segundo o PAPAI SABE TUDO, a fase do João Victor é horrível. Imagina quando estiver boa.. Nota zero para apresentação do MEYDAN, falta de respeito com o apostador. O papai sabe tudo, acertou tanto na Breeders Cup que vou até fazer um vale...E tem quem acredita.
Edemar Machado (04/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Corrido o 8 páreo da Gávea, vencido por Plenty of Hope, J Victor, agenciado pelo comentarista André Cunha e chega segundo Key of Glory, montada por V.Gil, também agenciado do comentarista! (Comentário do páreo) "V.Gil fez tudo certo, mas não resistiu o ataque de Plenty of Glory" Gostaria muito de ver uma reta entre V.Gil, J.Victor e D.S.Machado, os 3 agenciados pelo mesmo! Quais seriam os comentários...
Francisco Silva (04/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Pick7/terça-feira. 3*25 4*28 5*6 6*15 7*1 8*56 9*511 Vamos torcer.
Carlos E S Teixeira (04/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
O movimento que importa é o movimento dos americanos que é enorme e não depende dos caraminguás que vem do Brasil, chega a ser uma vergonha o movimento de um páreo no horroroso hipodromo de PARX ser maior que uma reunião completa na gávea.
Os americanos têm centenas de hipódromos que funcionam de domingo a domingo, sinal que possuem milhares de cavalos para satisfazer a todos.
Qualquer cavalo que tivesse vencido a Breeders Cup Classic, tirando os 2 que eu falei aqui o papai sabe tudo diria que tinha acertado, o que é uma grande mentira, pois jamais jogaria uma poule de 7/1, então quem acredita que o papai sabe tudo jogou Sierra Leone, é só o papai sabe tudo..rsrsrsrsr
Como é bom ser nerd.
Jorge Humberto, quem vc acha que vencerá a liberta? Atlético ou Palmeiras (são apenas arvores) eu acho que as árvores vencem, pois tem um timaço....rsrsrsrs
Luiz Sergio Sposito, viu só a minha desconfiança sobre aquele recordista City of Troy, o cavalinho é só de grama mesmo.
abs.
Jose Tito de Aguiar (04/11/2024) - São Bernardo do Campo/SP
Boa tarde a todos,
Wilson Roberto, se a "carapuça " for para mim ela não me serve pois neste espaço já fiz inúmeras críticas ao JCSP e sei que a situação é crítica estando até em recuperação judicial e as mesmas sempre foram no sentido de melhorar e você está equivocado são 5 décadas que eu frequento Cidade Jardim esta será minha ultima postagem em relação a você. E passe bem.
Hoje no último páreo o animal Jobson nas últimas cinco corridas na areia tem um primeiro, dois segundos e dois terceiros detalhe o indicador da revista o tirou da quadra pode até sair mas a meu ver no papel não sai.
A meu ver as apostas Europeia e Americana para o nosso padrão são elevadas a minha modalidade preferida e a exata contendo quatro animais combinados é lógico que acertando lá o retorno e quatro vezes mais mas o investimento e não acertando nada o prejuízo é maior.
Gilberto Domingues Werner (04/11/2024) - Porto Alegre/RS
LEMBRANDO O HARAS DO ARADO HÁ trinta anos passados eu e meu amigo José Ricardo - irmão do Antônio e tio do Jorge - resolvemos visitar as ruínas do antigo Haras do Arado, em Belém Novo. O portico da entrada, todo em pedra granito e escrito em letras pretas a palavra ARADO, já não existia mais. Apenas uma cancela comum em madeira adrentrava ao local agora de propriedade do Banco do Estado do RGS - o Banrisul. Tudo por vontade de um governador medíocre, Amaral de Souza, resquício da ¨ditadura militar¨daquela época. Uns 300 metros da porteira chegamos onde eram os piquetes onde eram criados os famosos potros do haras, agora com vacas, carneiros e ¨cavalos crioulos¨. iInso e grama comum onde existia o pasto especializado para opotro PSI. expandir texto da mensagem Depois vimos lá em cima no morro que vislumbrava grande parte destes piquetes, ainda a mansão com 12 suítes, onde o proprietário e criador Breno Caldas trazia seu família e seus amigos. Lá em baixo, na enseada do Rio Guaíba, existia o veleiro ¨Aventura¨que deslizava pelas águas da Lagoa dos Patos até ao mar. Mas o que mais nos impactou foram as antigas cocheiras, agora servindo alguém para a criação do ¨cavalo crioulo¨. Andamos por lá, pelos escombros do lugar. Pássaros mortos, ratos, muita sujeira,vazilhames quebrados, garrafas vazias. Caminhávamos devagar, à cada momento nossa imaginação andava junto. Então uma surpresa amarga - alguém juntara num canto, antigas placas esmeradas que contava a história. Os nomes famosos, alguns ainda estavam por lá. Eram ¨El Caporal¨, ¨Estupenda¨, ¨El Trovador¨, ¨Corejada¨, ¨El Tronio¨, ¨El Asteróide¨, e o que mais me doeu ¨Estensoro¨. Silenciosos mas fiéis. Não podíamos ficar mais lá, nosso coração não estava preparado para tamanha emoção. Saímos pela estreita curva da estrada e fechamos a porteira. Olhei para o Zé Ricardo. Ele chorava como eu.
Leandro Guedes (04/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Só a pule do "matungão" já me bastou, nerd!! Obrigado pela dica!!
Leandro Guedes (03/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Quer dizer que o aclamado sábado da Breeders Cup, cheia de provas milionárias, com os melhores cavalos do mundo, e sozinho na programação da TV, com toda a atenção dada que alguns aqui erradamente dizem que o JCB deu, vendeu apenas 378 mil reais na nossa pedra, com 12 páreos (média de 31 mil), enquanto Cidade Jardim, deslocada para um dia que não é o dele, com apenas 8 páreos, todos vazios, e com a "matungada" daqui, vendeu 260 mil na nossa pedra (média de 32 mil)
Esses números só mostram que as corridas internacionais só são grandiosas pra gente como a dupla daqui desse espaço e não acrescenta absolutamente nada ao movimento de apostas. Ao contrário, só retira.
Leandro Guedes (03/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
E já que não gostaram, vou fazer de novo: VIVA A CRIAÇÃO NACIONAL
Vitória brasileira em listed race com bolsa de 150 mil dólares
Evidencias!!
Carlos E S Teixeira (03/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Estava lendo aqui, várias críticas ao turfe nacional, será que todos esses que criticam estão errados e apenas o papai sabe tudo etá certo? Só mesmo alguem que não entende nada de turfe, acha que isso que temos no Brasil é turfe.
Papa Sabe Tudo, disse que jogaria CONTRA os 3 animais que eu indiquei, pois queria arrumar uma grana e o tal matungo Sierra Leone eu não coloquei entre os 3 marcados, pois nesse páreo eu tinha duvida entre 2 animais, que por sinal fizeram segundo e terceiro e isso pro senhor deve ter algum valor, afinal comemorou um quarto lugar num páreo de 6 animais. os 3 animais que eu coloquei aqui, como 2 venceram.
Gilberto Domingues Werner (03/11/2024) - Porto Alegre/RS
AQUELE QUE AMAVA OS CAVALOS Certa vez, num domingo frio como este, estávamos eu e o Sayão Lobato em seu haras tomando o chimarrão da tardinha. O sol fraco transformara aquele dia com o frio de um inverno intenso. Olhávamos o campo onde pastavam os potros e, lembro, havia uma tênue formação de neblina que encobria no final da planície a pequena colina da cidade de Santo Antônio da Patrulha, início da Serra do Mar. A mesma histórica cidade que havia acolhido aos quatro anos Caldas Junior o fundador da Cia. Jornalística Caldas Junior, pai do grande criador Breno Caldas do Haras do Arado. Havia uma invisível ligação do Sayão com aqueles potros. Jamais descobri o grau de intensidade, mas sentia que era constante em seus olhos. Eram como tesouros guardados a espera de um determinado momento. E Sayão era o jardineiro responsável por aquele jardim ainda em flor. E eram, acreditávamos, o futuro para quem sabe nossos possíveis entretenimentos no Hipódromo do Cristal ou pela TV Turfe na Gávea ou em Cidade Jardim. Naquela tarde os potros eram apenas pequenas figuras que a pouco menos de quinhentos metros não possuíam nenhum ritmo, podendo parecer uma sombra neutra e vulgar, prestes a parecerem paradas como o próprio chão. Mas sabíamos que eram promessas de um deus obscuro no qual teimávamos em acreditar. No sangue daquele homem magro e infinitamente crente pulsava um coração responsável que respirava exclusivamente o mundo do verdadeiro turfe. O mundo dos hipódromos do Cristal, de Tarumã, da Gávea, de Cidade Jardim. Então absorvíamos daquele momento de enternecimento a olhar os potros e a imaginar dos seus caminhos...enquanto lá fora, o mundo corria por sobre os seus trilhos. Sayão era assim - acordava cedo e vivia o dia em torno dos seus cavalos PSC. Foi e será sempre lembrado como a imagem do Puro Sangue de Corrida. E é por isso que observo a noite na planície dos homens cintilar como estrelas os momentos nos quais descobríamos dessas riquezas. Eu e meu amigo Sayão Lobato hoje uma estrela brilhante em minha saudade. E lembro das palavras do mestre Oscar Niemayer: ¨É preciso olhar o céu e perceber o quanto se é pequeno diante da sua imensidão. Só assim o ser humano pode ser digno diante do outro.¨
Jorge Humberto (03/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Bom dia Em Dell Mar 56 milhões de movimento na tarde, fora a limonada e os hot Dogs.
Segunda e terça-feira corrida muito boa.
Jose Roberto Giancristoforo (03/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Gávea sem corrida, Sábado e Domngo;
Sábado para festejar os mortos, os meus eu relembro. Domingo para esvaziar Tarumã, pois 90% dos que jogam na Gávea vão a outros festejos e nem como eu vão ver ou jogar Taruma
Vão assim vão conseguir acabar com o Turfe, meus parabéns que os males afastem todos do Turfe.
Com o fechamento da sala na tribuna A e transferência para poleiro conseguiram fazer eu me afastar e meus amigos, só de conhecidos são uns 20 ou 30 que deixaram de ir a Gávea. Sem contar que agora nem vendedora de pule tem na tribuna A os que ainda frequentam o Derby ficam sem jogar evos poucos visitantes nem sabem aonde fazer apostas. Se o objetivo é acabar com Turfe estao no Estou a caminho! Certo, vai na imbecilidade dos que o cercam que vai ficar para história.
Wilson Roberto Alcântara (03/11/2024) - Campina Grande/PB
Incrível vc ler um cidadão q dizer q tem quatro décadas frequentando HIPÓDROMO d CIDADE JARDIM e não ver o que esta acontecendo no hipódromo há anos quantas alegrias este hipódromo nos deu com TRÊS belas reuniões por semana com grandes JÓQUEIS Barroso Quimtana Grabriel Canuto com sua categoria d correr seus grandes craques e levar a bela vitórias hoje vc vem ao HIPÓDROMO e v totalmente abandonado sem luz nas raias vai ILUMINAR AS RAIAS PRA Q SE NÃO TEM ANIMAIS PARA CORRER, MAU CONSEGUEM FAZER UMA REUNIÃO POR SEMANA, ACABARAM COM GRANDES CRIADORES NÃO DANDO ASSISTÊNCIA Q MERECIAM, ESTE HIPÓDROMO NÃO SABE AONDE VÃO ARRUMAR ANIMAIS PRA MONTAREM OS PÁREOS, EU CRITICO PORQUE FREQUENTEI DÉCADAS ESTE HIPÓDROMO E SEI COMO SEU PASSADO ERA RICO COM PÁREOS CHEIOS COM A SELEÇÃO DA TAÇA D PRATA OS PÁREOS TINHAM 16 ANIMAIS TODOS BRIGANDO PARA SE CLASSIFICAREM PARA BRIGAR Q ESPETÁCULOS Q JAMAIS VEREMOS, MAS HOJE CRITICO CIDADE JARDIM COM ESTES PÁREOS COM CINCO ANIMAIS, MAS PRA ESTE CIDADÃO Q TEM 50 ANOS D TURFE ESTÁ TUDO BEM EM CIDADE JARDIM....
Carlos E S Teixeira (02/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Até cavalo argentino VENCE na Breeders Cup, com certeza ele não foi lá pra chegar em 4º...rsrsrrs.
Hoje dia de finados combina com o futuro do turfe brasileiro.
Carlos E S Teixeira (02/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Com certeza o papai sabe tudo errou, já que dos 3 que eu coloquei aqui ele ia jogar contra, já estou feliz com seu bolso vazio pois 2 venceram...kkkkkkkkk.
Agora tive que me controlar para não rir, o cavalo chega quarto num páreo de 6, correndo longe pra poder arrumar uns caraminguás, e só não foi ultimo pois os 2 que ele derrotou correram pra ganhar, mas se quarto lugar é o máximo que matungos brasileiros podem fazer, coitada da nossa criação.
Mais uma vez Irlandeses e ingleses passaram o rodo na grama, todos nós sabemos que a grama não é o forte dos americanos, então quando os nossos "craques" vão pra lá, tem a obrigação de vencer, mas isso sabemos que não acontece, e prova o quanto é fraca nossa criação.
Sorte do Itajara ter parado cedo, pois na cabeça de sonhadores ele venceria americanos, ingleses e irlandeses.
Quanto ao matungão Sierra Leone, vai continuar sendo matungão, pois só venceu porque o ritmo imprimido foi muito forte, mas como eu não insisto em cavalos que sempre fritam, não jogaria 1 centavo nesse matungo, e quem acertou ele hoje, já tinha deixado até as calças de tantas vezes que foi favorito e não arrumou nada.
Jorge Humberto (02/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
VIVA A CRIAÇÃO NACIONAL!!!!
Do Japão, do Reino Unido, dos Estados Unidos...😅😅😅😅
Jorge Humberto (02/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Boa tarde
Tem certas coisas que são iguais em qualquer lugar do mundo. Esse SIERRA LEONE foi favorito nas três provas da tríplice coroa Americana, sempre acontecia alguma coisa. Pois bem, foi só esquecer e ele veio...furou um pic 4 meu muito bom que eu só tinha 1, 3, e 9. Mas a festa em si, uma coisa maravilhosa. O hino americano, silêncio sepulcral, uma festa verdadeira que só quem gosta mesmo de cavalo de corrida pode sentir. E mais ou menos como você assistir todo dia jogo da série B, tipo Brusque X Chapecó, e do dia pro outro ver Liverpool x Manchester United. Coisa linda!!
Leandro Guedes (02/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
O "GRANDE CATEDRÁTICO" do turfe mundial escolheu 3 cavalos na Breeders Cup Classic e ganhou aquele que ele chamou de "matungão" rsrsrsrs
Mas daqui a pouco vem uma história.
Não sabe nada!! Obrigado pela pule, nerd.
Ass Leandro Guedes, o único.
Gilberto Domingues Werner (02/11/2024) - Porto Alegre/RS
UMA CARONA EM NOME DO TURFE Em 1959 eu tinha um ¨Fusca¨alemão. Na semana anterior às festividades do GP Bento Gonçalves já no Hipódromo do Cristal quando Venceu CHAVAL, o Jockey Club do RGS - como costumeiramente - realizava um churrasco de ¨bem vindas¨para as delegações visitantes. Muitos dos jóqueis e profissionais do turfe já moravam no bairro do Cristal, então naquela noite, já tarde e depois da festa, ficaram sem condução para chegarem no bairro recém habitado do novo hipódromo. Parei meu ¨Fusca¨na frente do clube Caixeiros Viajantes, no Moinhos de Vento e ofereci ¨carona¨. Foram muitos os ¨passageiros¨, todos os jóqueis que foram adentrando no carro. Entre eles o Zé Ricardo, Clóvis Dutra, Antônio Alvani, J. Blacene, Derly Machado e muitos mais. Viemos dos Monhos de Vento até na frente da antiga Vila Hípica no Cristal, gritando e cantando até músicas de carnaval pelas ruas da noite de uma Porto Alegre antiga, calma e mais tranquila, menos policiada e mais segura. Quando chegamos e começaram a descer do carro e até do porta malas os ¨passageiros¨ o guarda do portão da Vila, pensou que fosse um ¨bloco de carnaval¨de loucos fugidos do hospício.. O Zé Ricardo - jura até hoje - que eram dezesseis! Mas eu não acredito!
Leandro Guedes (02/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
E viva a CRIAÇÃO NACIONAL,
SUN OF HILL faz quarto em grupo III no "tão especial" sábado da BC, pra tristeza dos secadores de plantão.
Leandro Guedes (02/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Quando eu digo que ele tem talento muito maior para o humor do que para o turfe, ele não acredita.
O cidadão que conversa com ele próprio, falar em clones é para dar risada.
Mas a melhor piada é chamar o alter ego dele de "um catedrático de verdade do turfe mundial" é de morrer de rir.
Ass The One and Only Leandro Guedes, o terror dos nerds rsrs
Carlos E S Teixeira (02/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Jorge Humberto, veja só quem apareceu hoje na Breeders Cup, o Muth, será que está baleado ou o cabeça de algodão fez uma bruxaria?
Sr. Leandro, já que o senhor quer cavalos para jogar contra, faça o seguinte, jogue esses aí:
THORPEDO ANNA REBEL’S ROMANCE NOTABLE SPEECH
Jose Tito de Aguiar (02/11/2024) - São Bernardo do Campo/SP
Boa tarde a todos,
E o Wilson Roberto continua a criticar o JCSP agora até com o rateio do Pick se ganha o favorito o páreo é fraco se não ganha é arrumado.
Incrível!
Miguel Barros Camara Leão de Souza (02/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Bom feriado a todos turfistas
Estava lendo as mensagens feitas aqui neste espaço democrático e queria agradecer as palavras escritas pelo sr. Bruno Nogueira (que não conheço) a respeito dos meus comentários feitos na Resenha de Turfe da última terça-feira, que por sinal não foi nada fácil para os apostadores. Sempre procuro orientar os meus seguidores sobre como deverá ser o perfil de cada competição e em cima disto destacar os três animais com mais chance nas respectivas provas. Nunca combinou comigo ficar procurando ou bajulando profissionais sobre "informações" a respeito das carreiras. É apenas um caminho que procuro seguir, ganhar ou perder pelo que observo nas corridas. Faz parte do jogo.
É uma questão de estilo ao comentar, que pode variar de um analista para outro. Talvez o fato de sempre apostar no que comento no meu blog ou no meu canal no youtube, passe a credibilidade que tenho junto aos meus seguidores desde 2015. É óbvio que o fato de serem comentários gratuitos também ajudam que tenha gente me acompanhando em 20 estados nacionais, além de alguns no exterior.
Entretanto, acho válidas apesar de polêmicas, as abordagens feitas por outros marcadores do esporte dos reis. Não dou muita atenção a estatísticas sobre número de acertos e sim quão foram lucrativas as minhas análises para aqueles que me acompanham. Acertar, por exemplo, duas duplas com ótimos rateios é melhor que apontar 3 ou 4 vencedores com rateios baixos. Importante mesmo é o turfista tirar as suas conclusões após aquela escolha dos 3 animais por páreo, para confecção das suas apostas. É fundamental nunca se deixar influenciar sobre convicções em turfe, já que sabemos que o mesmo está longe de se tratar de uma ciência exata. Babadeiros de plantão existem há tempos, e claro que continuarão a existir por muito tempo ainda.
De qualquer forma, agradeço a sua postagem feita em 31 de outubro.
Abs.
Miguel Leão
Jose Roberto Giancristoforo (02/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Hoje sábado não tem corrida em nenhum hipódromo no Brasil. Parabéns vão conseguir acabar com Turfe, falta muito pouco. É só não procurar resolver os problemas da produção de cavalos PSI e colocar em 3ª plano as corridas e priorizar grana, eventos que nada acrescentam ao Turfe, só a grana importa.
Falta pouco, continuem assim, força que vão Conseguir.
Carlos E S Teixeira (02/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Sr. Leandro, vamos combinar assim, o sr cuida da sua vida, dos seus pseudos craques, das suas poules de 1,1 e 1,2, que eu cuido da minha vida, dos cavalos e corridas de verdade e das minhas poules de 2 dígitos.
Já ia me esquecendo, falei sobre a corrida de sábado que é o feriado e não sobre a de sexta, que por sinal foi o sub 23 da Breeders Cup, só para os juvenis, a seriedade é no sábado, então não distorça o que eu falo, aprenda a saber perder, quanto ao palco, não se esqueça que foi o senhor que veio falar comigo.
Jorge Humberto (01/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Boa noite
Seu LEANDRO (D.PEDRO I) GUEDES, abreviei D.Pedro I, como já disse, pela quantidade de partidários e clones que você tem. Muito me orgulha ter o nome dividido com um catedrático de verdade do turfe mundial, do nível altíssimo como Carlos Eduardo, verdadeiro professor. Que está no mesmo nível de cátedra do Edson Alexandre, Renato Gameiro, e outros super craques. E pife numa semana de Breeders Cup, se quer se falar em turfe de bananas. Num espaço onde até Ethereun (sei lá o nome disso) é craque, isso já diz o nível da coisa. E o Carlos Eduardo não vai perder o tempo dele de dar barbada pra você não. E deixa de fixação em mim e no mega catedrático Carlos Eduardo, e vê se acerta alguma coisa.
Wilson Roberto Alcântara (01/11/2024) - Campina Grande/PB
Pick 6 d sexta em Cidade Jardim fez a festa dos turfistas 316 reais pra cada ganhador é incrível como os favoritos vingam nas corridas d Cidade Jardim isto mostra a fragilidade dos corredores alojados nas cocheiras do hipódromo, favoritos não tem corredores com categoria para derrotá-los ...
Luiz Sergio Sposito (01/11/2024) - Niterói/RJ
Sr Gilberto Garcia, Miguel Italiano é uma pessoa de fino trato exímio marcador, marca com ousadia e descontração a maioria que fala mal dele é recalque se colocarem eles em uma disputa com o Italiano em uma melhor de três reuniões só vão ficar juntos na partida como costuma dizer o Miguel em suas marcações. O Italiano vai tirar 5, 6 na frente e não vão pegar mais, nem na ducha. rsrsrs Saudações a todos.
Leandro Guedes (01/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
O mais engraçado, Sr. Carlos Humberto, é que a "atenção" que o sr. fala que foi dada para BC no sábado, não foi dada para BC sexta né, rsrs
Não se preocupa que a gente sabe que faz tudo parte desse seu personagem, que aparece aqui para debochar do turge brasileiro, dos cavalos, dos profissionais, e puxar saco das corridas americanas.
Espero que tenha se divertido com a atenção dada ao senhor, viu. Que tenha feito seu fim de semana feliz o biscoito
Obs: Continuo esperando os palpites para BC, já que o sr. da tanta atenção. Quero jogar contra para tirar algum rsrs
Carlos E S Teixeira (01/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Estreia auspiciosa do brazuca Ominipontet no festival da Breeders Cup, de bandeira a bandeira, O PIOR, chegou último como já era esperado, mas o problema nem é tirar último, o vergonhoso é nem conseguir acompanhar os outros 6 animais, coitado do Flavien Prat, que abacaxi arrumaram pra vc, um cavalo vindo de 2 G1 em Cidade Jardim, correu um Claiming Opcional, como alguem que conhecemos muito bem diria: "faltou uma corridinha de aguerrimento, mas na próxima"..rsrsr
Gilberto Valeio Tinoco Garcia (01/11/2024) - Petrópolis/RJ
Boa tarde pessoal!
GOSTARIA TANTO DE SABER PORQUE FALAM TANTO NO TAL ITALIANO, QUEM É? SE HA PESSOAS QUE NÃO GOSTAM, PORQUE FALAR?, QUANTO MAIS SE FALA, MAIS É LEMBRADO.
Carlos E S Teixeira (01/11/2024) - Rio de Janeiro/RJ
Aula de interpretação de texto gratuita.
Como dizia o "poeta": A IGUINORANSSA UMANA É KE ASTRAVANCA O POGRESSIU"
Carlos E S Teixeira (31/10/2024) - Rio de Janeiro/RJ As corridas em Cidade Jardim serão na sexta-feira, pois no sábado não haverá corridas no Brasil, pois mesmo que seja por tabela, enxergaram a importância da Breeders’ Cup, já que não existe a menor possibilidade de se comparar os eventos :-)
Com um mínimo de inteligencia e um QI de 5, é bem fácil interpretar o texto, entre vírgulas está bem discriminado, (pois mesmo que seja por tabela) uma criança sabe o que significa por tabela.
É isso que dá se meter onde não é chamado, o problema é que não consegue, pois a carencia provoca essas atitudes, além do que, adora aparecer e puxar o saco de quem concorda com suas baboseiras.
|