Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Jorel - Coudelaria Atafona

Nilmar - Stud H & R

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Rodeio - Stud Verde

Tears Of Joy - Haras Clark Leite

Navy Of War - Stud H & R

Alumbrado - Jorge Olympio / Sergio Buzato

Taking Flight - Haras Clark Leite

Roda Gigante - Haras Figueira do Lago

Tears Of Joy - Haras Clark Leite

Espartano - Jorge Olympio Teixeira dos Santos

Espartano - Jorge Olympio Teixeira dos Santos

L’ Ente Supremo - Coudelaria Atafona

Je T’Aime - Stud Rotterdam

Pagliaro - Coudelaria Atafona

Last Fantastic - Stud Verde

Sinceridad - Stud Rotterdam

Megamente - Stud H & R

Roderic Lius - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Je T’aime - Stud Rotterdam

Roderic Luis - Stud H & R

A Reason To Live - Coudelaria Atafona

Jackson Pollock - Stud Verde

Power Up - Haras Figueira do Lago

Que Noble - Coudelaria Atafona

Online - Stud Verde

Tears Of Joy - Haras Clark Leite

Rufinos - Stud Verde

Mr. Boss - Stud H & R











Colunista:

Provas de Grupo, por Ivamar
09/09/2009 - 09h44min

Real Secret, o novo líder da geração

Abertura da Quádrupla Coroa paulista, o GP Ipiranga (GI), em 1.600 metros, correspondente aos 2.000 Guinéus, importantíssima prova do calendário clássico inglês, reuniu 14 machos de 3 anos, incluindo dois ganhadores de Grupo I.

A carreira foi caracterizada por um grande equilíbrio, fato comprovado nas apostas. A cátedra, confusa, errou em não eleger REAL SECRET como um dos três favoritos. O potro vencera com firmeza nas duas vezes que correra na grama, embora em páreos comuns. Agora, mesmo enfrentando os mais fortes, manteve a invencibilidade, assumindo a liderança da turma. Também excelente foi a demonstração do segundo colocado, BELO VALENTE (A Good Reason), outro igualmente invicto, que, alcançado nos últimos saltos, perdeu por pescoço. Um pouco afastados OLYMPIC DANZ (Shudanz), TIMEO (First American) e RIO MIRANDA (Red Runner), finalizaram juntos. Too Friendly voltou a decepcionar, enquanto True Event não foi apresentado.

O ganhador, criação do Haras Ponta Porã e propriedade do Abdul Rahman Al Jasmi Stud, foi conduzido por Ângelo Márcio Souza, é treinado por Antônio Luiz Cintra e marcou 1Â’36”144, na grama pesada.

O pai do ganhador, Redattore, um dos melhores milheiros da história do turfe brasileiro, vem se firmando como ótimo garanhão, a cada dia. São seus filhos: Kapo di Tutti, Estrela do Oriente, Davignon, Notável Sureña, Al Arab etc. Como quase todos os ganhadores de grupo da atualidade, pertence à linha paterna de Phalaris (pelo ramo de Native Dancer) da seguinte maneira: Redattore, Roi Normand, Exclusive Native, Native Dancer, Polynesian, Unbreakable, Sickle e Phalaris.

Ke Segredo (Punk), mãe de Real Secret, é irmã materna da espetacular Lazurita, e produziu também os clássicos Hypnotiseur e, principalmente, Nayara Gold.

Queen Shu, outra ganhadora clássica na geração

Em Cidade Jardim, no sábado, foi corrido o GP Henrique de Toledo Lara (GI), segunda prova da Tríplice Coroa paulista de potrancas, não tão interessante quanto a carreira onde os machos se enfrentaram. Estiveram em ação, nos 1.800 metros, cinco fêmeas de 3 anos, que devem, no mínimo, ser chamadas de promissoras.

Salvando as pules da companheira QUESTING NEW (Romarin), que não passou de um pálido terceiro lugar, QUEEN SHU, de ponta a ponta, conquistou expressiva vitória em bom estilo, a segunda e primeira clássica, juntando seu nome aos de Balada da Hora, Talenta, Mrs.Boss e Tout Est Bien, além da citada Questing New. Descontando muito, SALVE ELA (Pure Prize) terminou na dupla, a um corpo, com PRESENTE (Know Heights) em quarto. Muito longe, em último, BALLET BOLSHOI (Nedawi) completou o marcador. Não correram Dish Dash e Ijubinha.

Queen Shu, criação e propriedade do Haras São Pedro do Alto, foi igualmente pilotada por Ângelo Márcio Souza, é treinada por Alexandre Garcia Saldanha Correa e assinalou 1Â’49”722, na pista pesada.

Shudanz, pai da ganhadora, também pertence à mais notável linha paterna masculina, a de Phalaris, neste caso, via o trineto Northern Dancer, que pode ser assim descrita: Shudanz, Danzig Connection, Danzig, Northern Dancer, Nearctic, Nearco, Pharos e Phalaris. Entre os filhos de Shudanz no Brasil, devem ser citados Anna Cisei, Nascenza, Pepsi Cris, Savage, Helena de Birigui etc.

A mãe de Queen Shu, Ornella in Love, é filha de Nugget Point na excelente Garden of Love (Telescopico), múltipla ganhadora de grupo. Mais bem–sucedido que Shudanz, Nugget Point produziu um sem número de filhos clássicos, entre os quais, Links of Glory, Pellegrino, Nugget Filly, Griffe Equilia, Lady de Paris, Lorde Ache, Gil Blas, San Fermin etc.

Trip Over a caminho do Diana

Este ano, potrancas clássicas da nova geração, por motivos diversos não foram inscritas, mas o GP Carlos Telles e Carlos Gilberto da Rocha Faria (GII), corrido domingo, 6, no Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, pode ter revelado a nova líder da turma.

De ponta a ponta, TRIP OVER (Public Purse e Just A Winner, por Roy), mostrando muita valentia, dominou com autoridade as seis adversárias. Em bom esforço, no meio da reta, SEGURA PAIXÃO (Our Emblem) conseguiu formar a dupla, ficando distante dois corpos da vencedora. Com igual diferença, FASCINANTE DEMAIS (Arambaré) terminou em terceiro. INYATI (Mark of Esteem) chegou em quarto, próxima, e MASCHERA DÂ’ORO (Ski Champ) em quinto.

Criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras, a ganhadora foi dirigida por Jean Pierre e é treinada por Roberto Morgado Neto. Os 2.000 metros foram percorridos em 2Â’04”09, na grama leve, com cerca móvel.

Trip Over obteve a segunda vitória e primeira clássica em cinco apresentações. É irmã inteira de Really Winner, vitoriosa no GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (GI), e materna de Sobrevoando, que no páreo seguinte foi terceiro, no GP Doutor Frontin.

Time For Fun, bicampeão

No mesmo dia, na grama do Hipódromo da Gávea, foi disputado o GP Doutor Frontin (GII), reunindo seis bons corredores de 4 anos e mais idade, e que não deve ser considerado consolação do GP Brasil.

O triunfo, como esperado, coube a TIME FOR FUN (Yagli e Tarradine, por New Colony), favorito e competidor com melhores credenciais, que assim, conquistou o bicampeonato na prova. Sua vitória, entretanto, não foi fácil. Com mais alguns metros certamente teria sido ultrapassado por RICH AND FAMOUS (Know Heights), que descontava muito no final e perdeu por pescoço. Um pouco afastados, SOBREVOANDO (Wild Event) e RUTINI (Know Heights) terminaram a seguir, com KING LEONARDO (Lord Marcos) completando o placar. O vencedor tem 5 anos e os outros citados um ano mais novos. La Vendetta correu pouco.

O ganhador, criação do Haras São José da Serra e propriedade do Stud Yatasto, foi conduzido por Dalto Duarte e apresentado por Ronaldo Marins Lima. Para os 2.400 metros,  na pista leve, com cerca móvel, marcou 2Â’30”24.

Helena de Birigui surpreende favoritas

No sábado, em Cidade Jardim, foi realizado o GP Independência (Grupo III), para éguas de 3 anos e mais idade, em 1.000 metros, grama.

Num final emocionante, HELENA DE BIRIGUI (Shudanz e Lumma, por Polar Circle) atropelou nos instantes finais para ultrapassar RAINHA GUANABARA (Blade Prospector), ÚLTIMA PALAVRA (Dodge) e CORES DO BRASIL (First American). Foram pequenas as diferenças. NOTA DEZ (Hennessy) chegou a seguir, longe das quatro primeiras. Rainha Guanabara tem 3 anos e as outras quatro são um ano mais velhas.

Helena de Birigui, criação e propriedade do Stud Birigui, foi pilotada por Nelito Cunha e é treinada por Acedenir Gulart. Tempo, na pista pesada, 56”169.

Reta emocionante no Protetora do Turfe

Na quinta–feira, 3, no Hipódromo do Cristal, em Porto Alegre, aconteceu o tradicional clássico regional GP Protetora do Turfe (Grupo III), para produtos de 3 anos e mais idade, em 2.200 metros, areia.

Em boa demonstração, o favorito MY MAJESTY (Vettori e Beautiful Bee, por His Majesty), de 5 anos, atropelou desde o início da reta para ultrapassar NEW ROYALE (Coax Me Clyde), da mesma idade, por meio corpo. MANÉ GOL (Golden Voyager), igualmente de 5 anos, foi bom terceiro, embora sem ameaçar os dois primeiros, enquanto BRITISH NIGHTMARE (Public Purse), um ano mais velho, e REVERIE (Fast Gold), dois anos, foram quarto e quinto colocados. Um páreo para veteranos.

O vencedor, criação do Haras Old Friends e propriedade de Paulo Fernando Brown Meira, foi dirigido por Hilson Falero Santos e é treinado por Nilton Pires. Tempo: 2Â’18”8, na pista encharcada.

Tareco volta a vencer clássico

Ainda no sábado, em Cidade Jardim, foi disputado o Clássico Prefeito do Município de São Paulo (L), para produtos de 3 anos e mais idade, em 1.400 metros, grama.

Mostrando ter voltado à velha forma, TARECO (Rainbow Corner e Take Halo, por Southern Halo) atropelou com impetuosidade para dominar BOKER TOV (Ayrton S), por mais de um corpo, com FALCON MUSIC (Music Prospector) afastado em terceiro. HERICOAQUARA (Inexplicable) e CAPRICHO (Shudanz) completaram o marcador. O vencedor, ganhador de grupo em 2006, tem 6 anos, enquanto os outros quatro são dois anos mais novos.

Criação do Haras Campestre e propriedade do Stud Eternamente Rio, foi conduzido por Waldomiro Blandi e é treinado por Luiz Esteves. Tempo muito bom na pista pesada, 1Â’22”873.

Salle de Bain, galope de saúde

Na Gávea, no feriado de segunda–feira, 7, foi realizada a Prova Especial Independência, para éguas de 3 anos e mais idade, em 1.400 metros, grama.

Demonstrando grande capacidade de aceleração, a americana SALLE DE BAIN (Sky Mesa e Restraint, por Unbridled´s Song) deu um show, vencendo a galope. SKY PRINCESS (Wild Event), sua companheira de cocheira, com bom arremate final, formou a dupla. Próximas, DOURADA (Special Nash), DUCADOS (Arambaré) e LANÇA DOURADA (Yagli). ITAIA, suplente, foi retirada.

Salle de Bain, assim como a segunda colocada, são de criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras. Treinadas por Roberto Morgado Neto, a ganhadora foi pilotada por Jean Pierre e assinalou 1Â’24”91, na pista macia, com cerca móvel.

Avaliação das provas clássicas

O GP Ipiranga continua a receber campos de boa qualidade, com inscrições de potros em sua maioria altamente promissores. Certamente continua correspondendo à classificação de Grupo I.

O GP Henrique de Toledo Lara (GI) teve boas competidoras, apesar das ausências de Mrs.Boss, Balada da Hora, Talenta e Tout Est Bien.

O GP Carlos Telles e Carlos Gilberto da Rocha Faria (GII), apenas razoável. Estiveram ausentes True Classic, Lovely Carolina e Ópera Cômica.

Também ao GP Dr. Frontin faltaram alguns dos melhores cavalos cariocas, que recentemente correram o GP Brasil, de muito rigor. De forma sensata, estão sendo poupados para participar de provas mais importantes, revitalizados por merecido descanso.

O GP Independência (GIII) teve campo muito bom, com duas ganhadoras de prova do Grupo I.

O GP Protetora do Turfe continua oferecendo dotação pequena. Apenas R$ 5.000,00. Mesmo com o ”added” de R$ 3.030,00, não conseguiu atrair o interesse de proprietários de bons corredores paulistas e cariocas. Assim, continua sendo um clássico regional. Apesar da presença de dois ganhadores de grupo, foi no máximo uma Listed Race.

O Clássico Prefeito do Município de São Paulo (L), correspondeu à sua classificação. Sete inscritos, dois ganhadores clássicos.

Próximas atrações

Rio de Janeiro

Domingo acontecerá o GP José Carlos e João José de Figueiredo (GIII), em 1.600 metros, para produtos de 3 anos e mais idade, e sábado, o novo Clássico Sandpit, para 3 anos, em 2.000 metros. Ambos serão disputados na grama.

São Paulo

Fim de semana com três provas do calendário clássico: GP Ricardo Lara Vidigal (GIII), para produtos de 3 anos, e a Prova Especial Presidente Firmiano Pinto, para produtos de 4 anos e mais idade, ambos em 2.000 metros, areia. E, na grama, em 1.800 metros, o Clássico Imprensa (L), para éguas de 3 anos e mais idade.



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.294

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês