Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Like It Hot - Stud Verde

Núcleo Terrestre - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Night Street - Stud Dona Cecília

Tenuta Poggione - Haras do Morro

Off the Curve - Stud H & R

Sonho Bom - Stud H & R

Online - Stud Verde

Olympic Maurren - Stud H & R

Oteque - Stud H & R

Kempes Love - Stud Verde

The Lord - Stud H & R

Submarino - Haras Figueira do Lago

Ronigol - Stud Verde

Sargent Pepper - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

No More Trick - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Ronigol - Stud Verde

Maryland - Stud Verde

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife

Le Gonfalon - Stud Verde

Minuxa - Haras Depiguá

Olympic Orkut - Stud H & R

Só Te Peço Amor - Stud Verde

Ronigol - Stud Verde

Papa-Léguas - Stud H & R

Bye Bye Blackbird - Stud Palura














Colunista:

Floreando, por Milton Lodi
07/06/2012 - 11h20min

NOTÍCIAS DE GARANHÕES PARA 2012

Como de hábito, os criadores brasileiros estão se preparando para a temporada de coberturas de 2012. Três brasileiros de boa qualidade vão se iniciar.

Desejado Thunder é um velocista de ótimo padrão que correu 21 vezes, venceu 15, inclusive dois Grupo 1, e colocou–se nas outras 6 provas. Foi o melhor velocista de sua época, e teve interrompida em definitivo a sua campanha nas pistas por ter fraturado o sesamóideo do anterior direito, em sua décima quinta vitória. É um filho de Durban Thunder, um dos melhores garanhões nacionais em atividade no Brasil, com ênfase até a milha. A mãe de Desejado Thunder é uma filha de Spend A Buck. Desejado Thunder, que é de propriedade do Stud Alvarenga, vai ficar no Haras Bagé do Sul.

Mr.Nedawi, após vencer provas clássicas no Brasil, como os G.G.P.P. Piratininga, Antonio Correa Barbosa, C.P.C.C.S.P., Oswaldo Aranha e Paraná, foi para a Argentina onde venceu por duas vezes o Dardo Rocha (La Plata) e o José Pedro Ramírez (Maroñas, Uruguai), no total de 7 provas importantes para o Brasil. Correu 41 vezes, obteve 16 vitórias. É de criação do Haras Old Friends, em Bagé (RS), e de propriedade do Stud Hole In One, e vai iniciar–se na reprodução no Haras Vale Verde (SP). Mr.Nedawi é um filho de Nedawi em égua norte–americana filha de Spend a Buck.

Outro bom nacional a ingressar na reprodução em 2012 é Fluke, que iniciou–se nas pistas brasileiras, sendo ganhador de Grande Prêmio aos 2 anos, e após mostrar muita qualidade, foi fazer campanha nos Estados Unidos, onde continuou vencendo e se colocando em provas graduadas. Terminou a campanha como corredor com 16 inscrições, 7 vitórias e 6 segundos lugares. É um filho de Wild Event em filha de De Quest, de criação e propriedade do Haras Doce Vale, e ingressará na reprodução em seu haras de origem. Esse Fluke, ganhador de mais de 600 mil dólares em prêmios, é uma das maiores promessas.

No plano internacional, uma esplêndida notícia. Um filho na primeira geração de Manduro de nome Bonfire, venceu o Dante Stakes (G.2), em 2.100m, prova preparatória para o Derby de Epsom. É bom lembrar que na estação de monta do segundo semestre de 2011, Manduro cobriu cerca de 120 éguas em Bagé, estacionado no Haras Santa Ana do Rio Grande. Voltou para a Irlanda em meados de dezembro. O Darley Stud, do Sheikh Mohammed, ante as especiais perspectivas de Manduro na reprodução, determinou que o cavalo não saia do seu domicílio nem mesmo para a Austrália e/ou Estados Unidos, onde o Sheikh tem grandes investimentos em atividades turfísticas. Manduro é hoje uma das preciosidades do turfe mundial.

Para São Paulo, precisamente para o Haras São Quirino, virá Shirocco, irmão paterno de Manduro e que fez a monta de 2010 no Haras Santa Ana do Rio Grande, em Bagé, e a de 2011 no Haras Santa Rita da Serra, no Paraná.

Em condições de perspectivas normais, o chefe de raça nº. 128 no mundo em todos os tempos, o alemão Monsun, deverá finalizar o ano de 2012 com cerca de 480 reprodutoras cobertas no Brasil, através de três estações de Shirocco e uma de Manduro. Com um índice de prenhes verificado em 2010 e 2011 desses dois alemães, em torno de 90%, pode–se prever um aproveitamento efetivo de aproximadamente 380 produtos. Se admitirmos um nascimento da ordem de 50% de fêmeas, isto é, 190 potrancas, pode–se avaliar a grande melhoria do padrão de qualidade do plantel brasileiro de éguas.

Para ocupar o lugar de Manduro em 2012, o grupo de criadores que em “shuttle” traz sangues de altíssima qualidade, no Santa Ana ficará alojado para a monta 2012,  Roderic O’Connor, o primeiro filho macho do extraordinário Galileo a vir para o Brasil. Nos dois anos anteriores vieram cavalos do Darley Stud, e nesse ano vem da Ballyhane Stud. A mãe de Roderic O’Connor é ganhadora clássica, e tem especial linha materna. O novo garanhão, nascido em 2008, correu somente 6 vezes, com 3 vitórias, um 2º e um 3º. Aos 2 anos venceu o Criterium Internacional de Saint–Cloud na França, prova de Grupo 1 em 1.600 metros. Foi 2º no Dewhurst Stakes, em Newmarket, em 1.400m para o fenomenal Frankel. Aos 3 anos ganhou os 2.000 Guinéus da Irlanda (G.1 – 1.600m). Essas foram as suas principais performances. É de se notar que esse especial milheiro, em sua clássica linha feminina, tem como terceira mãe a melhor potranca de 3 anos da Inglaterra, Durtal. Roderic O’Connor é um clássico milheiro, filho do consagrado Galileo (Sadler’s Wells) em égua ganhadora clássica da linha de Durtal. O avô materno de Roderic O’Connor é o esplêndido Danehill.

Para o Haras San Francesco, de São Paulo, vem Holy Roman Emperor, que correu 7 vezes para ganhar 4 e tirar 2 segundos. Ele venceu o Grande Criterium na França (Prix Jean Luc Lagardere, Grupo 1), aos 2 anos, e também, aos 2 anos na Irlanda o Phoenix Stakes, Grupo 1. Ganhou mais uma prova de Grupo 1, e segundos em Grupos 1 e 2. O pedigree do Holy Roman Emperor é moderno. O pai Danehill é um dos de maior sucesso nos tempos recentes, tendo pela linha alta, através do ótimo veículo Danzig, o extraordinário avô Northern Dancer. A égua mãe de Holy Roman Emperor é uma Secretariat em filha de Northern Dancer, fazendo com que Holy Roman Emperor apresente um imbreeding de 3x3 sobre o super Northern Dancer.

O Haras Cima, do Paraná, vem trazendo Silver Train, que vai fazer a monta nas terras do antigo Haras Pemale. Silver Train correu 17 vezes, obtendo 6 vitórias, 3 segundos e 4 terceiros em provas de velocidade. Levando 1,2 milhão de dólares em prêmios, inclusive com vitórias em provas de Grupo. Silver Train é um filho de Old Trieste, um A.P. Indy (Seattle Slew), em égua por Cormorant. Silver Train visa produtos de distâncias curtas.

Para o Rio Grande do Sul, há poucos anos havia sido importado Artax, considerado um super velocista. Ficou estacionado na região de Júlio de Castilhos, e desde logo foi muito prestigiado pelos criadores que objetivam pencas e provas de velocidade. Com a prematura morte de Artax, os gaúchos importarão para substituí–lo Benny The Bull, que correu 20 vezes alcançando 9 vitórias, 3 segundos e 2 terceiros, e prêmios de mais de 2,3 milhões de dólares. Nascido na Flórida, correu dos 4 aos 6 anos. Venceu e colocou–se em Handicaps graduados. Apresenta pedigree diferente do que se está habituado no Brasil, com nomes de velocistas e/ou corredores que visam distâncias curtas. Tem por pai Lucky Lionel, como avô materno Birdonthewire.

O Stud TNT traz para Bagé um ganhador da Breeders’ Cup Classic e do Belmont Stakes (3ª Prova da Tríplice Coroa norte–americana, 2.400m). Drosselmeyer correu 16 vezes, obteve 5 vitórias, 5 segundos e 2 terceiros, e prêmios de mais de 3,7 milhões de dólares. Drosselmeyer ingressou na reprodução no 1º semestre de 2012, e a partir do 2º semestre de 2012 fará anualmente a monta do 2º semestre no Stud TNT, que comprou os direitos. Assim, anualmente Drosselmeyer virá para a temporada do 2º semestre. Nascido em 2007 no Estado de Kentucky, Drosselmeyer foi nas pistas um dos grandes destaques do turfe norte–americano aos 3 e aos 4 anos. Drosselmeyer tem por pai Distorted Humor, um Forty Niner, um dos melhores representantes da linha alta de Mr. Prospector. A égua mãe é filha de Moscow Ballet, em filha de Slew O’Gold (Seattle Slew).



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.347

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês