









Colunista:
Floreando, por Milton Lodi 07/06/2012 - 11h20min
NOTÍCIAS DE GARANHÕES PARA 2012
Como de hábito, os criadores brasileiros estão se preparando para a temporada de coberturas de 2012. Três brasileiros de boa qualidade vão se iniciar.
Desejado Thunder é um velocista de ótimo padrão que correu 21 vezes, venceu 15, inclusive dois Grupo 1, e colocou–se nas outras 6 provas. Foi o melhor velocista de sua época, e teve interrompida em definitivo a sua campanha nas pistas por ter fraturado o sesamóideo do anterior direito, em sua décima quinta vitória. É um filho de Durban Thunder, um dos melhores garanhões nacionais em atividade no Brasil, com ênfase até a milha. A mãe de Desejado Thunder é uma filha de Spend A Buck. Desejado Thunder, que é de propriedade do Stud Alvarenga, vai ficar no Haras Bagé do Sul.
Mr.Nedawi, após vencer provas clássicas no Brasil, como os G.G.P.P. Piratininga, Antonio Correa Barbosa, C.P.C.C.S.P., Oswaldo Aranha e Paraná, foi para a Argentina onde venceu por duas vezes o Dardo Rocha (La Plata) e o José Pedro Ramírez (Maroñas, Uruguai), no total de 7 provas importantes para o Brasil. Correu 41 vezes, obteve 16 vitórias. É de criação do Haras Old Friends, em Bagé (RS), e de propriedade do Stud Hole In One, e vai iniciar–se na reprodução no Haras Vale Verde (SP). Mr.Nedawi é um filho de Nedawi em égua norte–americana filha de Spend a Buck.
Outro bom nacional a ingressar na reprodução em 2012 é Fluke, que iniciou–se nas pistas brasileiras, sendo ganhador de Grande Prêmio aos 2 anos, e após mostrar muita qualidade, foi fazer campanha nos Estados Unidos, onde continuou vencendo e se colocando em provas graduadas. Terminou a campanha como corredor com 16 inscrições, 7 vitórias e 6 segundos lugares. É um filho de Wild Event em filha de De Quest, de criação e propriedade do Haras Doce Vale, e ingressará na reprodução em seu haras de origem. Esse Fluke, ganhador de mais de 600 mil dólares em prêmios, é uma das maiores promessas.
No plano internacional, uma esplêndida notícia. Um filho na primeira geração de Manduro de nome Bonfire, venceu o Dante Stakes (G.2), em 2.100m, prova preparatória para o Derby de Epsom. É bom lembrar que na estação de monta do segundo semestre de 2011, Manduro cobriu cerca de 120 éguas em Bagé, estacionado no Haras Santa Ana do Rio Grande. Voltou para a Irlanda em meados de dezembro. O Darley Stud, do Sheikh Mohammed, ante as especiais perspectivas de Manduro na reprodução, determinou que o cavalo não saia do seu domicílio nem mesmo para a Austrália e/ou Estados Unidos, onde o Sheikh tem grandes investimentos em atividades turfísticas. Manduro é hoje uma das preciosidades do turfe mundial.
Para São Paulo, precisamente para o Haras São Quirino, virá Shirocco, irmão paterno de Manduro e que fez a monta de 2010 no Haras Santa Ana do Rio Grande, em Bagé, e a de 2011 no Haras Santa Rita da Serra, no Paraná.
Em condições de perspectivas normais, o chefe de raça nº. 128 no mundo em todos os tempos, o alemão Monsun, deverá finalizar o ano de 2012 com cerca de 480 reprodutoras cobertas no Brasil, através de três estações de Shirocco e uma de Manduro. Com um índice de prenhes verificado em 2010 e 2011 desses dois alemães, em torno de 90%, pode–se prever um aproveitamento efetivo de aproximadamente 380 produtos. Se admitirmos um nascimento da ordem de 50% de fêmeas, isto é, 190 potrancas, pode–se avaliar a grande melhoria do padrão de qualidade do plantel brasileiro de éguas.
Para ocupar o lugar de Manduro em 2012, o grupo de criadores que em “shuttle” traz sangues de altíssima qualidade, no Santa Ana ficará alojado para a monta 2012, Roderic O’Connor, o primeiro filho macho do extraordinário Galileo a vir para o Brasil. Nos dois anos anteriores vieram cavalos do Darley Stud, e nesse ano vem da Ballyhane Stud. A mãe de Roderic O’Connor é ganhadora clássica, e tem especial linha materna. O novo garanhão, nascido em 2008, correu somente 6 vezes, com 3 vitórias, um 2º e um 3º. Aos 2 anos venceu o Criterium Internacional de Saint–Cloud na França, prova de Grupo 1 em 1.600 metros. Foi 2º no Dewhurst Stakes, em Newmarket, em 1.400m para o fenomenal Frankel. Aos 3 anos ganhou os 2.000 Guinéus da Irlanda (G.1 – 1.600m). Essas foram as suas principais performances. É de se notar que esse especial milheiro, em sua clássica linha feminina, tem como terceira mãe a melhor potranca de 3 anos da Inglaterra, Durtal. Roderic O’Connor é um clássico milheiro, filho do consagrado Galileo (Sadler’s Wells) em égua ganhadora clássica da linha de Durtal. O avô materno de Roderic O’Connor é o esplêndido Danehill.
Para o Haras San Francesco, de São Paulo, vem Holy Roman Emperor, que correu 7 vezes para ganhar 4 e tirar 2 segundos. Ele venceu o Grande Criterium na França (Prix Jean Luc Lagardere, Grupo 1), aos 2 anos, e também, aos 2 anos na Irlanda o Phoenix Stakes, Grupo 1. Ganhou mais uma prova de Grupo 1, e segundos em Grupos 1 e 2. O pedigree do Holy Roman Emperor é moderno. O pai Danehill é um dos de maior sucesso nos tempos recentes, tendo pela linha alta, através do ótimo veículo Danzig, o extraordinário avô Northern Dancer. A égua mãe de Holy Roman Emperor é uma Secretariat em filha de Northern Dancer, fazendo com que Holy Roman Emperor apresente um imbreeding de 3x3 sobre o super Northern Dancer.
O Haras Cima, do Paraná, vem trazendo Silver Train, que vai fazer a monta nas terras do antigo Haras Pemale. Silver Train correu 17 vezes, obtendo 6 vitórias, 3 segundos e 4 terceiros em provas de velocidade. Levando 1,2 milhão de dólares em prêmios, inclusive com vitórias em provas de Grupo. Silver Train é um filho de Old Trieste, um A.P. Indy (Seattle Slew), em égua por Cormorant. Silver Train visa produtos de distâncias curtas.
Para o Rio Grande do Sul, há poucos anos havia sido importado Artax, considerado um super velocista. Ficou estacionado na região de Júlio de Castilhos, e desde logo foi muito prestigiado pelos criadores que objetivam pencas e provas de velocidade. Com a prematura morte de Artax, os gaúchos importarão para substituí–lo Benny The Bull, que correu 20 vezes alcançando 9 vitórias, 3 segundos e 2 terceiros, e prêmios de mais de 2,3 milhões de dólares. Nascido na Flórida, correu dos 4 aos 6 anos. Venceu e colocou–se em Handicaps graduados. Apresenta pedigree diferente do que se está habituado no Brasil, com nomes de velocistas e/ou corredores que visam distâncias curtas. Tem por pai Lucky Lionel, como avô materno Birdonthewire.
O Stud TNT traz para Bagé um ganhador da Breeders’ Cup Classic e do Belmont Stakes (3ª Prova da Tríplice Coroa norte–americana, 2.400m). Drosselmeyer correu 16 vezes, obteve 5 vitórias, 5 segundos e 2 terceiros, e prêmios de mais de 3,7 milhões de dólares. Drosselmeyer ingressou na reprodução no 1º semestre de 2012, e a partir do 2º semestre de 2012 fará anualmente a monta do 2º semestre no Stud TNT, que comprou os direitos. Assim, anualmente Drosselmeyer virá para a temporada do 2º semestre. Nascido em 2007 no Estado de Kentucky, Drosselmeyer foi nas pistas um dos grandes destaques do turfe norte–americano aos 3 e aos 4 anos. Drosselmeyer tem por pai Distorted Humor, um Forty Niner, um dos melhores representantes da linha alta de Mr. Prospector. A égua mãe é filha de Moscow Ballet, em filha de Slew O’Gold (Seattle Slew).

[ Escolher outro colunista ]


|