Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Ombak Bagusse – Haras Clark Leite

Natural Champion – Coudelaria Jessica

Jorge Cassas – Ronaldo Cramer Moraes Veiga

Bebê Francês – Stud Ilse

Kurdish – Stud Capitão

Mem Cade Ce – Stud Verde

Muguruza Bunny – Haras do Morro

Danger Love – Stud Palura

Verso e Prosa – Stud Ilse

Johnny Blue – Stud Elle et Moi

Hammana – Stud Verde

Bebe Belo Brummel – Stud Ilse

Mac Bol – Jorge Olympio Teixeira dos Santos

Hunter – Stud Everest

Natural Champion – Coudelaria Jéssica

Joka Tango – Stud Lagoa 26

Mem Cade Ce – Stud Verde

Gladiador Acteon – Stud HRN

Furacão – Stud Ilse

Maestro da Serra – Stud Cajuli

Jorge Cassas – Ronaldo Cramer Moraes Veiga

Ghoul – Stud Verde

Energia Istambul – Stud Ilse

Madame Renata – Stud Palura

Luigi Bros – Haras do Morro

Over–Mint – Ronaldo Cramer Moraes Veiga

Ghoul – Stud Verde

Mem Cade Ce – Stud Verde

Gladiador Acteon – Stud HRN

Joka Tango – Stud Lagoa 26








Setembro | 2018

Páreo Corrido, por Paulo Gama
11/09/2018 - 09h37min

L. ESTEVES, UM CEARENSE DE CASCAVEL, QUE FAZ HISTÓRIA NA GÁVEA

No município de Cascavel, a cerca de 65 quilômetros de Fortaleza, nasceu Luís Esteves, um cearense corajoso, destemido e que veio para o Rio de Janeiro em busca do sucesso. Tentou a profissão de jóquei, mas foi apenas regular. Porém, na carreira de treinador, ele vem se mostrado brilhante e talentoso. Por isso, nos últimos tempos, tem feito história no turfe carioca. Aos 56 anos, Esteves teve o privilégio de comemorar nesta temporada o bicampeonato do Grande Prêmio Brasil, através de Quarteto de Cordas, depois de ter levantado a prova pela primeira vez, no ano passado, com Voador Magee. Irreverente, franco e direto, ele explica os segredos de um resultado tão expressivo.

“A gente aprende muito na observação dos cavalos, no dia a dia da profissão. As respostas são dadas por eles, no seu comportamento na raia e na cocheira. Não existe fórmula mágica. Cada puro-sangue tem a sua individualidade. E nem sempre os treinos que servem para uns são adequados para outros. A gente tem que entender o que eles querem e dar a cada um o ritmo desejado por ele. Aprendi isso, nos meus tempos de jóquei, quando trabalhei e montei para o saudoso João Luiz Maciel. Ele era um fenômeno. Um gênio! E como eu não sou burro, e sabia que um dia poderia exercer esta profissão, tratei de olhar com atenção tudo o que ele fazia”, admite.

Luís Esteves reconhece também, que o seu resultado na profissão de jóquei nem de longe se compara ao que tem obtido como treinador. Porém, recorda com saudade dos tempos em que montou para os Haras São José e Expedictus, e destaca Ozanan, como o melhor corredor que teve o privilégio de conduzir. “Este corria demais. Saía dos boxes furioso e apesar da velocidade espantosa quebrava muito pouco nos metros finais. A oportunidade de montar para esta farda foi algo inesquecível na minha vida. Tenho um carinho especial pelo Doutor Linneo de Paula Machado, a quem considero um dos meus maiores incentivadores para abraçar a profissão de treinador. O outro está comigo há muito tempo. É o Luís Felipe Brandão, do Stud Eternamente Rio”, afirma.

Luís Esteves abre um capítulo à parte para a sua mulher, a veterinária Adriana Lioi, que segundo ele, é uma companheira compreensiva, inteligente e acima de tudo, profunda conhecedora dos puros-sangues. “Estamos juntos há 20 anos, e boa parte de tudo que venho conquistando posso garantir ter a participação dela. Sou pessoa de temperamento difícil e forte. Um cara xucro. Ela me ajuda muito neste aspecto”, reconhece emocionado, e com os olhos marejados. 

PURO-SANGUE MELHOR APRESENTADO

Júlio César Sampaio deu as cartas esta semana. Um show na apresentação dos seus pensionistas. E também a demonstração de intimidade com a tabela de chamadas dos páreos. Inscrições inteligentes e nas provas adequadas. Entre tantos puros-sangues bem apresentados destaco Regal Dionysus, do Haras Princesa do Sul. Fez galope de apresentação vistoso e imponente. Com direção inspirada de  ngelo Márcio Souza obteve bela vitória sobre os adversários.

JOQUEADA DA SEMANA

A escolha não foi nada fácil. Mas, o experiente Carlos Geovani Lavor está voando. Forma atlética invejável e cálculo de corrida espetacular. No dorso da potranca Kassie’s Angel, do Stud Eternamente Rio, e preparo de Luís Esteves, ele baixou a biblioteca. Correu de alcance, nas últimas posições, fez o percurso todo por dentro, junto à cerca interna, e continuou por ali até os 400 metros finais. Arrancou por fora a sua pilotada e fez uma partida curta e decisiva para alcançar as rivais em cima do laço. Espetacular! Vale a pena ver também o desempenho de Leandro Henrique, em Enólogo, Valdinei Gil, em Super Kowboy, e Wesley Silva Cardoso, no dorso de Saga Olímpica. Todas elas, direções bastante inspiradas.

ESPECIALISTAS

Dizer que os puros-sangues são atletas é o óbvio ululante. Entretanto, em determinadas ocasiões, eles comprovam este fato de forma cabal e indiscutível. Em dois momentos, desta semana, dois especialistas comprovaram as suas condições inequívocas para percursos diferentes. Foi o caso de Enólogo, do Stud Sweet Dani, na Prova Especial Quiproquó. Na oportunidade esbanjou fôlego de maratonista, e deu-se ao luxo de dar peso aos rivais, como se fosse um queniano ou um etíope, nas maratonas de rua mundo afora. E, Ghoul, do Stud Verde, de volta ao tiro curto, depois de tentar uma aventura na milha. Parecia estar num desenho animado da TV. Feliz e saltitante, como se fosse o Coelhinho Ricochete ou o Papa Léguas, a esnobar os vilões que tentavam em vão alcança-lo. 




<< Anterior Próxima >>










12.932

12.844

















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície

Haras Vale do Stucky

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão

Stud Cariri do Recife

Stud Elle Et Moi

Stud Everest

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês