Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Taking Flight - Haras Clark Leite

Alumbrado - Jorge Olympio / Sergio Buzato

Roda Gigante - Haras Figueira do Lago

Tears Of Joy - Haras Clark Leite

Espartano - Jorge Olympio Teixeira dos Santos

Espartano - Jorge Olympio Teixeira dos Santos

L’ Ente Supremo - Coudelaria Atafona

Je T’Aime - Stud Rotterdam

Pagliaro - Coudelaria Atafona

Last Fantastic - Stud Verde

Sinceridad - Stud Rotterdam

Roderic Lius - Stud H & R

Megamente - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Je T’aime - Stud Rotterdam

Roderic Luis - Stud H & R

A Reason To Live - Coudelaria Atafona

Jackson Pollock - Stud Verde

Power Up - Haras Figueira do Lago

Que Noble - Coudelaria Atafona

Online - Stud Verde

Tears Of Joy - Haras Clark Leite

Rufinos - Stud Verde

Mr. Boss - Stud H & R

Maroon Five - Stud H & R

Mandrake - Stud H & R

Orla de Ipanema - Stud H & R

Plano de Fuga - Coudelaria Atafona

Leste - Stud Verde

Jackson Pollock - Stud Verde











Colunista:

SUGESTÕES DE REPRODUTORES: TEMPORADA DE MONTA DE 2011 – PARTE 11
03/09/2010 - 10h18min

CRIAÇÃO NACIONAL

SUGESTÕES DE REPRODUTORES: TEMPORADA DE MONTA DE 2011 – PARTE 11

I – INTRODUÇÃO

Em nosso objetivo de apresentar sugestões de Reprodutores para a Temporada de Monta de 2011, primordialmente, apontamos Reprodutores pertencentes a Linhagens e “Bloodlines” distintas das Linhagens e “Bloodlines” predominantes na Criação mundial do PSI, ou seja, as de PHALARIS / NORTHERN DANCER e de NATIVE DANCER / Mr. PROSPECTOR.

Nosso Objetivo maior nessa empreitada é o de trazer para o Brasil, para servir na Temporada de Monta do Hemísfério Sul, Reprodutores expressivos que possam contribuir com um leque mais variado de opções para o Planejamento Genético de nossas Matrizes e que se ajustem às condições possíveis da Criação brasileira, oriundos do Hemisfério Norte, sobretudo os que, efetivamente, possam contribuir para elevar o nível médio da Qualidade Genética de nossa Criação.

Como já tive oportunidade de ressaltar, nosso Turfe foi montado e desenvolvido segundo parâmetros do Turfe europeu e, assim sendo, nossos dois principais Hipódromos exibem um perfil típico dos Hipódromos europeus, caracterizados por curvas amplas e longas retas, privilegiando a pista de grama.

Como não poderia deixar de ser, o Calendário Clássico desses dois Hipódromos segue o mesmo perfil do Calendário europeu, privilegiando Provas na pista de grama e em distâncias mais longas, parâmetros muito diferentes dos adotados pelo Turfe norte americano, tanto em suas pistas, quanto em seu Calendário Clássico.

Além disso, a atual Criação européia vem adotando, com amplo sucesso em seu Planejamento Genético, o “blending” (mistura) de “strains” (estirpes) da melhor qualidade genética, típicos da Criação européia e da Criação norte americana.

Como nas últimas três décadas a Criação brasileira privilegiou, enfaticamente, a adoção de Reprodutores típicos da Criação norte americana, temos que começar a promover o indispensável equilíbrio entre “strains” norte americanos e europeus, promovendo a vinda de Reprodutores mais expressivos da Criação européia, evidentemente, sempre que possível, trazendo Reprodutores da Criação norte americanos detentores dos melhores “strains” disponíveis, como vem ocorrendo nas Temporadas mais recentes.

Temos que ressaltar que a Criação norte americana detém Reprodutores de Linhagens e “Bloodlines” típicas da Criação européia, como as de St. SIMON e TEDDY, como foi visto em Partes anteriores desta série de Artigos, além de ainda ter Reprodutores de Linhagens / “Bloodlines”, como as de HIMYAR / DOMINO – ROUGH’N TUMBLE, da qual descende MACHO UNO que se encontra em Serviço no Brasil nesta Temporada de Monta, além da Linhagem / “Bloodline” de MAN O’ WAR / IN REALITY, cujos Reprodutores serão o alvo desta Parte 11, desta série de Artigos sobre a sugestão de Reprodutores para Temporada de Monta de 2011.

É preciso ressaltar, entretanto, esta série continuará com sugestões de Reprodutores das Linhagens dominantes (PHALARIS e NATIVE DANCER), não só porque são importantes para um bem elaborado Planejamento Genético, mas também porque envolvem “Bloodlines” distintas das de NORTHERN DANCER e Mr. PROSPECTOR, ainda que pertencentes às Linhagens de PHALARIS e NATIVE DANCER.

Nosso objetivo primordial, retomando a finalidade desta Introdução, é a de oferecer ao Criador do PSI brasileiro, um maior número de opções distintas e diversas de Reprodutores, visando, em última análise, promover o resgate do Vigor Híbrido do combalido PSI da atualidade e a Criação de Produtos mais ajustados ao modelo de Turfe adotado no Brasil, que segue o modelo do Turfe europeu.

Afinal de contas, persiste um grande desafio para a Criação brasileira do PSI, qual seja, a de vencer, na Europa, uma importante Prova de Grupo 1 do Calendário Clássico europeu, com um autêntico PSI de nossa Criação, o que já chegamos próximo de conseguir, quando HARD BUCK chegou em 2º para DOYEN, no fundamental e seletivo King George VI and Queen Elizabeth Stakes, na Inglaterra.

II.8 – LINHAGEM de MAN O’ WAR

•  USA – Alazão – 1917 – Criador: August Belmont II

•  Por FAIR PLAY  X  MAHUBAH por ROCK SAND

• Trata–se da Linhagem de Referência pontuada pelo “racehorse” apontado como o mais notável da Criação norte americana, em todos os tempos, e que, lamentavelmente, encontra–se em trajetória de extinção, por se valer, praticamente, de uma única “Bloodline”, a de IN REALITY, para a sua sobrevivência.

• Campanha nas Pistas: Em 21 apresentações, venceu 20 e foi 2º na restante, após sofrer sérios prejuízos no percurso. Foi “Champion 2 yo Colt” em 1919 e “Horse of the Year” e ”Champion 3 yo Colt” em 1920. Pela Imprensa especializada norte Americana, é considerado “Horse of the Century” (Cavalo do Século).

• Seu Pai, FAIR PLAY, era filho do temperamental HASTINGS, e seu Avô Materno, ROCK SAND, foi um dos raros Tríplices Coroados da Inglaterra, em 1903.

• Como Reprodutor, MAN O’ WAR não correspondeu às grandes esperanças nele depositadas, apesar de ter produzido WAR ADMIRAL, Tríplice Coroado nos USA, “Horse of the Year” e “Champion 3 yo Colt” em 1937, além de ter sido “Champion Sire” nos USA em 1945. Além disso, WAR ADMIRAL é considerado como um dos quatro ícones na transmissão do cromossomo X, do “X Factor” (XF), responsável pelo “big heart” (coração de grande porte), Fator que poderá determinar um “racehorse” diferenciado para as pistas de corrida.

• Trata–se de uma Linhagem típica da Criação norte americana, totalmente aberta, cujos descendentes, na atualidade da Criação dos USA, são Reprodutores caracterizados pela Velocidade Elástica e, até mesmo, pela Velocidade típica de “sprinters”.

• No Brasil, temos um único Representante desta Linhagem, assim mesmo, com participação intermitente, na figura do Reprodutor PUT IT BACK.


II.8.1 – “BLOODLINE”: IN REALITY – USA – M.C. – 1964

– Por INTENTIONALLY  X  MY DEAR GIRL por ROUGH’N TUMBLE

– Campanha nas Pistas: Em 27 apresentações, venceu em 14 oportunidades, colocando–se em outras 11, numa campanha dos 2 aos 4 anos, vencendo importantes Provas de Grupo em todas as Temporadas das quais participou.

– Como Reprodutor, foi “Leading Juvenile Sire” (Reprodutor Líder dos 2 anos) em 1977, sendo o grande responsável pela continuidade da Linhagem de MAN O’ WAR, produzindo filhos de destaque como SMILE, KNOWN FACT e RELAUNCH, que estão proporcionando a continuidade desta “Bloodline” e, consequentemente, da Linhagem de MAN O’ WAR.

– Alcance Estamínico: Situado na faixa de distâncias entre os 1700 m e os 1 900 m, pista de areia, mas reproduzindo, com maior sucesso, para distâncias mais curtas.


• SUCCESSFUL APPEAL – USA – M.CE. – 1996
                  


SUCCESSFUL APPEAL


Pedigree de SUCCESSFUL APPEAL

ƒæ OBSERVAÇÕES:

o Altura: 1,65 m

o Campanha nas Pistas: Em 22 apresentações, venceu em 8 oportunidades, alcançando prêmios de U$ 654.681, vencendo Provas de Grupo 2 nas três Temporadas (dos 2 aos 4 anos) das quais participou.

o Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, VALID APPEAL, é filho de IN REALITY, enquanto, seu Avô Materno, FORTUNATE PROSPECT descende da “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR. Caracteriza–se pelo Sistema “Outcross” de 5ª Geração, apresentando, apenas, poucas duplicações convergentes em ambos os seus Segmentos, Paterno e Materno. Assim sendo, por ser “outcross”, deve transmitir um bom padrão de Vigor Híbrido para seus filhos e filhas, predicado de fundamental importância para o PSI da atualidade.

o Alcance Estamínico: dos 1 200 m aos 1 600 m, pista de areia, configurando, portanto, um “sprinter” alongado.

o Como Reprodutor: Produziu a vencedora de Prova de Grupo 1 (APPEALLING ZOPHIE), com cerca de U$ 500.000 em prêmios, e CLOSING ARGUMENT, com cerca de 1 milhão de dólares em prêmios, vencedor de Provas de Grupo 3, obtendo 2º lugar no Kentucky Derby. Trata–se, portanto, de um Reprodutor comprovado que, certamente, faria um expressivo “up grade” em nossa Criação do PSI.

o Sediado na WALMAC FARM, Lexington, Kentucky.

o Cobertura: U$ 40.000 (quarenta mil dólares), referenciado a 2009.

o E.mail: walmac@walmac.com

o Site: www.walmac.com


• OFFICER – USA – M.CE. – 1999



OFFICER


Pedigree de OFFICER


ƒæ OBSERVAÇÕES:

o Altura: 1,65 m

o Campanha nas Pistas: Em 9 apresentações, venceu em 6 oportunidades, alcançando prêmios no valor de U$ 804.090, em campanha desenvolvida aos 2 e 3 anos, mostrando Precocidade e Velocidade ao vencer o importante Champagne Stakes  – Grupo 1 aos 2 anos, além de Provas de Grupo 2 e 3.

o Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, BERTRANDO, vem a ser Bisneto Paterno de IN REALITY, através do Alinhamento de RELAUNCH, enquanto seu Avô Materno, SEPTIEME CIEL, descende da “Bloodline” de NASRULLAH, através do Alinhamento de SEATTLE SLEW. Levando–se em consideração seu pedigree de 5ª Geração, podemos identificar as duplicações, na modalidade de linebreeding, em BOLDNESIAN e NATIVE DANCER, dois expressivos representantes da Velocidade Elástica, reforçando a efetiva possibilidade de transmitir Velocidade e Precocidade num alto padrão de qualidade, para seus descendentes.

o Alcance Estamínico: Sintonizado com a faixa de distâncias entre os 1 300 m e os 1 700 m, pista de areia / sintética, configurando o perfil de um “sprinter” alongado.

o Como Reprodutor: Em suas duas primeiras Gerações, produziu cerca de 7% de “Stakes winners”, tornando–se um dos mais jovens Reprodutores na produção de alto nível de “juvenile winners” (vencedores de 2 anos), só ficando atrás de SMART STRIKE, um dos mais importantes Reprodutores dos USA da atualidade.

o Sediado na TAYLOR MADE STALLIONS, Kentucky.

o Cobertura: U$ 35.000 (trinta e cinco mil dolares), referenciados a 2009.

o E.mail: info@taylormadestallions.com

o Site: www.taylormadestallions.com


• FIREBREAK – GB – M.C. – 1999



Foto de FIREBREAK


Pedigree de FIREBREAK


ƒæ OBSERVAÇÕES:

o Altura: 1,60 m

o Campanha nas Pistas: Em 22 apresentações, venceu em 9 oportunidades, alcançando prêmios no valor de £ 1,6 milhões de libras, em campanha desenvolvida dos 2 aos 5 anos, tendo vencido Provas de Grupo 1, 2 e 3 , em cada Temporada de que participou, culminando com a Hong Kong Mile, Grupo 1, aos 5 anos de idade, sinalizando com um ótimo padrão de Consistência e Resistência, além da Precocidade e Velocidade, refletidos em sua campanha,  predicados raros de serem encontrados, no mesmo PSI, na atualidade.

o Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, CHARNWOOD FOREST,descende de IN REALITY, através do Alinhamento de KNOWN FACT, enquanto, por sua “middle line” (ML), seu Avô Materno, SONG, descende da “Bloodline’ de TUDOR MINSTREL, da Linhagem de HYPERION. Seu pedigree evidencia o Sistema “Outcross” Absoluto de 5ª Geração, refletindo um Genótipo pautado pelo Vigor Híbrido em alto nível e, consequentemente, caracterizado pela Consistência e Resistência. Em razão desses predicados, FIREBREAK reúne as condições indispensáveis para proporcionar o “up grade” da qualidade genética de nossa Criação.

o Alcance Estamínico: Sintonizado com a distância dos 1 600 m, pista de grama, preferencialmente.

o Como Reprodutor: Já é um Reprodutor comprovado, tendo produzido vencedores de Provas de Grupo em suas duas primeiras Gerações.

o Sediado na BEARSTONE STUD, Inglaterra

o Cobertura: £ 3 500 (três mil e quinhentas libras), referenciados a 2008

o E.mail: enquiries@bearstonestud.co.uk

o Site: www.bearstonestud.co.uk


• PUT IT BACK – USA – M.CE. – 1998



PUT IT BACK


Pedigree de PUT IT BACK

ƒæ OBSERVAÇÕES:

o Altura: 1,65 m

o Campanha nas Pistas: Em 7 apresentações, venceu em 5 oportunidades e colocou–se nas 2 restantes, alcançando prêmios no valor de U$ 232.895, com destaque para sua vitória no Riva Ridge Stakes, Grupo 2, em campanha desenvolvida aos 2 e 3 anos.

o Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, HONOUR AND GLORY descende de IN REALITY, através do Alinhamento de RELAUNCH, enquanto, por sua “middle line” (ML), seu Avô Materno, EXUBERANT, descende da “Bloodline” de NASRULLAH. Seu Genótipo exibe uma duplicação em MAHMOUD (vencedor do Derby de Epsom em recorde), descendente da Linhagem de BLANDFORD, sendo um dos quatro ícones na transmissão do cromossomo X, responsável pelo “big heart” (coração de grande porte), o “X Factor” (XF), fator que pode determinar um “racehorse” diferenciado para as pistas de corrida.

o Alcance Estamínico: Situado na faixa de distâncias entre os 1 200 m e os 1 400 m, pista de areia, preferencialmente, configurando um “racehorse” com características dos “flyers”.

o Como Reprodutor: Já é comprovado, tanto nos USA, através do vencedor de Grupo 1, IN SUMMATION, e vencedores de Provas de Grupo 2 e 3. No Brasil, também já produziu destacados “racehorses” e “racemares”, vencedores de Provas de Grupo 1, como NÍTIDO, REQUEBRA, SOL DE ANGRA, entre outros.

o Sediado, quando em Serviço no Brasil, no Haras SANTA MARIA DE ARARAS, Rio Grande do Sul.

o Cobertura: Valor não disponível.

Continua...

Orlando Lima – omlimapsi@gmail.com



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.293

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês