Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Taking Flight - Haras Clark Leite

Alumbrado - Jorge Olympio / Sergio Buzato

Roda Gigante - Haras Figueira do Lago

Tears Of Joy - Haras Clark Leite

Espartano - Jorge Olympio Teixeira dos Santos

Espartano - Jorge Olympio Teixeira dos Santos

L’ Ente Supremo - Coudelaria Atafona

Je T’Aime - Stud Rotterdam

Pagliaro - Coudelaria Atafona

Last Fantastic - Stud Verde

Sinceridad - Stud Rotterdam

Roderic Lius - Stud H & R

Megamente - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Je T’aime - Stud Rotterdam

Roderic Luis - Stud H & R

A Reason To Live - Coudelaria Atafona

Jackson Pollock - Stud Verde

Power Up - Haras Figueira do Lago

Que Noble - Coudelaria Atafona

Online - Stud Verde

Tears Of Joy - Haras Clark Leite

Rufinos - Stud Verde

Mr. Boss - Stud H & R

Maroon Five - Stud H & R

Mandrake - Stud H & R

Orla de Ipanema - Stud H & R

Plano de Fuga - Coudelaria Atafona

Leste - Stud Verde

Jackson Pollock - Stud Verde











Colunista:

NOVOS REPRODUTORES NACIONAIS COM BAIXO PATROCÍNIO – 4ª PARTE
04/02/2010 - 11h29min

CRIAÇÃO NACIONAL – REPRODUTORES – 4ª PARTE

III – NOVOS REPRODUTORES NACIONAIS COM BAIXO PATROCÍNIO

Este Capítulo foi reservado para os novos Reprodutores nascidos no Brasil, reunindo expressivas condições potenciais para se tornarem bons Reprodutores, sem que tenham recebido boas oportunidades, em conformidade com o levantamento do Stud Book Brasileiro para a Temporada de Monta de 2008.

III.7 – NITROGÊNIO – BR – TORDILHO – 2002


Pedigree de NITROGÊNIO

Correu apenas duas vezes nas pistas de Cancha Reta de Julio de Castilhos,ou seja, na Eliminatória e na Final da Penca de Potros, ambas em 500 m, razão pela qual não há registro de sua campanha no Stud Book Brasileiro.

Sua Mãe, MISS ESPANTOSO, além de vencer algumas Pencas, venceu duas Listed Races, em Cidade Jardim (1 200 m, areia) e na Gávea (1 000 m, grama), numa campanha de 11 apresentações, transformadas em 8 vitórias e 1 colocação.

Seu irmão materno, ROY ROGERS (BLADE PROSPECTOR), também é vencedor da Penca de Potros de Julio de Castilhos.

Desta forma, fica nítido o compromisso de sua Composição Genética (Genótipo) com a Velocidade em seu nível de maior intensidade.

Seu Genótipo evidencia um Alcance Estamínico diretamente sintonizado com distâncias curtas, podendo ser avaliado para os 1 000 m, pista de areia, mas que pode ser estendida à pista de grama, onde não chegou a ser testado.

NITROGÊNIO herdou sua pelagem tordilha pela seqüência de seus Pais que pontuam sua “high line”, a partir do temperamental “sprinter” / “miler” tordilho, GREY SOVEREIGN, filho de NASRULLAH, cuja 2ª Mãe é a fenomenal Matriz MUMTAZ MAHAL, filha de THE TETRARCH, e da tordilha KONG, Mãe de GREY SOVEREIGN, também descendente de THE TERARCH, de quem, efetivamente, herdou a sua pelagem, revelando um extraordinário impacto de Velocidade, que caracterizou a sua campanha nas pistas de corrida, transmitindo–a para a sua progenia.

Seu Pai, PUNK, neto paterno do extraordinário “racehorse” e Reprodutor, CARO, paradigma da Velocidade Elástica, apresentou uma campanha desenvolvida nas pistas de Palermo e San Isidro, transformadas em 8 vitórias, todas na distância de 1 000 m, na pista de areia  e de grama.

O Genótipo de NITROGÊNIO é caracterizado pelo “outcross” absoluto de 5ª Geração, sendo livre da “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR, o que facilita a elaboração de seu Planejamento Genético, que deve ser direcionado para o Alcance Estamínico voltado para a distância típica dos “sprinters”, ou seja, os 1 000 m, ou mesmo, para distâncias mais curtas, típicas das Provas de Cancha Reta, em conformidade com o Alcance Estamínico das Matrizes que venha a servir.

Apresenta um Fenótipo poderoso de Porte avantajado, Tipo médio para compacto, com expressiva Massa Muscular, típica dos “sprinters”, devendo servir Matrizes, preferencialmente, de Porte médio, Tipo compacto, e sobretudo, Matrizes contendo o “strain” de Mr. PROSPECTOR, com Alcance Estamínico voltado para distâncias curtas, assim como, descendentes da Linhagem de MAN O’ WAR, e de Alinhamentos voltados para a Velocidade, das Linhagens de HYPERION, TOURBILLON e da “Bloodline” do próprio NASRULLAH, ROYAL CHARGER e de FAIR TRIAL.

NITROGÊNIO encontra–se sediado no Haras GUAMIRANGA, no Paraná.

III.8 – NOVELLISTA – BR – CASTANHO – 2000


NOVELLISTA

 
Pedigree de NOVELLISTA

Realizou proveitosa campanha nas pistas, com 15 apresentações, transformadas em 5 vitórias e 6 colocações, identificado com um Alcance Estamínico situado na faixa de distâncias entre os 1 600 m e os 2 000 m, pista de grama.

Genótipo que assinala a conjugação das “Bloodlines” de Mr. PROSPECTOR, por sua “high line”, representada por seu Pai, o excelente Reprodutor JULES, e de RIBOT, por sua “middle line”, caracterizando o Alinhamento de seu Avô Materno, PRESENT THE COLORS, como já vimos, descendente da Linhagem de St. SIMON, cujos descendentes primam pelo ótimo desempenho nesta nobre função de Avô Materno.

Seu Genótipo apresenta duplicações de alto nível, refletidas no inbreeding 4 X 3 no excelente Reprodutor HOIST THE FLAG, e no linebreeding 4 X 5 X 4 em outro excelente Reprodutor, TOM ROLFE, Pai de HOIST THE FLAG.

Ainda que sua “bottom line”, pontuada pela seqüência de suas Mães, não tenha uma produção que se caracterize por um alto nível de classicismo, NOVELLISTA pode ser o ponto de partida para uma produção com um bom padrão de qualidade e, sendo filho de JULES, pode se apresentar como um bom prospecto como Reprodutor.

Por informações recentemente recebidas, NOVELLISTA se encontra sediado no Haras ETERNAMENTE RIO, em Bagé, Rio Grande do Sul.

III.9 – POTOTÓ – BR – TORDILHO – 2001


POTOTÓ

 
Pedigree de POTOTÓ

Por seu Alinhamento Masculino Paterno, seu Pai, ROI NORMAND, sendo filho de EXCLUSIVE NATIVE, Pai do último Tríplice Coroado dos USA, AFFIRMED, obtida há 31 anos, vem a ser seu irmão paterno.

Mas o diferencial, em meu julgamento, do Genótipo de ROI NORMAND, encontra–se em seu Avô Materno, LUTHIER, que, na última década do século 20, dominou as estatísticas de Avô Materno na França, concedendo a ROI NORMAND um adicional do classicismo da nobre Linhagem de TOURBILLON, através de sua “middle line”, sobre a Linhagem de NATIVE DANCER de sua “high line”.

Além disso, devemos considerar o alto nível de classicismo agregado por sua “bottom line”, pontuada pela seqüência de suas Mães, todas tordilhas, a partir de sua 8ª Mãe, ENTREAT, tordilha, filha do extraordinário e arabesco filho de THE TETRARCH, TETRATEMA, numa seqüência de tordilhas, sem interrupções, uma efetiva sinalização de alto padrão de qualidade genética que, por si só, já justificaria o aproveitamento de POTOTÓ como um excelente prospecto como Reprodutor.

Exatamente o mesmo processo funcionou com o fenomenal Reprodutor, NATIVE DANCER, que mostra sua “bottom line” pontuada pela seqüência de Mães tordilhas, a partir de sua 4ª Mãe, a tordilha LA GRISETTE, filha de ROI HERODE, Pai do fenômeno THE TETRARCH, Alinhamento este, que predominou, sensivelmente, no Genótipo de NATIVE DANCER, cujas características genéticas básicas, como Reprodutor, coincidem com as características reprodutivas de THE TETRARCH.

Acredito que POTOTÓ reúna as condições indispensáveis para se firmar como um bom Reprodutor, mais por sua Composição Genética (Genótipo) e sua bela e equilibrada Estrutura Física (Fenótipo), do que por seu desempenho nas pistas de corrida, que, em última análise não pode ser desprezado, por se tratar de um “Derby winner”.

POTOTÓ participou de 14 corridas, vencendo 3, sendo sua principal conquista o GP Cruzeiro do Sul – Derby Carioca, Prova de Grupo 1, de reconhecimento no Calendário Clássico internacional, como a Prova que aponta para um precoce, importante e categorizado Fundista aos 3 anos  de idade.

As Matrizes com o “strain” de NORTHERN DANCER, sobretudo, as com raízes européias, através de SADLER’S WELLS e de NIJINSKY II, por se tratar de um Genótipo livre de NORTHERN DANCER, devem ser consideradas em seu Planejamento Genético, aflorando uma consistente e atual afinidade entre as “Bloodlines” de RAISE A NATIVE e de NORTHERN DANCER.

Também deverá atuar muito bem com “Bloodlines” de origem norte americana, voltadas para a Velocidade elástica, como as provenientes de DOMINO e NASRULLAH, assim como, de Matrizes descendentes de DAMASCUS, da Linhagem de TEDDY.

Por todas estas indicações, tenho uma grande e fundada expectativa de que POTOTÓ venha a ter as oportunidades merecidas, por se tratar de um Genótipo tordilho inusitado, reflexo de uma notável composição genética sublimada em NATIVE DANCER.

POTOTÓ encontra–se sediado no Rio Grande do Sul e pertence ao Haras São José do Bom Retiro.

III.10 – PUNCH PUNCH – BR – CASTANHO – 2001


PUNCH PUNCH

 
Pedigree de PUNCH PUNCH

Uma notável “Bloodline” da Linhagem de NATIVE DANCER, até hoje participando efetivamente da Composição Genética de importantes “racehorses”, “racemares”, Reprodutores e Matrizes do Turfe mundial, apresentando excelentes resultados nas pistas e na Reprodução, é pontuado pelo extraordinário SHARPEN UP, dono de um Fenótipo realmente belo e equilibrado.

Apesar de ter poucos descendentes atuando na Reprodução, permanece obtendo resultados de alto nível no Turfe internacional, sobretudo, refletidos no desempenho de seus descendentes, quando pontuam a sua “middle line”, no exercício da fundamental função de Avô Materno.

PUNCH PUNCH, praticamente, é um dos raros descendentes desta fabulosa “Bloodline” de SHARPEN UP na Criação brasileira, apresentando uma campanha nas pistas com 8 apresentações, transformadas em 1 vitória e 5 colocações, sendo que duas em Provas de Grupo 1 (2º no GP São Paulo e 4º no GP Cruzeiro do Sul) e em Prova de Grupo 2 (2º no GP Dr. Frontin), numa curta, mas boa campanha, que aponta para um  Alcance Estamínico direcionado para a distância clássica por excelência no modelo de Turfe europeu, ou seja, os 2 400 m, pista de grama.

Numa análise básica de Genótipos planejados, trata–se de uma “Bloodline” compatível com a maioria das “Bloodlines” disponíveis no âmbito da Criação mundial, sobretudo, com a “Bloodline” de NORTHERN DANCER, com a grande vantagem de que SHARPEN UP, por ser filho de ATAN, não tem a participação de RAISE A NATIVE em seu Genótipo, não transmitindo, portanto, alguns dos sérios problemas de Aprumos, freqüentes nos descendentes de RAISE A NATIVE, inclusive, em seu mais famoso e celebrado filho, Mr. PROSPECTOR.

PUNCH PUNCH merece melhores oportunidades para demonstrar o seu potencial como Reprodutor, pois além de tudo, é uma “Bloodline” que costuma produzir “Sire of Sires”, o credenciando como um bom prospecto para que seja convenientemente testado como Reprodutor.

Serviu como Reprodutor no Posto de Fomento da Associação Carioca de Proprietários e Criadores do PSI, na Temporada de Monta de 2009, sendo de propriedade do Haras ESTRELA ENERGIA, para quem cumpriu campanha nas pistas de corrida.

Não temos informação do local onde estará sediado para Temporada de Monta de 2010.

III.11 – REIZINHO – BR – CASTANHO – 2000


REIZINHO

 
Pedigree de REIZINHO

REIZINHO cumpriu uma curta mais proveitosa campanha nas pistas de areia brasileiras, resumida em 10 apresentações, transformadas em 4 vitórias e 3 colocações, indicando que seu Alcance Estamínico se situou na faixa de distâncias entre os 2 000 e os 2 400 m, como já citei, na pista de areia.

Seu Genótipo evidencia um Cenário Genético de “outcross” quase absoluto de 5ª Geração, apresentando uma única duplicação, sob a forma de linebreeding 4 X 5, em NORTHERN DANCER.

REIZINHO é filho de FAHIM, por sua vez, irmão paterno do famoso Reprodutor, CAPE CROSS, Pai do fenomenal SEA THE STARS, ambos, filhos de GREEN DESERT, um dos mais antigos e prestigiados Reprodutores em atividade, por sua vez, filho do fundamental Reprodutor, DANZIG.

Seu Genótipo aponta para a conjugação da Linhagem de PHALARIS, via “Bloodline” de NORTHERN DANCER, por sua “high line”, e a Linhagem de MAN O’ WAR, via “Bloodline” de IN REALITY, por sua “middle line”.

REIZINHO apresenta uma “bottom line” com um bom aproveitamento, a nível de classicismo, com origem européia e desenvolvimento pela Criação norte americana, pertencente à Família Materna 2–f, sendo irmão materno de HARAQUIRI, “runner up” de URAGANO POINT na 2ª Prova da Tríplice Coroa do Jockey Club Brasileiro, disputada em 2 000 m, pista de areia (a pista de grama estava interditada), evidenciando, como seu irmão materno, excelente habilidade como “racehorse” na pista de areia.

REIZINHO apresenta um Fenótipo caracterizado por um Porte médio, Tipo médio e Peso compatível, dotado de um Perfil Físico harmonioso e, sobretudo, muito equilibrado, típico dos Fundistas bem sucedidos.

Com um Genótipo livre das “Bloodlines” de Mr. PROSPECTOR e de NASRULLAH, o Planejamento Genético para os Serviços de REIZINHO torna–se bastante facilitado, devendo ser direcionado, preferencialmente, para Produtos Planejados com Alcance Estamínico situado na faixa de distâncias entre os 2 000 m e os 2 400 m, sobretudo para a pista de areia.

Pelas observações acima citadas, REIZINHO merece receber Matrizes, em quantidade e qualidade adequadas, sobretudo, quando o objetivo do Planejamento Genético for direcionado para Produtos Planejados para campanhas na pista de areia.

REIZINHO é de propriedade do Haras PLAY HORSE e do Stud GOLD BLACK.

III.12 – STARVE RUNNER – BR – CASTANHO – 1999

 
STARVE RUNNER


Pedigree de STARVE RUNNER

Promoveu uma prolífica campanha nas pistas de corrida, com elevado número de colocações em Provas de Grupo e Clássicos, com vitória em Prova de Grupo 2 (GP Gervásio Seabra), evidenciando uma característica típica de excelentes Reprodutores, ou seja, muito bom desempenho, refletido na colocação (2º lugar) obtida em Prova graduada (Grupo 2), aos 7 anos, o que evidencia Consistência e Resistência muito acima da média etária, para um PSI da atual realidade do Turfe.

Sua campanha nas pistas de corrida, está refletida em 37 apresentações, com 9 vitórias e 21 colocações, a maioria em Provas da esfera clássica e de Grupo.

Seu Genótipo reflete a eficiente conjugação da Linhagem de NATIVE DANCER, através da “Bloodline” de RAISE A NATIVE, por sua “high line”, com a Linhagem de HYPERION, através da “Bloodline” do fabuloso TUDOR MINSTREL, por sua “middle line” (Alinhamento do Avô Materno).

Apresenta, ainda, um Genótipo caracterizado pelo “outcross” absoluto de 5ª Geração, sendo livre das “Bloodlines” de NORTHERN DANCER e de NASRULLAH, o que faculta e facilita a elaboração de seu Planejamento Genético, aberto para a maioria, quase absoluta, de Matrizes descendentes das “Bloodlines” disponíveis na Criação nacional e internacional, com exceção para Matrizes portando o “strain” de RAISE A NATIVE e de seu filho, Mr. PROSPECTOR.

Seu Alcance Estamínico o caracteriza como um autêntico “miler”, ou seja, sintonizado com os 1 600 m, pista de grama, facultando direcionar o seu Planejamento Genético, para seus Produtos Planejados, para o Alcance Estamínico situado na faixa de distâncias entre os 1 400 m e os 2 400 m, pista de grama, em conformidade com as características genéticas das Matrizes que venha a servir.

Seu Pai, NINDIANO, foi um excelete “racehorse” nas pistas da Argentina, com características de “sprinter” / “flyer” que, como Reprodutor, chegou a produzir, a nível de Prova graduada (Grupo 1), caso de EXCLUSIVE STAR, mostrando sua bondade genética, por vir apresentando bons resultados como Avô Materno de Produtos vencedores de Provas de Grupo.

STARVE RUNNER encontra–se sediado no Haras TRUC, em Tijucas do Sul, Paraná.

III.13 – TOP HAT – BR – ALAZÃO – 2002


TOP HAT


Pedigree de TOP HAT

Sua campanha nas pistas de corrida foi das mais auspiciosas, refletida em 25 apresentações, transformadas em 11 vitórias e 6 colocações, tendo como referência maior, sua vitória no GP Brasil de 2008, em grande estilo e, praticamente, de ponta a ponta.

Seu Alcance Estamínico foi orientado e integralmente sintonizado com a faixa de distâncias entre os 2 000 m e os 2 400 m, na pista de grama.

Seu Genótipo apresenta um Cenário Genético de “outcross” absoluto de 5ª Geração, tendo em vista que a única duplicação exibida em seu pedigree é convergente em seu Segmento Paterno.

Por sua “high line’ descende da Linhagem de PHALARIS, através da “Bloodline” de NORTHERN DANCER, enquanto, por sua “middle line”, correspondente a de seu Avô Materno, EFFERVESCING, descende da Linhagem de St. SIMON, via “Bloodline” de WILD RISK, Linhagem esta, conhecida pela excelência de seus descendentes no desempenho da função de Avô Materno.

Apresenta, ainda, em seu Genótipo, a singularidade, tanto por sua “bottom line”, quanto pelo Alinhamento Materno de seu Pai, ROYAL ACADEMY, de se caracterizar pela presença de importantes “sprinters”, como SPY SONG, BOLERO e MAKE TRACKS, o que lhe conferiu um alto padrão de Velocidade Elástica, sobretudo, levando–se em conta o seu Alcance Estamínico direcionado para distâncias de Fundo.

Seu Fenótipo se caracteriza por um Perfil Físico de muito equilíbrio, para um Porte grande, do Tipo médio e Peso compatível, que permitiu chegar à distâncias de Fundo com reconhecido sucesso.

Pelas observações acima citadas, TOP HAT, merece receber as devidas oportunidades, em quantidade e qualidade das Matrizes que vier a servir, para que possa exibir, através de seus Produtos, todo o seu potencial genético.

TOP HAT pertence ao Stud JCM. 

Continua…

Orlando Lima – omlimapsi@gmail.com



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.290

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês