Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Ombak Bagusse – Haras Clark Leite

Natural Champion – Coudelaria Jessica

Jorge Cassas – Ronaldo Cramer Moraes Veiga

Bebê Francês – Stud Ilse

Kurdish – Stud Capitão

Mem Cade Ce – Stud Verde

Muguruza Bunny – Haras do Morro

Danger Love – Stud Palura

Verso e Prosa – Stud Ilse

Johnny Blue – Stud Elle et Moi

Hammana – Stud Verde

Bebe Belo Brummel – Stud Ilse

Mac Bol – Jorge Olympio Teixeira dos Santos

Hunter – Stud Everest

Natural Champion – Coudelaria Jéssica

Joka Tango – Stud Lagoa 26

Mem Cade Ce – Stud Verde

Gladiador Acteon – Stud HRN

Furacão – Stud Ilse

Maestro da Serra – Stud Cajuli

Jorge Cassas – Ronaldo Cramer Moraes Veiga

Ghoul – Stud Verde

Energia Istambul – Stud Ilse

Madame Renata – Stud Palura

Luigi Bros – Haras do Morro

Over–Mint – Ronaldo Cramer Moraes Veiga

Ghoul – Stud Verde

Mem Cade Ce – Stud Verde

Gladiador Acteon – Stud HRN

Joka Tango – Stud Lagoa 26








Colunista: Orlando Lima

Fino Trato – Análise de Pedigrees Relevantes
11/03/2018 - 22h56min

I – INTRODUÇÃO

Em recente Artigo para o RAIA LEVE, tive oportunidade de ressaltar a fantástica Configuração Genética (Genótipo) do potro ARROCHA!

Destaquei, sobretudo, a inédita disposição, em seu Pedigree de 6ª Geração, de duas Duplicações de Cruzamentos que convencionei chamar de “Balance Inbreeding” (BI), muito raros para serem encontrados em Pedigrees!

Quando me deparei com duas Duplicações em (BI), realmente, estava diante de uma Configuração inédita para mim, pois em todas as oportunidades que tive para analisar e estudar Cruzamentos, possivelmente, tive oportunidade de projetar, no máximo, uns três ou quatro Pedigrees com apenas uma Duplicação contemplando o (BI)!

Além dessas conjecturas, ARROCHA tem mostrado em pista que se trata de um Potro diferenciado, levando–se em conta os resultados que vêm sendo alcançados em sua intensa Campanha nas pistas, ainda aos 3 anos!

Inspirado pelo Pedigree inusitado do ARROCHA, resolvi analisar os Pedigrees de outros quatro Potros e Potranca que vêm cumprindo excelentes Campanhas nas pistas, ao vencerem as principais Provas para os 3 anos, apesar de não terem corrido as terceiras Provas da Tríplice Coroa do Hipódromo da Gávea!

Lamentavelmente, não posso editar seus Pedigrees de 6ª Geração, pois seus caracteres ficam tão diminutos que, praticamente, tornam–se impossíveis de serem lidos!

Para compensar este problema, vou proceder a uma análise bem descritiva dos Pedigrees dos três Potros (CASH DO JAGUARETE; FLIGHT TIME; OLIMPO) e da Potranca (SILENCE IS GOLD) que selecionei, e que serão exibidos, a cada semana, em Partes, na ordem acima citada!

 

II – PARTE 1– CASH DO JAGUARETE

CASH DO JAGUARETE

 

PUBLIC PURSE  X  FLOWER FEST por CRIMSON TIDE (IRE)

(HL): PUBLIC PURSE – PRIVATE ACCOUNT / DAMASCUS / TEDDY

(ML): CRIMSON TIDE – SADLER’S WELLS / NORTHERN DANCER / PHALARIS

(BL): Família Materna: 23–b: TURK MARE (F.C. – 1770) p/ TURK

Criador e Proprietário: Stud JAGUARETE

PUBLIC PURSE

CRIMSON TIDE

 

Apesar da curta Campanha no Brasil, por ter sido exportado para Hong Kong, CASH DO JAGUARETE, após o extraordinário BAL A BALI, reune as características essenciais que certamente possibilitaria que realizasse uma Campanha, pelo menos, próxima da cumprida por BAL A BALI no Brasil!

Através de seus dois Alinhamentos Básicos (HL – “high line” = Alinhamento Masculino Paterno do Reprodutor; e ML – “middle line” = Alinhamento Masculino Paterno do Avô Materno), CASH DO JAGUARETE, exibe um “nick” reconhecido internacionalmente, apesar de bastante esquecido atualmente, revelando expressiva afinidade entre um Reprodutor descendente da Linhagem de TEDDY (HL), via “Bloodline” de DAMASCUS, com Matriz, cujo Pai, na qualidade de Avô Materno, seja descendente da “Bloodline” de NORTHERN DANCER, no presente caso, via Alinhamento de SADLER’S WELLS (ML)!

Quando me reporto a um “nick” bastante esquecido, me refiro ao fato incontestável de que, por sua “high line” (HL), a Linhagem de TEDDY encontra–se próxima da extinção!

TEDDY

DAMASCUS

NORTHERN DANCER

SADLER’S WELLS 

A Família Materna (23–b) de CASH DO JAGUARETE, possivelmente, é uma das Famílias de numeração mais elevada (23), em conformidade com a identificação realizada por Bruce Lowe, que ainda apresenta através de Matrizes descendentes dessa Família Materna, Produtos frequentando a esfera clássica!

TEDDY era Neto Materno de BAY RONALD, o expoente ícone da transmissão da Resistência e Consistência (Vigor Híbrido) típico do caldeamento de raças equinas que forjaram o Puro Sangue Inglês (PSI) em seus primórdios!

Nunca é demais repetir que TEDDY foi um dos esteios da célebre e importante Criação Paula Machado (Haras SÃO JOSÉ e EXPEDITUS), através de seu Neto Paterno, FORMASTERUS, que formou uma vitoriosa parceria com descendentes da Linhagem de TOURBILLON, através de seu Filho, FORT NAPOLEON!

No que concerne às Duplicações Convencionais / Clássicas, ou seja, Duplicações que ocorrem em ambos Segmentos (Paterno e Materno) de um Pedigree, conhecidas como “Inbreedings” / “Linebreedings”, em conformidade com observações constantes de minha Teoria / Metodologia sobre o Planejamento Genético que tive oportunidade de realizar, ficou evidenciado que a presença de um número reduzido de Duplicações, costuma ocorrer em Genótipos de PSI que se destacaram por suas Campanhas de alto padrão nas pistas, sobretudo devido à grande possibilidade de proporcionar um elevado nível de Vigor Híbrido!

CASH DO JAGUARETE apresenta apenas duas Duplicações, ambas em região de “linebreeding”, constantes de seu Pedigree de 6ª Geração:

A – 5 X 4 NORTHERN DANCER

B – 5 X 6 NATIVE DANCER

NATIVE DANCER

Neste Pedigree, os dois Reprodutores duplicados são Parentes próximos, tendo em vista que o tordilho NATIVE DANCER é o Avô Materno do castanho NORTHERN DANCER e, em última análise, boa parte dos descendentes de ambos resultam de um encaixe genético prolífico, delineando um “nick” de excelentes resultados no âmbito da Criação internacional do PSI, inclusive da Criação brasileira!

Esta afinidade, bem acima da média, entre Reprodutor e Avô Materno, configurando um “nick”, neste caso de CASH DO JAGUARETE, se deve, como tive oportunidade de explicar em Artigos anteriores, ao fato de que, como está explícito em sua pelagem tordilha, NATIVE DANCER ter sido altamente influenciado pelo tordilho ROI HERODE (Pai do fabuloso THE TETRARCH), através da sequência de suas quatro Mães, todas tordilhas, que delineiam o Ramal de sua Família Materna, a partir de sua quarta Mãe, a tordilha LA GRISETTE, filha do tordilho ROI HERODE!

Observando–se a Diagonal Decrescente de seu Segmento Materno (DDSM), delineada pela sequência de seus Avôs Maternos, devo ressaltar que seu Avô Materno, CRIMSON TIDE, vem sinalizando que se tornará um provável Avô Materno diferenciado! 

Seu 2º Avô Materno, St. CHAD, recordista dos 1200 m na Inglaterra, foi excelente nesta função, como um digno descendente do excepcional HYPERION, um dos mais importantes Reprodutores do século 20! 

Seu 3º Avô Materno, JANUS, foi vencedor do GP Brasil, dono de um belíssimo Fenótipo, e também muito bom Avô Materno!

WALDMEISTER, seu 4º Avô Materno, simplesmente, foi o melhor Avô Materno da Criação brasileira, em todos os tempos, inclusive, sendo descendente do melhor Avô Materno da Criação mundial do PSI, St. SIMON! 

Finalmente, seu 5º Avô Materno, PROSPER, além de excelente Reprodutor, vencedor de estatística de Reprodutores no Brasil, era Neto Paterno do fabuloso THE TETRARCH, um dos mais diferenciados e influentes Reprodutores do século 20, sobretudo através de sua Filha, a não menos fabulosa “racemare” e Matriz, a tordilha MUMTAZ MAHAL (“The Flying Filly” – A Potranca Voadora), considerada, até hoje, como o mais veloz PSI que pisou em pistas europeias!

Reunindo todos os predicados acima apontados e expostos pelo Pedigree de CASH DO JAGUARETE, além de observar seu belíssimo Fenótipo, não é surpresa a conclusão de que se trata de um dos melhores e diferenciados PSI criados no Brasil, neste século 21!    

Autor: Orlando Lima

Email: omlimapsi@gmail.com

Acesso pelo RAIA LEVE: www.raialeve.com.br / Colunista / Orlando Lima



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]












12.932

12.844

















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície

Haras Vale do Stucky

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão

Stud Cariri do Recife

Stud Elle Et Moi

Stud Everest

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês