Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Taking Flight - Haras Clark Leite

Alumbrado - Jorge Olympio / Sergio Buzato

Roda Gigante - Haras Figueira do Lago

Tears Of Joy - Haras Clark Leite

Espartano - Jorge Olympio Teixeira dos Santos

Espartano - Jorge Olympio Teixeira dos Santos

L’ Ente Supremo - Coudelaria Atafona

Je T’Aime - Stud Rotterdam

Pagliaro - Coudelaria Atafona

Last Fantastic - Stud Verde

Sinceridad - Stud Rotterdam

Roderic Lius - Stud H & R

Megamente - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Je T’aime - Stud Rotterdam

Roderic Luis - Stud H & R

A Reason To Live - Coudelaria Atafona

Jackson Pollock - Stud Verde

Power Up - Haras Figueira do Lago

Que Noble - Coudelaria Atafona

Online - Stud Verde

Tears Of Joy - Haras Clark Leite

Rufinos - Stud Verde

Mr. Boss - Stud H & R

Maroon Five - Stud H & R

Mandrake - Stud H & R

Orla de Ipanema - Stud H & R

Plano de Fuga - Coudelaria Atafona

Leste - Stud Verde

Jackson Pollock - Stud Verde










Colunista:

GP Paraná, a grande atração da semana
14/12/2005 - 01h39min

A grande atração turfística da semana será no Paraná, mais precisamente no Hipódromo do Tarumã, em Curitiba, o GP Paraná (GI), uma das duas provas importantes realizadas, no Brasil, na pista de areia (a outra, como todos sabem, é o GP Bento Gonçalves, disputado no Rio Grande do Sul). Com dotações, até certo ponto, atraentes (em termos de Brasil), conseguiu o Jockey Club do Paraná formar bons páreos.

Na prova principal, quatro cavalos de bom nível e em ótima fase estarão presentes: o irlandês Thompson Rouge, Deuteronômio e Fort Bird, vencedores de prova do Grupo II, e K´marote, fácil ganhador de Provas Especiais. Afinal, um ótimo GP Paraná.  

No mesmo dia, será disputada a mais importante milha paranaense, assim como a mais importante prova de velocidade (em 1.200 metros). São, respectivamente, o Clássico Presidente da República (L), onde haverá um pega imperdível entre Smart Club e Nelore Porã, e o Clássico Delegação do Jockey Club de São Paulo (L), quando Eldorado Dodge tentará manter a invencibilidade no Tarumã, diante, nada mais, nada menos, de Old Gipsy.

São Paulo

Sábado, na grama de Cidade Jardim, será realizada carreira destinada a éguas de 3 anos e mais, o GP Thomaz Teixeira de Assumpção Júnior (GIII), este ano, pela proximidade com a primeira prova da Tríplice Coroa carioca, servindo de seletiva para a importante prova. E, considerando as recentes vitórias de Nayara Gold e Offa, é justamente uma potranca, Nova Lei, a força. As mais velhas Sables D´Or, Anna Cisei, Bella Cy, Girl Night, Ster Barak e Violent Passion tentarão impedir seu triunfo. Foram inscritas 13 éguas e quatro potrancas. 
 
Rio de Janeiro

Domingo na Gávea, éguas de 3 anos e mais idade se defrontarão nos 1.200 metros da Prova Especial João e Jorge Jabour. A prova servirá para que Umaita Hill dê mais um passeio remunerado na raia de areia.

SINISTRO ganha com pequena vantagem

Domingo, o Jockey Club Brasileiro, no Hipódromo da Gávea, realizou o GP Almirante Marquês de Tamandaré (GIII), na milha e meia, grama, para produtos de 3 anos e mais idade. Uma prova que, geralmente, reúne os melhores cavalos cariocas que não se aventuram a participar do GP Carlos Pellegrini. Este ano, o único em treinamento no Rio, com credenciais para ir à grande carreira Argentina, seria o 5 anos Sinistro.

E confirmando a indiscutível superioridade diante de adversários muito inferiores, SINISTRO (Mensageiro Alado e Lady Tell You, por Time For A Change) venceu. Seu triunfo, entretanto, foi obtido com enorme dificuldade, sinalizando que está precisando de um descanso a fim de não deslustrar sua ótima campanha. Ficou muito tempo sem passagem na reta, junto à cerca interna, e quando a conseguiu quase já era tarde. PARAGUAIO (Baynoun), de 4 anos, mostrando sensíveis progressos, foi o segundo colocado, à diferença mínima. Disputando as terceira e quarta posições, terminaram, na ordem, a três corpos do vencedor, GABARITO (Fast Gold), de 6 anos, e DON PIAZZOLLA (Roi Normand), de 5. Completou o marcador outro 5 anos, AL AJAMI (Bright Again), que liderou a prova até os 500 metros.

Sinistro, criação do Haras Santa Ana do Rio Grande e propriedade do Stud Raça, foi pilotado por Luiz Duarte, é treinado por Mario Rodrigues de Campos e marcou 2´33”4, na pista encharcada. Foi a 18ª corrida de sua campanha e a oitava vitória (duas comuns, uma de pesos especiais, duas do grupo III e três do grupo II). Só entrou descolocado no GP Brasil de 2004 (sexto) e no acidentado GP São Paulo deste ano. O pedigree de Sinistro é muito bom. Sua mãe produziu também, entre outros, Top Size, ganhador de prova do Grupo I, e a avó, Love You Dear, é irmã materna do tríplice coroado americano Affirmed. 
  
NABOA: triunfo com autoridade

Sábado, no Hipódromo da Gávea, foi realizado o Clássico Armando Rodrigues Carneiro (L), para éguas de 3 anos e mais idade. Sendo na milha, distância da primeira prova da Tríplice Coroa, poderia atrair proprietários de algumas fêmeas de 3 anos. Mas, não há jeito. O desinteresse por clássicos na areia (pelo menos de proprietários de produtos da nova geração) é impressionante. 

Sem inscrição de potrancas, o páreo ficou restrito a éguas de 4 anos e mais idade, boas, mas sem credenciais para atuar com sucesso em prova de grupo. A vitória pertenceu a NABOA (Patio de Naranjos e Witch Connection, por Danzig Connection), de 4 anos, a favorita. Em segundo, a mais de três corpos, a argentina, de 5 anos, FILHA LINDA (Romanov) que, por sua vez, deixou a terceira, LADY BETONA (Spring Halo), de 4 anos, a dois corpos, esta pouco à frente de LUA PRETA (Dubai Dust), de 4, e MAKENJI (Patio de Naranjos), de 5.

Naboa, criação da Agropecuária e Haras Roll Ltda., e propriedade do Stud Phoenix de Ouro, foi dirigida por Marcelo Cardoso, é treinada por Dulcino Guignoni e marcou 1´41”, na pista leve. Em 18 atuações, obteve cinco vitórias, três da programação clássica. Correu apenas duas vezes na grama, chegando descolocada.

MESTRE COLONY
derrota MANAÚ, mas é desclassificado

O Jockey Club de São Paulo realizou, sábado, a Prova Especial Nelson de Almeida Prado, para produtos de 3 anos e mais idade. Três cavalos e dois potros foram inscritos para abordar os 1.500 metros, na grama.

Infelizmente, o altamente promissor Nelore Porã, de 3 anos, não foi apresentado, perdendo a prova sua maior atração. O carioca MANAÚ (Royal Academy e Parsonage, por Falcon Jet), de 4 anos, depois de lutar em toda a reta (emocionante, por sinal) com MESTRE COLONY (New Colony), de 5, foi suplantado pelo adversário, por diferença mínima, mas após reclamação de seu piloto, Rodrigo Dias Lepre dos Santos, e verificação do filme, foi aclamado vencedor. Em terceiro, um pouco afastado, o 3 anos TURNOVER (Midnight Tiger), e em último GITANESCO (Ski Champ), muito longe, mas ganhando colocação clássica.

Manaú, criação e propriedade do Stud TNT, marcou 1´29”271, na pista leve, sendo treinado no Rio por Eduardo Garcia. A avó materna do ganhador, Court Lady (Locris), foi ótima corredora (ganhadora de grupo) e reprodutora. Produziu Onefortheroad (Ghadeer), ganhadora do GP Diana paulista, entre outras provas, e que, por sua vez, é mãe do ótimo Ay Caramba (Roi Normand). Court Lady é, ainda, irmã inteira da excelente Remember.    

SOUTHAMPTON
não deu confiança aos adversários 

Ainda no sábado, o Jockey Club de São Paulo realizou a Prova Especial Almirante Joaquim Marques Lisboa–Marquês de Tamandaré, também para produtos de 3 anos e mais idade, só que em 1.300 metros e na areia.

Páreo fraco, compensado pela ótima exibição do muito bom arenático, de 4 anos, SOUTHAMPTON (Midnight Tiger e Validness, por Dark Brown), que vinha de boas corridas em distâncias maiores, e uma parada. Seu convincente triunfo foi conquistado quase de ponta a ponta, por aproximadamente seis corpos. Em bom segundo terminou o potro PHENOMENAL DODGE (Dodge). Os demais não impressionaram. Em terceiro, quarto e quinto, na ordem, BELGRADO (Irish Fighter) e SHARMMA (Choctaw Ridge), de 5 anos, e LAGOSTIM (Mensageiro Alado), de 3.

Southampton, criação e propriedade do Haras Figueira do Lago, marcou tempo espetacular: 1´14”749, na pista macia, arranhando o recorde de Blade Prospector. Foi dirigido por Antônio Queiroz e é treinado por José Luiz Aranha.

Tomorrow Morning domina fraca Prova Especial
    
Domingo, no Hipódromo de Cidade Jardim, o Jockey Club de São Paulo realizou a Prova Especial Jockey Club São Vicente, para éguas de 3 anos e mais idade, em 1.000 metros e na grama.

Com as retiradas de Bombilla e Estrela Maior, TOMORROW MORNING (First American e Rolette, por Most Welcome), que já era a força, ficou absoluta. Sua vitória, porém, não foi fácil como se esperava. ANDORRA (Ayrton S) e CRYSTAL DODGE (Dodge), que comandaram as ações, só se entregaram nos metros finais. Perto, em quarto e quinto, AUGUSTA GIRL (A Good Reason) e  SPECIAL ANA (Special Nash). Entre as cinco, só Crystal Dodge não é potranca de 3 anos.

Tomorrow Morning, criação e propriedade do Haras Figueira do Lago, marcou 56”562, na pista pesada, tempo apenas regular. Foi dirigida por Nelito Cunha e é treinada por José Luiz Aranha.
 

 

 



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.293

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês