Colunista:
Floreando, por Milton Lodi 11/11/2010 - 11h57min
Meeting em Paris
Continuam os Europeus a indicar ao mundo turfístico internaconal os caminhos para se chegar aos animais de classe superior, utilizando–se de cavalos e éguas de todos os cantos do mundo, mas sempre focados na técnica, no bom senso, no respeito ao que já deu certo.
Veja–se por exemplo o caso do ganhador, em 2010, do Derby de Epsom e tambem do Prix de L’ Arc de Triomphe, as duas mais expressivas provas do calendário clássico mundial. WORKFORCE é um castanho, inglês, nascido em 2007, tendo como criador e proprietário, Khalid Abdullah, titular do invejável Juddmonte Farm, por muitos considerado o mais técnico haras do mundo. O sucesso da Juddmonte basea–se em teóricos estudos pedigrísticos e excelentes práticas criacionais. WORKFORCE só correu até agora 5 vezes, com 3 vitórias e 1 segundo lugar. A sua linha alta chega na 5ª geração a um dos melhores corredores norte–americanos de todos os tempos, NATIVE DANCER, na 4ª RAISE A NATIVE, na 3ª MR. PROSPECTOR, na 2ª KINGMAMBO, e na 1ª KING’S BEST, todos norte–americanos de altíssimo nivel. A irlandesa égua–mãe não correu, mostrando como avô materno de WORKFORCE o espetacular norte–americano SADDLER’S WELLS, filho do canadense NORTHERN DANCER, esse por sua vez filho do tambem canadense NEARCTIC, e na 5ª geração aquele que é considerado o mais influente nome do turfe mundial, o italiano NEARCO, preciosidade criada por Federico Tesio. O pedigree de WORKFORCE mostra que ele é embridado em 5x3 sobre o canadense NORTHERN DANCER, mostrando a grande influência de NEARCO.
Khalid Abdullah, da Juddmonte Farm, sabe das coisas, sempre cruzando sangues de expressivos ganhadores internacionais importantes.
No mesmo "meeting" do Arco do Triunfo de 2010, brilhou a égua de 5 anos de idade GOLDIKOVA, tendo a irlandesa completado 19 corridas com 13 vitórias, 3 segundos e 2 terceiros. Começou a correr e ganhar com 2 anos de idade (2 vitórias), aos 3 anos venceu 5 provas sendo quatro de Gr.1 (nos Estados Unidos a Breeder’s Cup Mile, e na França o Prix Rothschild, o Prix du Moulin, a Poule d’ Essai des Pouliches) e o Prix du Louvre: com 4 anos venceu mais tres provas de Gr.1, sendo uma nos Estados Unidos (novamente a Breeder’s Cup Mile) e na França (novamente o Prix Rothschild). Aos 5 anos de idade mais tres provas de Gr.1, sendo duas na França (Prix d’ Ispaham e novamente o Prix Rothschild) e uma na Inglaterra (Queen Anne Stakes). Essa formidável égua já havia recebido em 2009 os títulos europeus de Cartier Champion Older Horse e de Eclipse Champion Turf Mare. A linha alta de GOLDIKOVA vai do pai ANABAA e do avô DANZIG, norte–americanos, para na 3ª e na 4ª gerações os canadenses NORTHERN DANCER e NEARCTIC, e na 5ª o fantástico italiano NEARCO. A mãe foi ganhadora de uma corrida, e vai pela sua linha alta, através BLUSHING GROOM, RED GOD e NASRULLAH, até encontrar NEARCO na 5ª geração. GOLDIKOVA é embridada em 3x4 sobre NORTHERN DANCER e na sua 5ª geração aparece NEARCO por 3 vezes.
Outro destaque do meeting foi o invicto inglês de 2 anos WOOTTON BASSETT, da linha alta MR.PROSPECTOR (RAISE A NATIVE – NATIVE DANCER). O pedigree mostra um embreeding de 3x4 sobre NORTHERN DANCER.
MISTY FOR ME foi outro destaque, uma irlandesa de 2 anos (4 corridas, 2 vitórias e 1 segundo), filha do irlandês GALILEO (SADDLER’S WELLS – NORTHERN DANCER – NEARCTIC – NEARCO) em égua que não correu, filha de STORM CAT – STORM BIRD – NORTHERN DANCER – NEARCTIC – NEARCO. É embridada em 3x4 sobre NORTHERN DANCER.
LILY OF THE VALLEY, uma francesa de 3 anos com 6 vitórias em 8 apresentações, ganhadora inclusive do Prix de L’ Opera (Gr.1), entre outras provas de Gr.1, mostrando muita classe em 2000 metros. É outro produto de alta categoria filha de GALILEO apresentando–se embridada em 3x5 sobre NORTHERN DANCER: Note–se ainda a presença na 5ª geração de LYPHARD e NIJINSKY.
Outra vitória importante no meeting foi de GILT EDGE GIRL no Prix de L’ Abbaye de Longchamp, em 1000 metros. Essa égua de 4 anos correu 18 vezes, com 6 vitórias, 3 segundos e 6 terceiros. Essa neta materna de CAERLEON, por NIJINSKY, tambem apresenta um embridamento de 5x4 sobre NORTHERN DANCER.
O muito importante Prix du Cadran (Gr.1), em 4000 metros, a versão francesa da inglesa Ascot Gold Cup (ambas vencidas pelo extraordinário ELPENOR), teve como vencedor um castanho castrado de 6 anos de idade nascido na França, que com essa corrida completou 29 apresentações, 7 vitórias, 9 segundos e 2 terceiros. Esse GENTOO, de linha alta que chega a TURN TO na 5ª geração, é tambem da linha NEARCO. A mãe de GENTOO não correu, era filha de BERING (ARTIC TERN – SEA BIRD – DAN CUPID).
É incrível a presença de NEARCO na maior semana turfística da França, a do Arco do Triunfo, e a incidência de embridamentos sobre o seu neto NORTHERN DANCER. NEARCO, mais influente do que nunca, está presente em muitos dos pedigrees dos melhores do mundo, na Inglaterra, França e Alemanha.
[ Escolher outro colunista ]
|