Ricardinho participa de torneio Jockey Challenge em Riad 19/02/2021 - 09h46min
O recordista mundial de vitórias, Jorge Ricardo, com 13.060 vitórias, representará o turfe brasileiro, no Torneio Jockey Challenge, hoje, em Riad, na Arábia Saudita. A competição conta com a participação de 14 jóqueis, sendo sete joquetas, em quatro provas nas distâncias de 1.800, 1.600, 1.400 e 1.200 metros, com dotações de U$ 100 mil, para cada uma. As montarias foram sorteadas e em entrevista coletiva à Imprensa local, o piloto falou sobre as possibilidades dos seus cavalos.
"É óbvio que não conheço os cavalos. A maioria tem 6 anos e são bastante pesados. Não haverá vantagem para ninguém. Estou muito contente de participar de um evento de tamanha grandeza, com a presença de alguns colegas famosos em todo mundo. Espero que tudo corra bem nesta experiência fantástica na minha vida. Se puder ter boa participação tanto melhor. Estou confiante de fazer um bom papel", resumiu sorridente, diante dos jornalistas, todos surpresos com a grandeza dos seus números conquistados nas pistas.
Frankie Dettori, considerado aqui a maior estrela, entre os participantes da Copa da Arábia, terá outras companhias ilustres, tais como Olivier Peslier, John Velásquez, Cieren Fallon e, por último, Irad Ortiz Júnior, convidado às pressas para substituir Ryan Moore, que não pode viajar devido as exigências sanitárias na Europa, por causa do Covid 19. Ao lado de tantos jóqueis famosos, Ricardinho tem deixado ótima impressão com o seu habitual carisma. O brasileiro até já recebeu convites para atuar em torneios de exibição na Itália e na França. Sem dúvida, um momento único na sua vida profissional, em pleno deserto saudita.
JORGE RICARDO, O CURRÍCULO DE UM GRANDE CAMPEÃO
A presença de Jorge Ricardo, em Riad, num torneiro internacional em que figuram alguns dos melhores pilotos do turfe mundial, se justifica plenamente. Ricardinho começou a montar em 1976, no Hipódromo da Gávea. E, nos últimos 45 anos, este carioca, do Leblon, torcedor do Botafogo, construiu carreira de alto nível, em que consta, entre outras coisas, o recorde mundial de triunfos. Nenhum dos seus colegas de profissão, em todo o planeta, passou mais vezes num disco de chegada. Agora, aos 59 anos, ele presenteia a nós turfistas, três vezes por semana, com a sua vivência nas pistas, o seu amor à profissão, a sua paixão inquestionável pela arte de montar. Um mito, como repete sempre o seu colega de profissão, Valdinei Gil. Talvez, seja melhor dizer, uma lenda, como afirma nas tribunas do prado carioca, o turfista de Niterói, Ronaldo Matoso Faillace. Confira, a seguir, os números deste autêntico orgulho do esporte brasileiro.
1 – Recordista mundial de vitórias – 13.060
2 – Recordista sul–americano de vitórias numa mesma temporada – 477
3 – Recorde semanal de vitórias na Gávea (RJ) – 16
4 – Recorde de vitórias numa mesma programação na Gávea (RJ) – 7
5 – Recorde de vitórias em estatísticas na Gávea (RJ) – de 1982 a 2.006 – 24 anos
6 – Quatro vezes campeão da estatística na Argentina – 2007, 2008, 2011 e 2012
7 – Vencedor do GP Latino–americano de Jockeys Clubs – cinco vezes
8 – Vencedor do GP Carlos Pellegrini – 3 vezes
9 – Vencedor do GP Brasil – 2 vezes
10 –Vencedor do GP São Paulo – 2 vezes
11 – Vencedor do GP Cruzeiro do Sul – 7 vezes *
*Segundo pesquisa realizada na Argentina por especialistas em estatísticas, Jorge Ricardo passou a maior parte de sua vida montado nos cavalos de corrida. Ou seja, o cidadão, Jorge Antônio Ricardo, esteve mais tempo treinando ou competindo nas raias, do que em pé, para caminhar, correr, ou, deitado para dormir e descansar. E, talvez por isso, ele seja tão feliz. A cada segundo que respira, ele usufruiu intensamente da sua maior paixão.
por Paulo Gama |