Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Taking Flight - Haras Clark Leite

Alumbrado - Jorge Olympio / Sergio Buzato

Roda Gigante - Haras Figueira do Lago

Tears Of Joy - Haras Clark Leite

Espartano - Jorge Olympio Teixeira dos Santos

Espartano - Jorge Olympio Teixeira dos Santos

L’ Ente Supremo - Coudelaria Atafona

Je T’Aime - Stud Rotterdam

Pagliaro - Coudelaria Atafona

Last Fantastic - Stud Verde

Sinceridad - Stud Rotterdam

Roderic Lius - Stud H & R

Megamente - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Je T’aime - Stud Rotterdam

Roderic Luis - Stud H & R

A Reason To Live - Coudelaria Atafona

Jackson Pollock - Stud Verde

Power Up - Haras Figueira do Lago

Que Noble - Coudelaria Atafona

Online - Stud Verde

Tears Of Joy - Haras Clark Leite

Rufinos - Stud Verde

Mr. Boss - Stud H & R

Maroon Five - Stud H & R

Mandrake - Stud H & R

Orla de Ipanema - Stud H & R

Plano de Fuga - Coudelaria Atafona

Leste - Stud Verde

Jackson Pollock - Stud Verde











Colunista:

Provas de Grupo, por Ivamar
07/11/2006 - 19h01min

A vez de NAYARA GOLD

O GP Presidente Sílvio Álvares Penteado (GIII), Copa dos Criadores, realizado sábado, em Cidade Jardim,  para fêmeas de 3 anos e mais idade, em 2.000 metros, recebeu inscrições de seis éguas de 4 anos, duas de 3 e uma de 5.

Houve predomínio total das 4 anos. Em continuação às mudanças de nomes que dominam há algum tempo esse tipo de enturmação, agora venceu, por quase dois corpos, a tordilha NAYARA GOLD (Know Heights E Ke Segredo, por Punk), deixando na dupla NORTHERN SNOW (Royal Academy). Em terceiro e quarto, próximas da segunda, NHECOLANDIA (Purple Mountain) e NOVA LEI (Know Heights). BARRA SECRET (Blush Rambler) completou o marcador, enquanto as 3 anos correram pouco.

Nayara Gold, segundo êxito em prova de grupo, criação do Haras Ponta Porã e propriedade do Stud Raça, foi dirigida por Waldomiro Blandi e é treinada por Marcos Guimarães Campos. A distância, na grama pesada, com cerca móvel a 12 metros, foi percorrida em 204 ”264, tempo pior do que o do segundo páreo. A mãe da vencedora é irmã materna da campeã Lazurita.

Happy Girl ganha prova tecnicamente fraca

Também sábado, aconteceu em Cidade Jardim a nova Prova Especial Garbosa Bruleur, prestigiada por cinco proprietários de potrancas de 3 anos. Idolatrada e Palpitante, que poderiam correr com boas possibilidades, foram inscritas na prova de grupo realizada no mesmo dia.

Venceu, em bonita atropelada, por meio corpo, HAPPY GIRL (Trempolino e Ta Na Hora, por Legal Case), com FAZ DE CONTA (Nedawi) na dupla. Afastadas, no complemento do marcador, ARMY SWEET (Rêve Doré), ARABESQUE (First American) e AGUAÍ (Yagli). Páreo tecnicamente fraco.

Happy Girl, criação e propriedade do Haras Torrão de Ouro, foi pilotada por Sílvio Generoso e é treinada por Altair Oliveira. Para os 2.400 metros, na grama pesada, com cerca móvel a 12 metros, assinalou 2Â’36”003.

Sarissa sai de perdedora em clássico

Domingo, o Hipódromo da Gávea foi palco da realização da Prova Especial Presidente João Goulart, para potrancas de 3 anos, em 1.600 metros, uma das muitas da temporada clássica na mesma distância do GP Henrique Possolo (GI), que será disputado no princípio do ano que vem.

Na segunda apresentação, levando vantagem no peso por ser perdedora, triunfou SARISSA (Music Prospector e Sylicon Purple, por Purple Mountain), de ponta a ponta, com rara facilidade. As outras quatro não impressionaram. Na dupla terminou ROSA DO BREJO (Roi Normand), completando o marcador HARMONY OF CORD (Bright Again), LA BOURDE (Monsieur Renoir) e APÓLICE GLOBAL (American Gipsy).

Sarissa, criação da Agro Pastoril Tibagi Ltda. e propriedade do Stud Estrela Energia, que obteve mais quatro triunfos na programação, teve a direção de Marcello Cardoso e é treinada por Cosme Morgado Neto. Para o percurso, na areia macia, assinalou 1Â’42”25. Trata–se de irmã inteira de Heart Alone, velocista com vitória em Grupo I..

Orgulho Paraguaio deixa ótima impressão

Sábado, foi realizada no Hipódromo da Gávea a Prova Especial Heitor de Lima e Silva, para produtos de 3 anos e mais idade, em 1.200 metros, areia, mais um páreo da temporada clássica sem nenhuma importância.

Em que pese a fraqueza dos concorrentes, considero expressiva a vitória (terceira, em quatro atuações) de ORGULHO PARAGUAIO (Punk e Brenda´s Storm, por Combé). Simplesmente esmagou os rivais, vencendo por quase seis corpos. Em bom segundo finalizou HOMERITO (Fritz), bem à frente de PATROUILLEUR (Dodge). Completaram o marcador DON CHICO (Dubai Dust) e PONTO E BANCA (Music Prospector). O vencedor é potro de 3 anos, e os demais colocados têm 4. Registre–se que Orgulho Paraguaio ganhou apesar de chegar sentindo o anterior direito.

Criação do Haras Ponta Porã e propriedade do Stud Palura, foi conduzido por Alex Mota e é treinado por Manoel Renato Lopes. Os 1.200 metros, na pista pesada, foram corridos em 1Â’11”12, um bom tempo.

Próximas atrações

São Paulo

Sábado perfeito (para os turfistas) no Jockey Club de São Paulo, com a realização de quatro grandes carreiras: GP Derby Paulista (GI), para produtos de 3 anos, 3ª prova da Quádrupla Coroa, das mais tradicionais do Calendário Clássico brasileiro, o novo GP J.Aiscan (GIII), para produtos de 4 anos e mais idade, em 2.400 metros, e ainda dois clássicos, um na milha e outro no quilômetro, todos na grama.

O Derby, cuja importância qualquer turfista conhece, está entre as carreiras almejadas por qualquer criador. Em quase todas as partes do mundo, na clássica distância dos 2.400 metros, como o de Epsom, na Inglaterra, é sempre ansiosamente aguardado. Ultimamente, alguns dos melhores potros da geração, à época do Derby Paulista, já foram exportados, procurando dotações à altura de suas categorias. Isso aconteceu este ano com Tudo Azul e Yorokobi, da mesma maneira como acontecera com Byzantium, Durban Thunder, Lamor etc.

Os campos das provas, por esse motivo, têm sido marcados pelo equilíbrio, o que novamente acontece. Cold Caiçado, Fuco e Alcazar, pelas atuações mais recentes, são os melhores nomes da carreira, pois devem gostar do aumento da distância, ao contrário de Quick Road. Vários outros candidatos também podem surpreender, entre os quais Esporte do Reis, em evolução. 

Em 1.600 metros, será corrido o GP Governador do Estado (GII), presente o ganhador da Milha Internacional carioca, Quick Gipsy. A carreira contará em seu campo com outros ganhadores de grupo, como O Dragão, Ojos Claros, San Fermin, Starve Runner e Serial Winner. E nela estão potros de 3 anos que podem, perfeitamente, fazer uma surpresa. Páreo digno de sua classificação, e importante também por servir de teste para a Milha Internacional argentina.

Os velocistas disputarão os 1.000 metros do também tradicional GP Proclamação da República (GII).  Na distância, o páreo parece estar à mercê dos 3 anos Quartieri, Kik–Malo, Todas as Flores e Sussex.

A nova prova clássica em 2.400 metros, para produtos de 4 anos e mais idade, que se assemelha à Coronation Cup, GP J.Aiscan, é classificada como Grupo III. Nela será novamente apresentado Top Hat, que desta vez enfrentará adversários mais fortes, como Naperon, Paraguaio e Coração de Vidro.

Potros e potrancas de 2 anos (os mais adiantados, espera–se) disputarão, na grama, os 800 metros de uma carreira recentemente criada, a Prova Especial Estréia.

Rio Grande do Sul

A jornada mais importante do turfe gaúcho acontecerá esta semana, lamentavelmente coincidindo com o Derby Paulista. Assim, vários potros paulistas e cariocas que poderiam, há muito, ser inscritos na sua prova máxima, o GP Bento Gonçalves (GI), não o são. Em 2.400 metros, areia, no máximo um páreo de Grupo II. O melhor cavalo paulista na distância, Top Hat, preferiu correr um Grupo III em São Paulo. Os mais credenciados são Power Topten e Gary Stevens. Também serão realizadas uma prova Listed, para milheiros, e uma para velocistas. Fraquíssimas, tecnicamente.

Rio de Janeiro

Semana sofrível no Rio. Sábado será realizado o Clássico Ernani de Freitas (L), para potros de 3 anos, que pode ser considerado o primeiro dos testes para a primeira prova da Tríplice Coroa carioca, GP Estado Rio de Janeiro (GI). Geralmente, bons potros são inscritos, o que não acontece este ano, surpreendentemente.

Domingo será a vez da Prova Especial Gustavo Philadelpho Azevedo, na distância de 1.600 metros, areia, com campo apenas razoável.

CONVERSA COM OS TURFISTAS

Rei morto, rei posto

Com a vitória do argentino INVASOR na BreedersÂ’ Cup Classic e o fracasso de HURRICANE RUN na BreedersÂ’ Cup Turf, fiquei ainda mais convicto de que cavalo de corrida, craque, tem de ser levado com muito carinho, muito cuidado.
 
Como todos sabem, o excelente filho de Montjeu foi levado a fazer campanha desastrosa a partir do dia 10 de setembro deste ano, quando correu o Prix Foy, do Grupo II, aparentemente para se preparar para o Arco do Triunfo. Mesmo perdendo o Arco, viajou à Irlanda para atuar no Champion Stakes, voltando a perder. Agora, sábado último, dia 4, nos Estados Unidos, participou da quarta corrida seguida, de páreos rigorosos, enfrentando alguns dos melhores corredores do mundo. Sucumbiu, como não podia deixar de acontecer, considerando–se que é de carne e osso, e não de ferro.

Enquanto isso, o não menos excelente puro–sangue argentino ficou treinando, com seus responsáveis aguardando o grande festival do turfe americano. Dele participando, assim, com as energias intactas, ganhou e passou a ser o n° 1 do turfe mundial (juntamente com Rail Link, vencedor do Arco) e o provável favorito da próxima Dubai World Cup. Ao mesmo tempo, Hurricane Run perdeu a posição (conquistada no King George & Queen Elizabeth Stakes), não por sua culpa, logicamente.

Invasor valorizou ainda mais a criação argentina e o reprodutor Candy Stripes (Blushing Groom e Bubble Company, por Lyphard). Candy Stripes, é bom lembrar, no ano passado quase inscreveu seu nome na BreedersÂ’ Cup Mile por intermédio de seu filho, brasileiro, Leroidesanimaux, favorito e segundo colocado.

Registre–se, por oportuno, que a linha materna de Invasor é predominantemente argentina. Quendom, sua mãe, é filha de Interprete (Farnesio) em Queen of Victory, por Cipayo e Twitch Crown, todos argentinos.



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.290

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês