Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Valparaiso - Stud Blue Mountain

Like It Hot - Stud Verde

Núcleo Terrestre - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Night Street - Stud Dona Cecília

Tenuta Poggione - Haras do Morro

Off the Curve - Stud H & R

Sonho Bom - Stud H & R

Online - Stud Verde

Olympic Maurren - Stud H & R

Oteque - Stud H & R

Kempes Love - Stud Verde

The Lord - Stud H & R

Submarino - Haras Figueira do Lago

Ronigol - Stud Verde

Sargent Pepper - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

No More Trick - Stud H & R

Spartan Lius - Coudelaria Atafona

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Ronigol - Stud Verde

Maryland - Stud Verde

Jeep do Jaguarete - Coudelaria Jéssica

Meu Amor Maior - Stud 13 de Recife

Le Gonfalon - Stud Verde

Minuxa - Haras Depiguá

Olympic Orkut - Stud H & R

Só Te Peço Amor - Stud Verde

Ronigol - Stud Verde

Papa-Léguas - Stud H & R









Colunista:

Saúde Equina, por Tony Gusso
08/03/2011 - 15h31min

HEMIPLEGIA LARINGEANA

Hoje vamos falar de uma patologia do trato respiratório superior muito comum dos equinos. Sem distinção de sexo e raça, a hemiplegia laringeana tem seu grau de importância devido ao equino só poder respirar com eficiência pelas narinas, sendo a cavidade oral utilizada apenas como último recurso.

Conhecida como doença do cavalo roncador, pois, ao galopar o animal emite um som semelhante a um ronco (ruído inspiratório), sendo que em casos mais severos o animal pode emitir este som ao passo.

Esta doença é definida como um distúrbio em que existe paresia (paralisia leve ou parcial) e/ou paralisia total da musculatura lanríngea normalmente esquerda, o que impede a abertura e o fechamento eficaz da cartilagem aritenóide, dificultando a passagem do ar. Esta cartilagem fica localizada na laringe, intimamente relacionada com as cordas vocais e anterior a epiglote, ou seja na porção final da garganta e tem como finalidade conectar a laringe com a traqueia e impedir a passagem de alimento e corpos estranhos para o trato respiratório inferior.

Como dito, é comum e com causa desconhecida na maioria das vezes a hemiplegia envolve o nervo laríngeo recorrente esquerdo (hemiplegia laríngea unilateral) e acomete a cartilagem esquerda e em cerca de 5% dos casos pode afetar concomitantemente as duas cartilagens artenóides (hemiplegia laríngea bilateral).

Tem como sinal clínico o som característico, a intolerância ao exercício, dispneia (dificuldade em respirar) e redução de performance atlética.

O diagnóstico é feito pelo exame físico, clínico e principalmente o exame endoscópico para confirmação e avaliação de seus graus (variação de I a IV).

O tratamento realizado para correção é o cirúrgico, podendo ser escolhido ou não por opção do médico veterinário quando não há ou não comprometimento do animal para sua função. Dentre as várias técnicas cirúrgicas descritas na literatura encontram–se a ventriculectomia, a laringoplastia, associada ou não a ventriculectomia e a aritenoidectomia, a qual pode ser total, parcial ou subtotal.


Dr. Tony Gusso – tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.360

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês