Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Rosa Cor de Rosa - Haras Figueira do Lago

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

No More Trick - Stud H & R

And Now - Haras do Morro

Impetus - Stud Verde

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago








Colunista:

Floreando, por Milton Lodi
01/09/2011 - 11h05min

GP BRASIL 2011

O enorme número de inscrições para a semana do GP Brasil, 737, veio mostrar a força dos proprietários e dos treinadores. Essa força, que move o turfe, tem que ser respeitada e privilegiada. Como natural e habitualmente, houve inscrições dobradas, isto é, um mesmo animal inscrito em mais de um páreo para não correr o risco de não correr por ter páreo não programado. Considerando–se esse fato, o número de 612 inscrições aproveitadas, representando um percentual aproximado de 85%, foi ótimo. Os investimentos e gastos dos proprietários e o trabalho dos treinadores são a mola do turfe.

Um dos destaques interessantes foi à colocação do GP ABCPCC entre o Presidente da República e o Brasil, dando ênfase à nossa mais importante Associação em um bom páreo em 3.000 metros, distância marcante e tradicional na semana mais importante do turfe brasileiro. A colocação das habituais homenagens aos clubes promotores de corridas foram antecipadas para o início na 6ª feira, o que ficou melhor. O grande número de páreos obrigou a programação de um quinto programa, que foi colocado na 3ª feira, para respeitar o leilão de potros anteriormente marcado para a 5ª feira anterior. Outros interessantes detalhes como o bom número de inscrições de produtos perdedores em distâncias maiores deram um encanto técnico especial. Brilhou a Gerência Geral de Turfe, liderada pela hipóloga Mayra Frederico e supervisionada pelo consultor técnico Marcos Araújo Ribas de Faria, com um perfeito ordenamento dos páreos nos cinco programas, que ficaram bem armados.

O moderníssimo partidor recém comprado na Austrália não chegou a tempo de ser instalado e testado, mas ainda no mês de agosto, a partir da 6ª feira, 12, já entrou em funcionamento.

O sensacional meeting da semana do Brasil iniciou–se na 6ª feira, 5. A primeira das provas nobres foi o Clássico Luiz Gurgel do Amaral Valente (1.200m – areia – Produtos de 3 e mais anos). O vencedor foi Tenente Dodge, um macho, tordilho, 5 anos, filho de Dodge e Energicamente por Equalize, criação do Haras Anderson, propriedade de Stud Palurape, treinador A.Lobo, jóquei J.Leme. Infelizmente o ganhador apareceu medicado, foi desclassificado para o último lugar, passando a vencer All Hopes.

A segunda prova nobre do dia foi o Clássico Breno Caldas (1.600m – areia – Produtos de 3 anos). Venceu Ta Luv, macho, alazão, 4 anos, filho de Gilded Time e Great Keeneland por Silver Deputy, criação e propriedade do Haras das Estrelas, treinador J.Pinto, jóquei B.Reis.

A outra prova nobre do programa foi o Clássico Delegações Turfísticas (2.100m – areia – Produtos de 4 e mais anos). A ganhadora foi Nozze Di Figaro, uma fêmea, castanho, 6 anos, filha de First American e Italiana In Algeri por Candy Stripes, criação e propriedade do Haras Tributo À Ópera, treinador Eduardo Garcia, jóquei M.Cardoso.

No sábado, 6, a primeira grande atração foi o GP Major Suckow (G.1 – 1.000m – grama – Produtos de 3 e mais anos). O grande e justificado favorito Desejado Thunder foi derrotado por Barão da Cevada, um macho, castanho, 5 anos, filho de Voando Baixo e Nagila por Hampstead, criação do Stud Eternamente Rio, propriedade do Haras The Best, treinador C.H.Coutinho, jóquei J.Leme.

O GP a seguir foi o João Adhemar e Nelson de Almeida Prado (G.3 – 1.600m – grama – para Potrancas de 3 anos). A ganhadora foi Pró Memória, uma fêmea, castanho, de 3 anos, filha de Dubai Dust e Dear Rafaela por Ramirito, criação do Haras Fronteira, propriedade do Stud Michelle e Priscilla, treinador J.C.Sampaio, jóquei D.Duarte.

Seguiu–se o GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (G.1 – 2.000m – grama – Éguas de 4 e mais anos). A vencedora foi Renânia, uma fêmea, castanho, 5 anos, filha de Redattore e Flor do Blitz por Minstrel Glory, criação Haras Ponta Porã, propriedade Haras Tango, treinador W.G.Tosta, jóquei V.Leal.

No domingo, 7, as provas nobres iniciaram–se com o GP José Paulino Nogueira (G.3 – 1.600m – grama – Potros de 3 anos). O vencedor Not To Tell You, um macho, castanho, 3 anos, filho de Baby Speedy e Letme Tell You por Mensageiro Alado, criação do Haras São José do Bom Retiro, propriedade Stud Vale das Videiras do Rio, treinador V.Nahid, jóquei M.Cardoso.

Veio então o GP Presidente da República (G.1 – 1.600m – grama – Produtos de 3 e mais anos).
Uma vitória esmagadora e espetacular do potro Plenty Of Kicks (no sentido de “cheio de truques, de haras, de novidades, de surpresas”). Essa brilhante vitória veio contrariar aqueles que afirmavam que o garanhão Crimson Tide não dava bons machos, só fêmeas. Tem por mãe Pleni Turbo por Choctaw Ridge, macho, castanho, 3 anos, de criação e propriedade do Haras São Francisco da Serra, treinador J.C.Sampaio, jóquei V.Gil.

O GP Associação Brasileira de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida (G.2 – 3.000m – grama – Produtos de 4 e mais anos), foi inteligente e habilmente colocado entre o Presidente da República e o Brasil. O vencedor foi Urcath, um macho, castanho, 4 anos, filho de Know Heights e Cath por New Colony, criação Haras Anderson, propriedade Stud Yatasto, treinador D.Guignoni, jóquei H.Fernandes.

O GP Brasil (G.1 – 2.400m – grama – Produtos de 4 e mais anos), teve um final eletrizante, com os três primeiros escassamente separados. O vencedor Belo Acteon livrou menos de cabeça sobre Too Friendly, que deixou em 3º a focinho Jéca. O ganhador, um macho, alazão, filho de Acteon Man e Back For Good por Ghadeer, criação de Aluizio Merlin Ribeiro, propriedade do Stud H & R, treinador D.Guignoni, jóquei H.Fernandes.

Ainda no domingo, a Taça Cidade Maravilhosa (2.400m – grama – Produtos de 4 anos e mais). O vencedor foi Idôneo, um macho, castanho, 4 anos, filho de Miesque’s Son e Be Honest por Rainbow Corner, criação Haras São Quirino, propriedade Haras J.J.Sâmara, treinador M.Gosik, jóquei L.Duarte.

Na 2ª feira, 8, a principal prova foi a Público Turfista. O homenageado de 2011 foi o criador e proprietário Antonio Landim Meirelles Quintella. O vencedor foi Jelousy, macho, castanho, 4 anos, filho de Grand Slam e Velocity Queen por Roy, criação Fazenda Mondesir, propriedade do Stud Michelle e Priscilla, treinador J.C.Sampaio, jóquei D.Duarte.

Vou voltar ao assunto, com detalhes e apreciações, no artigo “Reflexos do Brasil 2011”.



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.325

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês