Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Valparaiso - Stud Blue Mountain

Like It Hot - Stud Verde

Núcleo Terrestre - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Night Street - Stud Dona Cecília

Tenuta Poggione - Haras do Morro

Off the Curve - Stud H & R

Sonho Bom - Stud H & R

Online - Stud Verde

Olympic Maurren - Stud H & R

Oteque - Stud H & R

Kempes Love - Stud Verde

The Lord - Stud H & R

Submarino - Haras Figueira do Lago

Ronigol - Stud Verde

Sargent Pepper - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

No More Trick - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Ronigol - Stud Verde

Maryland - Stud Verde

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife

Le Gonfalon - Stud Verde

Minuxa - Haras Depiguá

Olympic Orkut - Stud H & R

Só Te Peço Amor - Stud Verde

Ronigol - Stud Verde

Papa-Léguas - Stud H & R











Colunista:

Provas de Grupo, por Ivamar
24/04/2007 - 19h17min

Paraguaio conquista bicampeonato

Domingo, no Hipódromo da Gávea, foi corrido o GP João Borges Filho (GII), último páreo nobre carioca para a primeira turma de corredores cariocas de 3 anos e mais idade, em 2.400 metros, teste para o próximo GP São Paulo.

O triunfo, firme, ficou com o 5 anos PARAGUAIO (Baynoun e Ipanema Girl, por St. Chad), com PANTALEON (New Colony), um ano mais novo, na dupla, quase dois corpos atrás. INDIANETTE (Know Heights), em boa corrida, e QUANTA CLASSE (Clackson), ambas de 3 anos, ficaram com os terceiro e quarto lugares. Muito longe, PITOMBO (New Colony), da mesma idade do vencedor, completou o marcador.

Paraguaio, criação do Haras J.B.Barros e propriedade do Haras Rio Doce, é treinado por Eduardo Garcia e teve a condução de Tiago Josué Pereira. Tempo, na grama leve, com cerca móvel: 2Â’27”20. Foi a quinta vitória, duas clássicas, ambas no GP João Borges Filho, em 23 apresentações. Ipanema Girl, mãe do vencedor, é irmã materna de Exótico, ganhador clássico.

LÂ’Amico Steve: excelente demonstração

Sábado, no Hipódromo de Cidade Jardim, em São Paulo, foi disputado o GP Oswaldo Aranha (GIII), um dos páreos mais importantes do calendário clássico paulista, teste para o GP São Paulo. Geralmente reúne, como ocorreu este ano, os melhores paulistas de 3 anos e mais idade, em 2.400 metros, grama.

Nas duas primeiras posições, muito à frente dos demais, LÂ’AMICO STEVE (Spend A Buck e All For Love, por Ghadeer) e HAPPY BOY que, aliás, fizeram um mano a mano e se tornaram, na ordem, os favoritos da grande prova da terceira semana de maio. Duzentos metros, aproximadamente, após a largada, LÂ’Amico Steve ultrapassou o filho de Ski Champ e o resto do percurso só fez resistir aos ataques do rival, para no final destacar–se, chegando com mais de dois corpos de vantagem. Os outros sete competidores não impressionaram. NAPERON (Know Heights) foi terceiro, enquanto ESPORTE DOS REIS (Trempolino) e HAPPY PRINCE (Basim) completavam o marcador, longe.  Cold Caiçado e Total Gold decepcionaram completamente, e Top Hat não correu. À exceção de Naperon, que tem 4 anos, os outros são um ano mais novos.

LÂ’Amico Steve, criação do Haras Old Friends Ltda. e propriedade do Stud Star Gold, é treinado por Valter dos Santos Lopes e teve a condução de Vagner Leal. Na grama encharcada, com cerca móvel, marcou 2Â’36”5. Foi a sexta vitória, segunda clássica, em 14 apresentações.

A linha materna de LÂ’Amico Steve  é tipicamente Mondesir e começou  com uma das muitas excelentes reprodutoras trazidas para o Brasil, a inglesa Galanga (Grey Sovereign), dela fazendo parte, entre outros, os ganhadores de Grupo I Oriental Flower, segunda mãe do ganhador, e Magnum Opus.

Etoile Blanc, a melhor em São Paulo

Também no Hipódromo Paulistano, sábado, foi realizado o GP Presidente Fábio da Silva Prado (GIII), para fêmeas de 3 anos e mais idade, em 2.000 metros, grama, teste para o GP OSAF, que será corrido na semana do GP São Paulo.

Se nos 2.400 metros do Oswaldo Aranha, a geração de três anos dominou, aqui prevaleceram as mais velhas, um mau sinal. As 4 anos ETOILE BLANC (Nedawi na ganhadora de Grupo III Thessalie, por Itajara) e HECKIE (Know Heights) conquistaram as primeiras colocações, com vantagem de pescoço para àquela. Em terceiro, QUEEN MAUD (Groove), que liderou, e em quarto, AMARULA FAST (Nugget Point), ambas de 5 anos. Só no quinto posto, uma representante da turma nascida em 2003, MISS EMINENT (Astor Place). Elfishness, Giz Dal e Glucose correram pouco.  
 
Etoile Blanc, criação da Fazenda Mondesir e propriedade do Stud Royal Blue, foi pilotada por Antônio Fagundes e é treinada por Emerson Garcia. Tempo fraco, na pista encharcada, com cerca móvel: 2Â’05”83. A ganhadora atuou apenas sete vezes para obter duas vitórias, uma clássica.

Glória de Campeão, de ponta a ponta

Ainda em Cidade Jardim, mas no domingo, aconteceu o GP Presidente Antônio Teixeira de Assumpção Neto (GIII), para produtos de 3 anos e mais idade, teste para a Milha Internacional paulista. Campo muito bom, digno de uma prova mais bem grupada.

O páreo foi dominado em todo o percurso por GLÓRIA DE CAMPEÃO (Impression e Audacity, por Clackson) e DON LOPES (Saramon), este mostrando súbita evolução. Ambos impressionaram favoravelmente, saindo e chegando nas duas primeiras posições, sem tomar conhecimento dos rivais. Em terceiro e quarto, respectivamente, um pouco afastados, mas em atuações satisfatórias, OLHO DE TIGRE (Exile King) e FARENHEIT (Spend A Buck), de 3 anos, como os dois primeiros. Muito longe, OVÉM (Midnight Tiger), um ano mais velho, completou o marcador. Souscoupe e Quick Hawk decepcionaram, principalmente este, talvez se ressentindo da intensa primeira campanha.

O ganhador, criação do Haras Santarém e propriedade do Stud Estrela Energia, foi dirigido por José Aparecido, é treinado por Cosme Morgado Neto e assinalou 1Â’38”91, na grama pesada, com cerca móvel. Glória de Campeão, em quatro corridas, venceu duas na areia e esta na grama.

Southampton continua série de vitórias

Ainda no Hipódromo Paulistano, sábado, foi realizada a Prova Especial Presidente Vicente Renato Paolillo, em 1.600 metros, areia, para produtos de 3 anos e mais idade.

O ganhador foi o 5 anos SOUTHAMPTON (Midnight Tiger e Validness, por Dark Brown), no terceiro triunfo consecutivo. Venceu por mais de um corpo, de forma convincente, confirmando o favoritismo. Na dupla, em boa atuação, seu companheiro e irmão materno, o 3 anos VIDEO TAPE (Choctaw Ridge), e em terceiro, perto, BASTÃO DE OURO (Blade Prospector), da mesma idade. Longe, completaram o marcador PERFECT DAY (Ghadeer) e PEGADOR (Fast Gold), de 4 anos.

Southampton, assim como Video Tape, criação e propriedade do Haras Figueira do Lago e treinamento de José Luiz Aranha, foi conduzido por José Aparecido. Tempo, na pista de areia molhada, 1Â’36”60, regular.

Avaliação das provas clássicas

O GP João Borges Filho (GII), em 2.400 metros, grama, não preencheu sua finalidade. Aparentemente, nenhum dos inscritos terá possibilidades, caso corra a prova máxima do turfe paulista, apesar de constar do campo três ganhadores de prova de grupo, entre os sete concorrentes. Pelo menos este ano, só merecia, no máximo, ser do Grupo III. 

O GP Oswaldo Aranha (GIII), teste na grama, para os 2.400 metros do GP São Paulo, reuniu um lote excelente de corredores, entre eles os ganhadores clássicos Total Gold, Happy Boy, LÂ’Amico Steve, Naperon, Cold Caiçado. Só dois não tinham colocação em prova nobre. Mais importante, em termos técnicos, só o próprio GP São Paulo. Deveria ser do Grupo II.

O GP Presidente Fábio da Silva Prado (GIII), na grama e em 2.000 metros, conseguiu ter em seu campo a maioria das melhores éguas em treinamento no turfe paulista. Das 18  candidatas, seis ganhadoras de páreos nobres e apenas quatro sem colocação clássica. Páreo altamente seletivo. Pelo que se entende da hierarquia das carreiras, deveria ser do Grupo II, por ser inferior apenas ao GP OSAF.

A carreira–teste para a Milha Internacional paulista, GP Presidente Antônio Teixeira de Assumpção Neto (GIII), grama, teve cinco ganhadores clássicos, entre 11 inscritos, e apenas três sem colocação. Fortes candidatos em expressiva carreira, a segunda mais importante de todo o ano na distância. Assim, deveria ser do Grupo II.

Próximas atrações

São Paulo

Sábado, será disputado o GP João Cecílio Ferraz (GI), 1.500 metros, prova que deve dar à vencedora o título de melhor potranca de 2 anos, na grama.

Domingo, será a vez dos potros de 2 anos. O GP Antenor Lara Campos (GII), 1.500 metros, apontará o melhor, mas na areia.

Também no sábado será corrido o GP Presidente Júlio de Mesquita (GIII), 1.000 metros, grama, teste para o Quilômetro Internacional paulista. Infelizmente, sem Kik–Malo, o que diminui sua importância.

Ainda no sábado, será realizada a Prova Especial José e Luiz Vieira de Carvalho Mesquita, 1.500 metros, grama, para potros de 2 anos.

Rio de Janeiro

Domingo, acontecerá a Prova Especial Profissionais do Turfe, em 1.500 metros, areia, para produtos de 3 anos e mais idade. Um páreo dispensável.



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.370

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês