Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Taking Flight - Haras Clark Leite

Alumbrado - Jorge Olympio / Sergio Buzato

Roda Gigante - Haras Figueira do Lago

Tears Of Joy - Haras Clark Leite

Espartano - Jorge Olympio Teixeira dos Santos

Espartano - Jorge Olympio Teixeira dos Santos

L’ Ente Supremo - Coudelaria Atafona

Je T’Aime - Stud Rotterdam

Pagliaro - Coudelaria Atafona

Last Fantastic - Stud Verde

Sinceridad - Stud Rotterdam

Roderic Lius - Stud H & R

Megamente - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Je T’aime - Stud Rotterdam

Roderic Luis - Stud H & R

A Reason To Live - Coudelaria Atafona

Jackson Pollock - Stud Verde

Power Up - Haras Figueira do Lago

Que Noble - Coudelaria Atafona

Online - Stud Verde

Tears Of Joy - Haras Clark Leite

Rufinos - Stud Verde

Mr. Boss - Stud H & R

Maroon Five - Stud H & R

Mandrake - Stud H & R

Orla de Ipanema - Stud H & R

Plano de Fuga - Coudelaria Atafona

Leste - Stud Verde

Jackson Pollock - Stud Verde










Colunista:

Provas de Grupo, por Ivamar
02/04/2008 - 10h37min

Fluke: o verdadeiro líder

Todo turfista que vê corridas de cavalo há muito tempo, sabe que existem duas espécies de vitórias: as que convencem e as que não. A estréia de FLUKE (Wild Event e Uff–Uff, por De Quest) dá bem a medida disso, tal a qualidade de sua exibição. Venceu, convenceu e mostrou ser o líder da turma, na primeira vez em que correu, em um páreo comum! Nenhum outro potro no Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, correra de maneira semelhante. Neste sábado, no GP Mário de Azevedo Ribeiro (GIII), só fez confirmá–la.

Em um outro páreo, dentro do mesmo páreo, SUPER CLASS (Public Purse) foi ótimo segundo. Livre de Fluke, cujo destino, certamente, será a América do Norte, poderá assumir, com mérito, a liderança. Também foi interessante o terceiro lugar de ESTRELA DO ORIENTE (Redattore). Completaram o marcador ROBERTO ALBERTO (First American) e QUICK CAT (P.T.Indy), enquanto Pago Dobrado decepcionou.  

Fluke, criação e propriedade do Haras Doce Vale, foi apresentado por Carlos Silva, pilotado por Elizandro Costa e percorreu os 1.400 metros, na grama pesada, em 1Â’22”01, um ótimo tempo.

A avó materna de Fluke, Donnegalle, foi ótima corredora, ganhadora clássica. A essa linha materna pertencem, entre outros, Draw Back, Cagney, Malmedy e Nineties, todos ganhadores de prova de grupo.

Donna Quixote surpreende entre as potrancas

Domingo, no Hipódromo da Gávea, foi corrido o GP Luiz Fernando Cirne Lima (GIII), para potrancas de 2 anos que, na grama, a exemplo do clássico para potros, reuniu muitas competidoras.

Assumindo a liderança feminina da geração, no Rio, DONNA QUIXOTE (Crimson Tide e Exotic Dinner, por Formal Dinner) triunfou quase de ponta a ponta, deixando a aproximadamente dois corpos, lutando pela dupla, LADY PIPOCA (Notation) e KINIEN (Petionville), que terminaram na ordem. Houve muitos choques entre os competidores durante o páreo, acontecendo, inclusive, reclamação por parte do jóquei de Kinien, mas o resultado da prova foi confirmado. TANTA HONRA (Crimson Tide) e LOVE TUNE (Our Emblem) completaram o marcador. West Hope, mesmo considerando os prejuízos, decepcionou.  

A ganhadora, criação e propriedade da Coudelaria Jéssica, conquistou o primeiro êxito só na quarta apresentação. Por isso, em que pese ter derrotado as melhores, a vitória carece de confirmação. Foi conduzida por Marcello Cardoso, é treinada por Dulcino Guignoni e percorreu os 1.400 metros, na pista pesada, em 1Â’24”10. A ganhadora é irmã materna da líder feminina das 3 anos, Celtic Princess.

Sweet Kentucky: firme na liderança

No Hipódromo de Cidade Jardim, São Paulo, sábado aconteceu o GP Jacutinga  para potrancas de 2 anos, em 1.400 metros. Na areia, como quase sempre, não recebeu muitas inscrições, apesar de ser do Grupo III.  

De ponta a ponta, SWEET KENTUCKY (Put It Back e Kentucky Royalty, por Irish River) venceu com autoridade. CORES DO BRASIL (First American) foi bom segundo, a quase três corpos da líder feminina paulista. As demais não impressionaram. TEMPERO CARIOCA (Torrential), ELIS ELIS (Ski Champ) e FLY GATICA (Choctaw Ridge) completaram o marcador.

Sweet Kentucky, criação e propriedade do Haras Anderson, foi pilotada por Vagner Leal e é treinada por Marcos Olguin. Tempo razoável para a turma: 1Â’24”452, na pista molhada. Foi a quarta vitória, todas da programação clássica, em cinco apresentações. 

Naperon no caminho do GP São Paulo

No Hipódromo de Cidade Jardim, também sábado, aconteceu o Clássico Presidente Rafael Aguiar Paes de Barros, Listed, para produtos de 3 anos e mais idade, em 2.400 metros.  

Vitória firme de NAPERON (Know Heights e Acts of Prayers, por Risen Star), de 5 anos, que atropelou forte no meio da reta para livrar um corpo sobre BLESSED MUSTANG (Fahim), dois anos mais novo. Em terceiro, quarto e quinto, três cavalos de 4 anos, NEW FANDAN (Fantastic Dancer), FINGER PRINT (Ghadeer) e QUICK ROAD (Jules). Este deve ter deixado muitos turfistas tristes com a inexpressiva atuação. Quem poderia imaginar que o ganhador do GP São Paulo e do Derby Paulista iria perder uma simples Listed Race, deslustrando sua ótima campanha?

Naperon, criação do Haras Ponta Porã e propriedade da Pontadascanas Agro–Pecuária Ltda., foi pilotado por Ivaldo Santana e é treinado por Wanildo Garcia Tosta. Tempo fraco: 2Â’30”834, na grama molhada. Foi a quinta vitória, terceira clássica, em 17 apresentações. 

Taludo, o melhor velocista em São Paulo

No Hipódromo de Cidade Jardim, domingo, aconteceu o Clássico Presidente Waldyr Prudente de Toledo (L), para produtos de 3 anos e mais idade, em 1.000 metros.  

Finalmente um macho derrotou as fêmeas. Por quase três corpos, venceu TALUDO (Music Prospector e Assinatura, por Efesivo), com as potrancas MISS AURA (A Good Reason) e GUIGA (Ibero) a seguir. INCO TOWN (Romarin) e KIK–MALO (Feijão Preto) completaram o marcador. Os três primeiros têm 3 anos, e os outros dois, 5.

Taludo, criação do Haras Pirassununga e propriedade do Stud Patylippe, foi pilotado por Ivaldo Santana e é treinado por Luiz Carlos Soares. Tempo bom: 55”667, na grama pesada. Foi a quarta vitória, primeira clássica, em seis apresentações. 

Hojechove vence a Copa Velocidade

Sexta–feira, no Hipódromo do Tarumã, em Curitiba, foi realizada a Copa Velocidade – ABCPCC (GIII), para produtos de 2 anos, em 1.200 metros, com regulamento próprio.

Apesar de o prêmio ser o melhor oferecido, até esta data, para a nova geração, recebeu apenas três inscrições. Talvez a causa do pouco interesse seja a pista de areia, mas é difícil afirmar. De ponta a ponta, HOJECHOVE (Job Di Caroline e Formalista, por Mariache) obteve firme vitória, deixando a pouco mais de um corpo a perdedora IT IS CHARMING (Giant Gentleman). Muito longe, em terceiro e último, AMADEUS (Torrential), ganhando status clássico. Foi um páreo desprovido de emoção e o futuro dirá se, também, desprovido de importância.  

Hojechove, criação de Roberto Belina e propriedade do Stud Mandrake, foi pilotado por João Moreira e seu treinador é Ivo Oliveira. Tempo, na pista seca, 1Â’15”2.

Avaliação das provas clássicas

Por receberem inscrições de um bom número de potros e potrancas, alguns com atuações bem promissoras, os GPs Mário de Azevedo Ribeiro e Luiz Fernando Cirne Lima são merecedores da classificação de Grupo III. Trata–se, no começo, de carreira no Rio de Janeiro, para avaliação consciente e conseqüente.

Entre as seis participantes do GP Jacutinga (GIII), em 1.400 metros, areia, só Sweet Kentucky tinha mostrado credenciais, as quais confirmou. Sem ela, tornar–se–ia uma simples Listed Race.

A Copa Velocidade ABCPCC, por ser do Grupo III, e dar R$ 36.000,00 (dotação mais added) ao primeiro colocado, deveria ter contado com o interesse de muitos proprietários. Isso, entretanto, novamente não aconteceu. Parece não ter funcionado, para proprietários locais, a idéia de realizar a prova um ano no Rio Grande do Sul e outro no Paraná. E não recebendo inscrições dos melhores do Rio e de São Paulo, torna–se um simples clássico regional, para o qual a graduação 3 é injusta. Seu histórico está comprovando a afirmação. Só em 2005 pode–se dizer que o páreo deu certo: seis inscritos, dos quais Nakara, Madame Castelo, Eagle Pines e Ke Amour conseguiram relativo sucesso na esfera clássica. Em 2006, novamente seis inscrições, dos quais Bucaneer foi o único a ganhar prova de grupo. Ano passado, cinco competidores que “sumiram”.  

O Clássico Presidente Waldyr Prudente de Toledo (L) correspondeu  à sua classificação. Entre os oito competidores, um ganhador de grupo, um de Listed Race e apenas dois sem colocação clássica.

O Clássico Presidente Rafael Aguiar Paes de Barros (L) teve campo excelente. Com as presenças de Naperon, Don Lopes, Biólogo e, principalmente, Quick Road, merecia ser do Grupo III.
 
Próximas atrações

Rio de Janeiro

Domingo serão disputados o GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro (GI), terceira prova da Tríplice Coroa de potrancas, para 3 anos, em 2.400 metros, grama, este ano sem candidata ao título, pois duas diferentes, Rubia Del Rio e Right Idea, foram as vencedoras das primeiras etapas; e o GP Antônio Joaquim Peixoto de Castro Jr. (GII), em 2.000 metros, grama, para produtos de 3 anos e mais idade, em 2.000 metros, grama.

No sábado será realizada, pela primeira vez, a Prova Especial Criolan (segundo tríplice coroado carioca) em 1.000 metros, grama, para potros e potrancas de 2 anos, com uma descarga de dois quilos que beneficia os perdedores que, entretanto, não a aproveitaram. 

São Paulo

Semana fraquíssima, em termos técnicos. Programadas apenas três provas especiais. Em 3.000 metros, grama, para produtos de 3 anos e mais idade, a Prova Especial Zenabre; em 1.500 metros, grama, a Prova Especial Raul e Irene Crespi, para potrancas de 2 anos; e em 1.400 metros, areia, a Prova Especial Jorge Wallace Simonsen, para produtos de 2 anos.



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.293

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês