Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Taking Flight - Haras Clark Leite

Alumbrado - Jorge Olympio / Sergio Buzato

Roda Gigante - Haras Figueira do Lago

Tears Of Joy - Haras Clark Leite

Espartano - Jorge Olympio Teixeira dos Santos

Espartano - Jorge Olympio Teixeira dos Santos

L’ Ente Supremo - Coudelaria Atafona

Je T’Aime - Stud Rotterdam

Pagliaro - Coudelaria Atafona

Last Fantastic - Stud Verde

Sinceridad - Stud Rotterdam

Roderic Lius - Stud H & R

Megamente - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Je T’aime - Stud Rotterdam

Roderic Luis - Stud H & R

A Reason To Live - Coudelaria Atafona

Jackson Pollock - Stud Verde

Power Up - Haras Figueira do Lago

Que Noble - Coudelaria Atafona

Online - Stud Verde

Tears Of Joy - Haras Clark Leite

Rufinos - Stud Verde

Mr. Boss - Stud H & R

Maroon Five - Stud H & R

Mandrake - Stud H & R

Orla de Ipanema - Stud H & R

Plano de Fuga - Coudelaria Atafona

Leste - Stud Verde

Jackson Pollock - Stud Verde










Colunista:

BLOODLINES DA LINHAGEM DE TEDDY – PARTE V
15/07/2009 - 18h13min

BLOODLINES / CRIAÇÃO NACIONAL – PARTE V

VI – BLOODLINES DA LINHAGEM DE TEDDY

TEDDY estabeleceu uma Linhagem caracterizada pela Consistência e Resistência, Atributos que certamente herdou de seu Avô Materno, BAY RONALD.

Tais atributos de BAY RONALD estão certificados nas Linhagens de HYPERION, seu bisneto paterno, de DARK RONALD, seu filho, e de SON–IN–LAW, seu neto paterno, tendo em vista que era filho de DARK RONALD.

Todas estas Linhagens apresentam como características básicas a Consistência e Resistência e, apesar de tais atributos tão importantes, caminham rapidamente para extinção, com exceção da Linhagem de DARK RONALD que despontou recentemente na Criação alemã na figura do extraordinário Reprodutor, ACATENANGO, seu descendente, pela “high line”, de 6ª Geração.

TEDDY foi um castanho nascido na França em 1913, que teve sua campanha nasi pistas de corrida totalmente prejudicada pela eclosão da 1ª Guerra Mundial, sendo obrigado a fazer sua campanha nas pistas da Espanha, em Provas semelhantes às que disputaria na França.

Como Reprodutor, teve um início auspicioso na França, ao produzir com a notável Matriz, PLUCKY LIÈGE, três excelentes “racehorses”, SIR GALLAHAD III, BULL DOG e QUATRE BASS II, todos exportados para os USA, sendo que os dois primeiros também foram notáveis Reprodutores.

Foi, também, notável Avô Materno, consagrando–se nesta nobre função reprodutiva, ao produzir uma das principais Matrizes do século 20, LA TROIENNE.

Por uma dessas armadilhas da Genética, e apesar dos notáveis Reprodutores que veio a produzir na França e nos USA, do seu Alinhamento que menos se esperava (SWORD DANCER – SUNGLOW – SUN AGAIN – SUN TEDDY – TEDDY), surgiu o descendente, pela “high line”, que veio dar continuidade à sua Linhagem, pontuando a”Bloodline” que vem garantindo importantes descendentes até os dias atuais, ou seja, o norte americano DAMASCUS.

DAMASCUS foi um dos raríssimos PSI que apresentaram extraordinária campanha nas pistas de corrida e que conseguiram superar esse alto nível de qualidade nas pistas, como um extraordinário Reprodutor, não só pelos excelentes “racehorses” e Reprodutores que produziu, como PRIVATE ACCOUNT, TIME FOR A CHANGE, TIMELESS MOMENT, OGYGIAN, entre vários outros, tendo produzido 71 “stakes winners”, sediado na famosa Claiborne Farm.

Sua campanha nas pistas se resumiu em 32 apresentações, transformadas em 21 vitórias, das quais, 17 foram em Provas de Stakes e Handicaps, sendo que, para muitos Cronistas do Turfe, sua vitória no Woodward Stakes de 1967, foi considerada como “A Corrida do Século”, ao derrotar dois “superstars” como Dr. FAGER e BUCKPASSER, o que lhe valeu o título de “Horse of the Year” de 1967.

Foi o recordista de prêmios ($ 1.176.781,–), numa época em que os prêmios não eram tão elevados, até a chegada de SECRETRIAT.

Seu Alcance Estamínico se estendeu pela fascinante faixa de distâncias entre os 1 600 m e os 3 200 m (da milha até as duas milhas).

Como Avô Materno, justificou a descendência do extraordinário TEDDY, sendo que suas filhas, na função de Matrizes, vieram a gerar a incrível marca de mais de 125 “Stakes Winners”, numa época em que a indústria do PSI nos USA, ainda não tinha alcançado os incríveis patamares da atualidade.

Concordo e sigo este aspecto defendido pelo renomado Hipólogo Ken McLean, de que todo o Haras que pretenda criar com alto nível de qualidade genética, necessariamente, tem que manter em seu Plantel de Matrizes, pelo menos duas descendentes, pela “high line”  de sua Configuração Genética (Genótipo), da Linhagem de TEDDY.

Em 1967, além do título de “Horse of the Year”, alcançou o título de “ Champion Three Years Old Colt” (Campeão dos Potros de 3 anos) e dividiu com BUCKPASSER as honras do título de “Champion Handicap Male” (Campeão Macho de Handicap).

Em 1974, foi eleito para o “Racing Hall of Fame”, devendo–se destacar sua atuação como perpetuador da Linhagem de Referência de TEDDY, pela “high line” (Alinhamento Masculino do Segmento Paterno), tornando–se uma fonte aberta para apromoção do “otcross” com descendentes ds “Bloodlines” de NORTHERN DANCER, Mr. PROSPECTOR e NASRULLAH, devendo–se ressaltar a expressiva afinidade entre descendentes da Linhagem de TEDDY, com descendentes da Linhagem de TOURBILLON, das quais ele próprio é descendente.

Na Criação nacional, identificamos três Reprodutores descendentes da “Bloodline” de DAMASCUS, sendo que um deles (CONFIDENTIAL TALK), morreu recentemente:

VI.1 – DAMASCUS – USA – 1964 – M.C – SWORD DANCER  X  KERALA por MY BABU  X  BLADE OF TIME por SICKLE

 
DAMASCUS

 
Pedigree de DAMASCUS


1º – PUBLIC PURSE – USA – 1994 – M.C. – PRIVATE ACCOUNT (por DAMASCUS)  X  PRODIGIOUS por PHARLY  X  VICHY por RESTLESS NATIVE.

2º – CONFIDENTIAL TALK – USA – 1987 – M.C. – DAMASCUS  X  CONFIDENTIALY por LYPHARD  X  NUMBERED ACCOUNT por BUCKPASSER.

3º – GILDED TIME – USA – 1990 – M.A. – TIMELESS MOMENT (por DAMASCUS)  X  GILDED LILLY por WHAT A PLEASURE  X  LUQUILLO por  PRINCEQUILLO.

Continua…

por Orlando Lima
omlima@infolink.com.br



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.293

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês